No mês de agosto as comunidades bahá'ís de todo o Brasil realizaram reuniões de reflexão, encontros que acontecem a cada três meses marcando o início e o fim dos ciclos de expansão e consolidação: fases durante as quais o ensino da Fé Bahá'í às comunidades de interesse é intensificado, buscando integrar os novos bahá'ís nas atividades de estudo e aprofundamento acerca dos ensinamentos de Bahá'u'lláh.
A reunião de reflexão é o momento em que os membros de cada comunidade se reúnem para avaliar suas ações coletivas, principalmente aquelas voltadas para o compartilhamento dos ensinamentos bahá'ís com as comunidades de interesse. É uma oportunidade de pensar sobre como colocar esses ensinamentos em prática, consultar sobre o que deu certo e o que pode ser melhorado para o próximo ciclo. A partir dessa avaliação, planejam coletivamente estratégias e metas a serem alcançadas nos próximos três meses, como por exemplo as formas de garantir o envolvimento de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a Fé Bahá’í na vida comunitária. É também um momento de comemoração das conquistas alcançadas.
É durante a reunião de reflexão que surgem vários oferecimentos para ajudar com as atividades previstas pelas comunidades. Mesmo pessoas que oficialmente não fazem parte da comunidade bahá'í, mas que participam da vida comunitária, se fazem presentes na reunião de reflexão e oferecem sua colaboração.
Em Araraquara e São Carlos, as comunidades bahá'ís realizaram no dia 14/08 sua reunião de reflexão a fim de avaliar as atividades do ciclo anterior (período de abril a julho). Para o período de agosto a outubro, o agrupamento Sol Divino, que agrega as duas comunidades, decidiu usar um plano para o novo ciclo em que dividirá o agrupamento em grupos de três pessoas;cada membro é encarregado de apresentar uma lista de contatos que serão visitados durante 15 dias pelos membros de cada grupo, com o objetivo de apresentar a Fé Bahá'í e seus princípios.
Sandra, que estava presente na reunião, comentou: “Achei a reunião bem explicativa, com o bom entendimento entre as pessoas. Temos metas e consequentemente muitos trabalhos e esforços para o novo ciclo”.
A reunião de reflexão da comunidade bahá’í de Maceió (agrupamento Águas da Vida) aconteceu no dia 7/08. Foi um momento marcado por atividades especiais e que contou com a presença de Eduardo Santos (de Salvador), Membro do Corpo Auxiliar de Proteção à Causa de Deus, , que com muito dinamismo levou todo o grupo a refletir sobre as metas que desejavam alcançar nesse novo ciclo. Na oportunidade foi iniciado o estudo da carta do Ridván1 em pequenos grupos, o que rendeu muitos comentários e reflexões sobre os desafios que se apresentam diante da comunidade bahá'í daquela região.
Em consulta, foi decidido que cada membro da comunidade deveria escolher dois amigos que tenham demonstrado interesse em conhecer mais sobre a Fé Bahá'í e fazer uma oração com eles. Decidiu-se também aumentar o número deaulas bahá'ís para crianças, realizar reuniões devocionais, fazer apresentação de palestras sobre a Fé Bahá'í na universidade federal, entre outras ações
Flávio Cardoso comentou que cada vez que, lê a mensagem do Ridván, aprende novas coisas, entende melhor e observa por outras perspectivas as informações contidas neste importante documento.
Luiza observou que os primeiros parágrafos da mensagem falam da importância do ensino da Fé Bahá'í na vizinhança e da busca de pessoas desejosas de mudar o mundo.
A comunidade bahá’í de Tangará da Serra reuniu-se no dia 8/08 pela manhã. O encontro teve início com orações em português, inglês e persa; fez-se o estudo dos “Excertos de mensagens e documentos do Centro Mundial Bahá'í sobre Reuniões de Reflexão", ao que seguiu-se a apresentação da primeira parte do parte do vídeo das 41 Conferências bahá'ís realizadas entre 2008 e 2009 em várias regiões do mundo.
Além disso, foi feita ainda uma apresentação da campanha de ensino para o ciclo que se inicia, marcada para o período de 9 a 27 de agosto. Para isso, a comunidade organizou três equipes de famílias que ficarão responsáveis por fazer visitas a pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre os bahá’ís. Em seguida, serão colocadas em prática as estratégias para garantir a consolidação desse conhecimento por aqueles que se interessarem. A campanha culminará com uma bela festa no dia 28 de agosto para reunir os amigos.
1Mensagem divulgada anualmente pela Casa Univesal de Justiça, o órgão máximo da administração bahá'í mundial, na qual oferece reflexões sobre os avanços alcançados pelos bahá'ís em todo o mundo e guias que orientarão suas ações durante o ano seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário