Entre hoje (19) e amanhã (20), a Comunidade Bahá'í celebra o nascimento do Precursor da Fé Bahá'í, Mírzá ‘Alí Muhammad, mais conhecido como o Báb, título que em árabe significa ‘A Porta’.
O Báb nasceu em Shiráz, no sul da Pérsia, em 20 de outubro de 1819. “A sua passagem neste mundo assemelha-se ao papel que João Batista desempenhou para Jesus Cristo, porém existe um diferencial fundamental entre ambos: além de precursor, o Báb foi um manifestante divino e desempenhou um papel transformador”, comenta Maria Silva, que participará da comemoração em Rio Branco (AC).
Aos 25 anos de idade, em 23 de maio de 1844, o Báb declara-se Manifestante de Deus, tendo como propósito preparar a humanidade para o advento da vinda de Bahá'u'lláh, cujo aparecimento cumpriria as profecias de todas as grandes religiões e inauguraria uma nova era. A partir daí, o ciclo bahá'í – composto por Manifestações Divinas Gêmeas – é iniciado.
Nos 27 estados brasileiros, os preparativos para a celebração do aniversário do Báb estão em andamento. “A ideia é promover um ambiente espiritual e alegre em que possamos lembrar a importância da vida do Báb”, conta Jader Rodrigues, um dos organizadores da comemoração em Campo Grande (MT) que será realizada na sede local bahá'í da cidade.
A comemoração inicia-se com uma parte devocional e, como não existe sacerdócio ou profissionalismo religioso, os próprios membros da comunidade bahá'í – cerca de 65 mil – montam a programação que geralmente conta com leituras de textos sagrados, palestras, apresentações artísticas e uma parte social. As comemorações no Brasil e no mundo são abertas ao público.
“A apresentação em Campo Grande ilustrará como o Báb e Seus discípulos eram jovens, relacionando o poder da juventude naquela época com o da sociedade atual”, disse Jader, de 27 anos de idade. “Por essa razão, o foco das ações sociais promovidas pela Comunidade Bahá'í é voltada atualmente para o empoderamento espiritual de pré-jovens”, ressalta. São formados grupos nos quais os pré-jovens reconhecem suas qualidades espirituais e as colocam em prática realizando atos de serviços para ajudar a população local.
Se você tem interesse em participar da celebração do nascimento do Báb ou das atividades promovidas pela Comunidade Bahá'í entre em contato por meio do endereço eletrônico: info@bahai.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário