Em
2009, Norma Delfim, de Londrina (PR), participou do curso Ensinando
Aulas para Crianças, voltado
para adultos interessados em promover a educação espiritual de
crianças. Ao finalizar o curso, ela decidiu colocar em prática a metodologia de ensino desenvolvida pela Comunidade Bahá’í para as crianças da região, mesmo sendo seguidora do catolicismo.
Primeiro
ela entrou em contato com as crianças que já conhecia na região e
conversou com seus pais sobre o programa. A aceitação foi imediata
e rapidamente amigos dos participantes também gostaram da iniciativa
e ingressaram na turma que acontece semanalmente no centro da cidade.
“Essa
metodologia educacional que os bahá’ís promovem no país
desperta o potencial da comunidade”. Norma
se refere a ideia de que o progresso da sociedade depende de seu
equilíbrio espiritual e material, e como estas dimensões são
colocadas à serviço do progresso coletivo. Há três anos descobri
que também sou parte do processo de transformação da sociedade”,
disse Norma.
“O
programa é dividido em quatro partes: devocional, histórias,
atividades para desenvolver as capacidades e dons das crianças e
brincadeiras didáticas”, conta a mineira Selene Pourkhesaly,
coordenadora deste programa em Contagem, Minas Gerais. Pais e
professores constatam que as crianças que participam das aulas
voltadas para a educação espiritual tornam-se mais prestativas,
educadas, obedientes, generosas e disciplinadas. “É inevitável a
mudança de comportamento das crianças. Isso se reflete não só nas
aulas, mas também em casa e na escola”, analisa Selene.
Em
mais de cem cidades brasileiras existem grupos que oferecem estas
aulas pois acreditam que desde cedo valores universais devem ser
cultivados em cada cidadão. As aulas bahá’ís para crianças
trabalham valores como a nobreza da alma humana, a igualdade de
direitos entre homens e mulheres, amor ao próximo, eliminação de
todas as formas de preconceito e discriminação, amor a Deus e aos
Seus Mensageiros.
De
acordo com um levantamento realizado em julho deste ano,
nos estados
de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo – ao
todo, mais de 447 crianças participam desse modelo de educação
espiritual em 59 grupos. O levantamento é feito por um grupo de
coordenadores regionais dos cursos do Instituto de Capacitação,
responsável por esse processo de aprendizagem.
“O
princípio de igualdade na diversidade, sem preconceito ou
discriminação de qualquer ordem na qual os bahá'ís acreditam se
reflete em números: dos 447, apenas 40 são bahá'ís”, verifica
Juliana Shams, da Comunidade Bahá'í de Campinas (SP).
As
atividades promovidas pela Comunidade Bahá’í despertam os
participantes para o caminho do serviço à humanidade: um
aprimoramento do grau de consciência acerca da importância da
educação espiritual e como esta se traduz em ações que incidem
positivamente na dimensão espiritual, material e intelectual de uma
população.
Na
cidade de Bauru (SP), algumas atividades de educação espiritual
para crianças estão em curso há três anos. “Criamos um laço
espiritual e de amizade com as crianças e com os seus familiares”,
comenta a professora Sabrina Campos. Esse envolvimento dos familiares
é fundamental para a consolidação
do desenvolvimento espiritual das crianças. “Os
pais notam
a
mudança para melhor em seus filhos e isso faz com que o compromisso
com o programa aumente”, completa.
Para
obter mais informações sobre aulas de educação espiritual para
crianças, entre em contato pelo endereço eletrônico
info@bahai.org.br.
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