Jovens que desejam contribuir com a melhora de suas comunidades começaram a se reunir em uma série de conferências convocadas pela Casa Universal de Justiça, órgão administrativo internacional da Fé Bahá’í. A primeira das 114 conferências de juventude, marcadas para ocorrer entre julho e outubro de 2013, foram realizadas no último fim de semana na Papua Nova Guiné, Canadá, Costa Rica, Colômbia e Indonésia.
Entre os temas para discussão em cada conferência estão as características únicas que distinguem o período da juventude, a grande responsabilidade enfrentada pelas pessoas jovens de contribuir com a melhoria da sociedade, e a importância de se promover um ambiente de encorajamento. Muitos dos que pretendem participar das conferências já estão engajados em atos de serviço em suas próprias vizinhanças e vilarejos, incluindo ações que auxiliam os mais jovens a canalizar suas energias para o progresso de suas comunidades.
Em uma carta dirigida a todos os participantes, datada de 1 de julho de 2013, a Casa Universal de Justiça destacou que “embora suas realidades sejam moldadas por uma ampla diversidade de circunstâncias, o desejo de criar uma mudança construtiva e uma capacidade de serviço significativo – ambas características do seu período de vida – não se limita a qualquer raça ou nacionalidade, nem depende de meios materiais".
Esta mesma carta encorajou os participantes a ver esses encontros como parte de uma conversação em constante expansão sobre o bem-estar de suas comunidades. A programação de cada uma das conferências contará com sessões de estudo, consultas em grupos e apresentações artísticas. Mais informações sobre as conferências em todo o mundo, incluindo relatórios específicos de cada uma delas, podem ser encontradas na página oficial.
No Brasil, jovens de todas as regiões se preparam para as conferências de Brasília e Canoas
A juventude brasileira está se preparando para participar das conferências que serão sediadas em Brasília (DF), entre os dias 19 e 21 de julho, e em Canoas (RS), de 26 a 28 de julho.
“Não se trata de um mero evento, mas sim de um momento especial que faz parte de um processo mais extenso de criação de consciência e desenvolvimento de capacidades para promover a mudança que queremos ver em nosso país e no mundo ”, explica Anis Silva, um dos mais de 400 inscritos para a conferência de Brasília. A expectativa é de que a conferência de Canoas reuna cerca de outros 300 participantes.
“Os jovens estão demonstrando desejo de mudar o mundo. Agora é a hora de convidá-los para o serviço para a construção desse mundo melhor”, acredita o jovem. A faixa etária para participação nas conferências é de 15 e 30 anos, e as inscrições podem ser realizadas pela página www.bahai.org.br/conferenciasjuventude.
(com informações do BWNS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário