As apresentações tratam do conceito de desenvolvimento sustentável, da crise consumista e propõem uma nova alternativa para uma redução da desigualdade social e econômica, para que todos tenham oportunidade de educação e desenvolvimento.
Mais de 100 pessoas em cinco cidades do estado de São Paulo – Campinas, Mogi-Guaçu, Valinhos e Americana - já participaram das apresentações. A cidade de Santa Luzia, no interior de Minas Gerais também foi palco dessas palestras que envolve estudantes, empresários, servidores públicos e ativistas. “A demanda tem crescido e o que era uma iniciativa local virou um evento inter-estadual!”, conta Alexandre Beust, um dos palestrantes.
A sustentabilidade abrange direitos e deveres dos cidadãos. “Quando a sociedade entender que todos os seres humanos são parte de um mesmo todo, de uma família, o mundo se renovará”, disse Keyvan Nikobin, um dos palestrantes. “A verdade é que desde que nascemos estamos sob a guarda de um todo e, logo ganhamos também a responsabilidade de cuidar do bem-estar da coletividade”, comenta ele, lembrando do conceito de guardiania.
Keyvan e sua esposa Neda acreditam que as atividades abertas ao público promovidas pelas Comunidade Bahá'í – grupos de empoderamento espiritual para pré-jovens, aulas de valores universais para crianças, reuniões devocionais inter-religiosas e círculos de estudos para adultos – são uma forma de contribuir diretamente para o futuro da humanidade. “A educação de princípios morais e éticos é fundamental para o desenvolvimento da unidade entre os povos”, afirma Neda. É por isso que as palestras trazem informações sobre as atividades promovidas pela Comunidade Bahá’í que têm relação direta com o desenvolvimento comunitário sustentável e o aprendizado acerca de outras iniciativas de organizações que trabalham em prol da unidade e paz entre os povos.
Na visão de Bahíyyih Maani, participante de uma das palestras, “o ponto mais marcante foi a importância da ação de cada indivíduo perante o meio ambiente como um ato espiritual, praticado dia-a-dia”.
Se você deseja participar dessas palestras entre em contato pelo telefone (19) 8822-9006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário