Participantes do evento de capacitação realizado em Brasília (DF).
Entre os dias 4 e 6 de novembro, participantes do curso bahá'í de formação de professores de aulas de crianças do Agrupamento Falcão Real1 receberam uma capacitação específica voltada para a educação de meninos e meninas entre 5 e 6 anos. A especialização contou com a participação de 17 pessoas envolvidas no estudo do livro Ensinando Aulas de Crianças, o terceiro na sequência de cursos desenvolvidos pelo Instituto Ruhí2. A meta do Instituto é capacitar professores em mais 10 agrupamentos da Região Centro-Oeste até janeiro de 2012 e, em fevereiro, todos os professores do curso no Brasil já estarão aptos para ensinar as novas lições.
O objetivo do Livro 3, como é popularmente conhecido, é o desenvolvimento do caráter das crianças participantes, trabalhando virtudes como justiça, paciência, gratidão e coragem. A metodologia inclui contação de histórias, jogos cooperativos, atividades artísticas, além da memorização de orações e citações dos Escritos Sagrados.
A novidade é que a aplicação do currículo foi expandida para incluir lições específicas para cada fase do desenvolvimento infantil. As aulas, que antes eram oferecidas em um mesmo ambiente para as crianças de 5 a 11 anos em um período relativamente curto, agora podem ser realizadas de maneira mais focada para cada faixa etária, num programa de cinco anos de duração.
“Precisamos empreender esforços para sistematizar ainda mais a provisão de educação espiritual a um número crescente de crianças de famílias de diversas origens”, explica o Conselheiro Continental Pejman Samoori. “Este é um dos grandes desafios que se colocam diante da comunidade bahá'í, cuja responsabilidade é garantir que essas aulas sejam conduzidas com a necessária regularidade, ano após ano, conforme nos orientam as mensagens recentes da Casa Universal de Justiça”, destaca o Conselheiro.
“Nesta capacitação estudamos as 24 novas lições do Livro 3, voltadas para crianças de 5 a 6 anos”, conta Susan Eghrari, coordenadora regional do Instituto para a região Centro Oeste. Ela explica que, por meio da virtude trabalhada em cada lição, as crianças aprendem a incorporar determinados princípios ao seu cotidiano. “O impacto maior é a ênfase que se dá aos atos de aprender e pensar, de refletir e desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais que vão ajudá-las em suas vidas e na sociedade”, reflete Susan.
Os bahá'ís acreditam que as crianças são o tesouro mais precioso que uma comunidade possui, pois nelas está a promessa e a garantia do futuro. Bahá'u'lláh, Fundador da Fé Bahá'í, ensinou que o ser humano é como uma mina rica em joias de inestimável valor. “A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício”, disse Ele.
Além das atividades voltadas para a educação das crianças, a Comunidade Bahá'í também possui um currículo destinado a orientar os pré-jovens a canalizar suas energias para o serviço à humanidade, auxiliando-os a enfrentar essa fase crucial de seu desenvolvimento. Os bahá'ís promovem ainda reuniões de oração e meditação abertas aos seguidores de todas as religiões, estimulando o diálogo inter-religioso. As atividades são abertas ao público e estão disponíveis gratuitamente em todas as regiões do país. Para mais informações, escreva para info@bahai.org.br.
1 São determinadas regiões da Comunidade Bahá'í que foram agrupadas geograficamente por área para fins administrativos. O Agrupamento Falcão Real engloba toda a região do Distrito Federal.
2 O Instituto oferece a jovens e adultos de mais de 180 países ferramentas de desenvolvimento espiritual que focam tanto no indivíduo quanto na coletividade. Cada curso consiste no estudo de textos e trechos de escrituras sagradas acerca de temas específicos - sendo a educação espiritual o fico do LIvro 3. Mais informações emhttp://ruhi.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário