Parte do calendário oficial da cidade desde 2010, a Semana da Paz em Goiânia (GO) promoveu uma série de diálogos junto à população. A Prefeitura e o Grupo de Trabalho da Paz da cidade trabalharam junto com a Comunidade Bahá’í para a realização do evento. A cerimônia de abertura contou com o hasteamento da Bandeira da Paz de Goiânia e a leitura de escrituras sagradas de diversas religiões.
De 14 a 21 de setembro a população pode dialogar sobre igualdade e equidade na construção da Paz Mundial, direitos humanos, liberdade religiosa, educação, sustentabilidade e Cultura de Paz.
Goiânia tem uma história ligada à promoção da paz de quase três décadas. “A Comunidade Bahá'í foi pioneira nessas questões referentes à cultura de paz na cidade. Hoje, as instituições locais, o governo e a sociedade civil também se sentem imbuídas dessa missão”, disse Sam Cyrous, membro da Comunidade Bahá'í de Goiânia e representante da sociedade civil goianiense no Grupo de Trabalho da Paz.
Em 1986 e 1988, os bahá’ís promoveram na capital goiana duas edições do Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear e incentivaram a criação de legislações municipais que originaram o Grupo de Trabalho da Paz, a Assessoria Especial para Assuntos de Igualdade Racial da Prefeitura e o Conselho Legislativo para a Cultura de Paz da Câmara Municipal. A expectativa é que em breve seja lançada a Secretaria Municipal de Cultura de Paz.
A Cultura de Paz depende de um processo educacional de longo-prazo. Sam explica que para que este processo obtenha êxito é inevitável que a educação inclua tanto o conhecimento científico como valores éticos. É por isso que atualmente os bahá’ís oferecem atividades para crianças, jovens e adultos que ampliam seus potenciais ético e intelectual a fim de que participem ativamente dos assuntos da cidade de forma pacífica e construtiva.
O encerramento da Semana da Paz foi marcado por uma cerimônia no Bosque Buriti, onde se encontra o Monumento à Paz Mundial, simbolizando o compromisso da cidade com a paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário