No mês de abril deste ano, a Comunidade Bahá'í de Contagem (MG) iniciou um programa de empoderamento de pré-jovens (de 11 a 14 anos) com cerca de 40 participantes em duas escolas da cidade, cujo objetivo é ajudá-los a estimulá-los com atividades que desenvolvam um elevado senso de propósito, atuando como agentes transformadores da sociedade.
As atividades desenvolvidas são atos de serviço, lazer saudável e estudo dos livros do Instituto Ruhí¹ adequado à faixa etária. No mês de junho eles atravessaram um estágio crucial de suas vidas ao se capacitarem em direcionar suas energias para o avanço da civilização. Um elemento do programa é estimular os pré-jovens a criarem o espírito de serviço ao próximo e para o bem-estar da comunidade. Os grupos de Contagem realizaram o primeiro ato de serviço na escola Avelino Camargos, que consistiu em limpar uma área de vegetação da escola. Curiosos, os alunos da escola se aproximavam para saber do que se tratava e pouco a pouco formou-se uma fila para ajudar! Até professores e funcionários mostraram solidariedade com o grupo. Comprovou-se que ações boas contagiam.
As atividades desenvolvidas nos programas de pré-jovens são uma importante forma de criar identidade entre os grupos, que juntos planejam suas ações e consultam sobre suas realizações.
Em Londrina (PR), as mesmas atividades são desenvolvidas pela comunidade bahá'í local. Aulas espirituais para crianças – que visam atender às aspirações das crianças do mundo e sua necessidade de educação espiritual - também fazem parte das atividades da comunidade local.
Atualmente estão sendo trabalhados dois grupos de crianças, um deles com cinco participantes que se reúne na quinta-feira à noite; o outro grupo se reúne no domingo. Para Sônia, membro da comunidade bahá’í de Londrina, as “aulas baháis para crianças sempre nos dão alegria, são fonte de criatividade, e nos dão o sentimento e certeza de estarmos colaborando para formação de novos seres que irão serem os futuros cidadãos do mundo”.
¹O Instituto Ruhi desenvolveu, ao longo dos anos, uma sequência de livros de aprofundamento espiritual, que são utilizados nos círculos de estudo promovidos pela comunidade bahá'í em todo o mundo. Os materiais focam no reconhecimento da essência espiritual do ser humano e estimulam os participantes dos círculos de estudo a colocarem seus talentos e capacidades a serviço da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário