Nove pessoas convocadas esclareceram sobre os aspectos fundamentais de proteção e propagação da Fé Bahá'í
Nos dias 7 e 8 desse mês de abril, os ajudantes do Membro do Corpo Auxiliar (MCA) de Proteção do Estado do Rio de Janeiro, Aurélio Gama, estiveram reunidos em uma conferência na qual foram capacitados para desenvolver suas atividades junto à comunidade. O evento foi sediado na Sede Bahá'í de Niterói, localizada a 11 km da capital fluminense e também contou com a presença da MCA de Propagação da região, Emélia Bassrei.
O material utilizado na capacitação foi preparado pelo Centro Internacional de Ensino com o intuito de promover a consulta sobre os desafios e oportunidades nessas duas áreas de atuação na Comunidade Bahá'í. "O estudo continha histórias reais, o que fez com que todos os participantes compreendessem melhor o papel a ser desempenhado", afirma Aurélio Gama. “A descoberta de talentos na arte de interpretar as história de ensino foi motivo de muita alegria”, ele conta.
“O encontro esclareceu sobre a função dos ajudantes de MCA, especialmente nos agrupamentos emergentes”, declarou Sarah Contreras, de Petrópolis. Além de Sarah, outras nove pessoas foram indicadas para o posto de ajudante. São elas: Tomás Lima, também de Petrópolis; Celeste Ferreira e Robério Damásio, do Rio de Janeiro; Adonias Junior e Barbára Rothschild, de Nitéroi; Ana Beatriz Rangel e Janson Limeira B. Filho, de Saquarema; e Martha Moniz, de São Gonçalo. Esses indivíduos recebem guias do MCA que, por sua vez, atua conforme as orientações dos Conselheiros Continentais para prosseguir nas ações relacionadas à propagação e à proteção da Fé Bahá'í no Brasil.
Os membros do Corpo Auxiliar e seus ajudantes – assim como os membros de toda e qualquer instituição bahá'í – são orientados pela Casa Universal de Justiça a “reconhecer a importância de dois fundamentais preceitos interligados: por um lado, que o alto padrão de conduta incutido pela Revelação de Bahá'u'lláh não admite nenhuma transigência; que não pode, de modo algum, ser rebaixado, e que todos devem fixar o olhar em suas alturas sublimes. Por outro lado, é forçoso reconhecer que, como seres humanos, estamos longe de ser perfeitos - o que é esperado de todos é um sincero esforço diário.” Esta reflexão, estimulada na mensagem de 28 de dezembro de 2010, foi um dos temas sobre os quais os participantes tiveram a oportunidade de consultar.
Para finalizar o treinamento, os ajudantes desenvolveram um planejamento para as respectivas cidades do Estado do Rio de Janeiro. No próximo dia 20 de maio, eles se reunião novamente para refletir acerca das primeiras ações realizadas, promovendo espaço para o aprendizado sistemático neste campo de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário