Canoas: Jovens agitam as noites
Nem mesmo o frio de 5 graus, foi suficiente para conter a animação dos jovens durante as noites da Conferência de Juventude de Canoas, Rio Grande do Sul (RS). Os participantes aproveitaram os conceitos e ideias trocadas durante o dia - como as forças sociais presentes no período da juventude, o papel dos jovens para com os adolescentes, como os jovens podem se apoiar para fortalecer suas comunidades e assim contribuir para o avanço da civilização - para preparar apresentações artísticas que além de emocionar os participantes ajudou a esquentar as noites geladas da cidade gaúcha.
O programa da noite da sexta-feira foi recheado de melodias famosas que serviram de base para a criatividade dos jovens. Nos intervalos e em dinâmicas durante o dia, os grupos aproveitavam para ensaiar as músicas e coreografias, interagir e criar laços de amizade ainda mais fortes. Um grupo do Paraná (PR) apresentou a paródia “ai se eu te ensino”, que mostra como pode ser interessante, divertido e recompensador ajudar outros a trilharem um caminho de serviço. Shayan, 16, jovem de Arapongas (PR), disse: “O grupo decidiu mudar a letra original, pois não tinha os conceitos que acreditamos, não batia com nossa realidade e vontade de mudança, mas ainda assim é uma música animada que agita o pessoal”.
Outro grupo, formado por talentosos jovens dos estados de São Paulo (SP) e Rio Grande do Sul, improvisou uma banda completa, com violões, violino, teclado e voz, para parodiar a famosa música Paradise, da banda inglesa Coldplay, que falou sobre a mobilização dos jovens para a Conferência e de como a mudança no caráter da humanidade começa com a juventude. A última estrofe ilustrou como a energia e o poder dos jovens faz a diferença: “nos dá a alegria de acreditar, de fazer um mundo inteiro poder vibrar”.
Segundo Nader, 23, de São Caetano do Sul (SP) que integrou o grupo a música é uma forma de lintegrar as pessoas. “É uma língua universal que transmite sensações. A música é uma forma de comunicação não-verbal e por isso contribui para a transformação da sociedade. Aqui na conferência, por exemplo, nós temos a oportunidade de expressar as ideias e os conceitos das nossas consultas do dia através da música”.
Na noite de sábado, ainda mais animados, os participantes foram brindados com a bela apresentação de uma dança típica gaúcha que esquentou os ânimos, emocionou e deu o tom do que seria o resto da noite. O grupo era formado por seis jovens do agrupamento Portal da Glória, vindos de Canoas, Porto Alegre, Esteio e Sapucaia do Sul (RS). Na sequência um jovem da cidade de Barretos (SP), nacionalmente conhecida como a “cidade do peão”, parodiou a famosa música sertaneja dos anos 80 “O Menino da Porteira”. Na música, o jovem conta os desafios e as experiências para chegar até a conferência e convoca os jovens para assumir a missão de mudar o mundo.
Outro destaque da noite foi a canção “Tempo perdido”, da banda Legião Urbana, que assim como em Brasília (DF), se tornou o hino da Conferência de Juventude de Canoas. A música foi tocada e cantada por um jovem da cidade de Porto Alegre (RS). Os participantes não se contiveram e levantaram das cadeiras para começar uma verdadeira festa. Todos abraçados em coro cantaram “Somos tão jovens...”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário