O Monumento à Paz de Goiânia está localizado no Bosque dos Buritis, no Setor Oeste da cidade. |
Trata-se de uma ampulheta de cinco metros de altura, feita com cimento e pesando cinqüenta toneladas. Em sua parte central, possui vários compartimentos de vidro, separados por faixas verticais nas cores amarela, azul, branca, verde e vermelha, contendo as terras de mais de 115 países dos cinco continentes. Um compartimento maior contém todas as terras misturadas. A obra foi doada à capital do estado de Goiás, Goiânia, para marcar o primeiro aniversário do acidente com césio-137 na cidade, o pior acidente radiológico do mundo.
Uma réplica deste Monumento foi produzida para marcar a ECO-92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento, realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro. A ECO-92 foi a maior cúpula mundial realizada sobre o tema e deu origem à Agenda 21, com compromissos de todos os países voltados para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O Monumento está localizado na Praça 22 de abril, na Avenida Marechal Câmara, nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont.
Tanto em Goiânia quanto no Rio de Janeiro, o Monumento à Paz foi preenchido ao longo de vários anos com porções de terra advindas de diferentes países. Em sua base, encontra-se a célebre frase de Bahá'ú'lláh, Profeta Fundador da Fé Bahá'í que diz: "A Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos."
O Monumento à Paz de Florianópolis está localizado na Avenida Beira-Mar Norte. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário