
“Estamos muito satisfeitos em nos juntar a outras religiões do mundo e às Nações Unidas nesta iniciativa inspiradora para promover mudanças duradouras no modo como as pessoas interagem com o meio-ambiente”, disse Tahirih Naylor, uma representante da Comunidade Internacional Bahá’í nas Nações Unidas.
A importância deste esforço é a forma como ele tira proveito das forças das comunidades religiosas – tais como suas fortes estruturas de base e o poder transformador da crença religiosa – para tratar de problemas ambientais em sua essência, ou seja, o comportamento humano.
“Uma das metas de longo prazo da Fé Bahá’í é promover a transformação positiva de indivíduos e comunidades e, para esse fim, já oferecemos milhares de círculos de estudo, aulas para crianças, reuniões devocionais e grupos de jovens em mais de 180 países.
“Esperamos aprender mais sobre os esforços de outras comunidades religiosas e estamos confiantes de poder dar uma contribuição proveitosa a esse estimulante programa”, disse ela.
Na próxima semana, a Sra. Naylor se juntará aos representantes de outras comunidades religiosas no Castelo de Windsor, ocasião em que o programa ARC/UNDP será oficialmente lançado. O evento, agendado para 2 a 4 de novembro, destacará uma palestra principal proferida pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon. O anfitrião será Sua Alteza, o Príncipe Philip.
Mais de 200 líderes religiosos e seculares são esperados, e muitos grupos religiosos anunciarão comprometimento com as iniciativas práticas, como o plano Bahá’í, de adequação aos desafios ambientais. O Sr. Arthur Lyon Dahl, antigo diretor executivo assistente adjunto do Programa Ambiental das Nações Unidas, também conhecido autor especialista em recifes de corais e biodiversidade, acompanhará a representante bahá'í.
A Sra. Naylor observou que a Comunidade Internacional Bahá’í é membro da ARC desde sua fundação e procurou consistentemente apoiar os esforços inter-religiosos de preservação ambiental da ARC.
“Há muito tempo, a comunidade Bahá’í tem se envolvido na promoção do desenvolvimento sustentável e na criação de projetos locais que incluem a proteção ambiental”, disse ela. “Por isso, esta iniciativa é especialmente estimulante: pela forma que trata concretamente das atitudes e valores basilares que se encontram na raiz de muitos problemas ambientais da humanidade.
Especificamente, os bahá’ís do mundo todo, disse a Sra. Naylor, serão encorajados a explorar a relação dos seres humanos com o meio-ambiente conforme articulado nos Escritos Sagrados Bahá’ís e agir no âmbito individual e comunitário.
“Em nossa experiência, conectar os corações das pessoas às Escrituras Sagradas é a melhor maneira de prover a motivação para mudança e ação sociais”, disse ela. De igual modo, os bahá’ís serão encorajados a se engajarem em atos de serviço relacionados à sustentabilidade ambiental.”
Atualmente, disse a Sra. Naylor, milhares de bahá’ís, em praticamente todos os países, estão engajados numa rede coerente de ação que promove o desenvolvimento espiritual do indivíduo e canaliza as energias coletivas de seus membros no serviço à humanidade.
Essas atividades incluem o estudo sistemático das Escrituras Bahá’ís em pequenos grupos com o propósito de desenvolver a capacidade de servir; reuniões devocionais com o intuito de conectar os corações dos participantes ao Criador; aulas para crianças que oferecem lições para criar as bases de um caráter nobre e correto; e grupos que se esforçam em auxiliar adolescentes a percorrer um estágio crucial de suas vidas e se capacitarem a direcionar suas energias em prol do avanço da civilização.
A Comunidade Internacional Bahá’í é uma organização internacional não governamental que representa a comunidade mundial bahá’í, que conta com cerca de cinco milhões de membros em 100.000 localidades espalhadas virtualmente por todos os países. Seus membros provém de quase todos os grupos étnicos, culturas, crenças e origens sociais e econômicas.
A ARC é um organização secular que ajuda as principais religiões do mundo a desenvolverem seus próprios programas ambientais com base em seus próprios ensinamentos centrais, crenças e práticas. Foi fundada em 1995 pelo príncipe Philip. Seus membros incluem 11 das principais religiões do mundo.
Para acessar a página do Bahá’í World News Service, acesse: http://news.bahai.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário