Aproximadamente 800 jovens, entre 14 e 30 anos, vindos das regiões da Amazônia, Centro Oeste, Nordeste e Norte, além dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, chegaram nesta quinta-feira, 18 de julho, a Brasília, Distrito Federal. São jovens que refletem a diversidade do Brasil, unidos pelo mesmo desejo: transformar a sociedade.
Os participantes da Conferência de Juventude ficarão reunidos entre 19 e 21 de julho para explorarem juntos o papel da juventude no avanço da civilização humana. Aos poucos, diversas caravanas chegam ao Centro de Treinamento Educacional, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria - local destinado a realização de grandes eventos, com aproximadamente 20 mil metros.
Pouco a pouco, cada jovem se dá conta que assim como ele, muitos outros acreditam que são parte da construção de um mundo melhor e que esta Conferência simboliza parte de um processo que já começou e, sem dúvidas, ainda abrirá novas possibilidades de reflexão e ação.
Caravana reúne jovens de Mato Grosso |
Já a adolescente Jheorgely, 14, viajou sozinha de Pirapora em Minas Gerais para participar do evento. “Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas e o tamanho do lugar. Quero conhecer outros jovens e aprender”. Surpresa compartilhada por Ana Maria, 14, de Timon no Maranhão, que já fez novos amigos. “Eu achava que não conheceria ninguém, mas não foi assim. Já tô falando com um monte de gente!”
Jovens Kariri-Xocó (BA) chegam a Brasília |
A caravana que veio do Rio de Janeiro, RJ, promoveu diversas atividades para angariar fundos que custeassem a viagem de quem não poderia pagar. Marlliny, 25 anos, conta essa história. “A viagem foi muito divertida! A gente veio cantando e até os motoristas vinham dançar com a gente. Cada um pagou sua própria viagem, mas vieram quatro jovens do Vidigal e todo mundo ajudou. Fizemos festa junina; venda de bolsas temáticas, assim, com corações; teve gente que fez cinema em casa e cobrou ingresso para ajudar; teve gente que fez doação específica para isso e conseguimos”.
Guilherme, 18, veio de ônibus de São Luís do Maranhão para participar desse evento inédito. “Fizemos arrecadação, venda de lanches nas escolas e outras atividades para custear a participação de alguns jovens. Mas todo o esforço vale a pena para participar de forma mais efetiva nas discussões de temas importantes. Temos o poder para transformar a sociedade.
Entre os meses de julho e outubro, acontecem 114 Conferências de Juventude ao redor do mundo, convocadas pela Casa Universal de Justiça - órgão máximo da Fé Bahá’í. Nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho é a vez da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, sediar a segunda das Conferências realizadas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário