
“A infância é um presente que deve ser protegido por todas as religiões do mundo” (GNRC)
A Rede Global de Religiões pelas Crianças – GNRC realizará em 17 de novembro o lançamento oficial para o Brasil, a América Latina e Caribe, durante evento no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. A cerimônia terá início às 9h e contará com a presença do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, e representantes das principais tradições religiosas do Brasil. A Comunidade Bahá'í será representada pelo Secretário Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo, Iradj Roberto Eghrari.
“A proposta é que o dia 20 de novembro – que marca o aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 1989 – possa ser lembrado por todo o mundo como o Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças. Anualmente neste dia, as religiões serão convidadas a renovar seu compromisso sagrado com o bem estar das crianças e dos adolescentes”, informa Eghrari.Eghrari destaca que, segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), cerca de 17 mil adolescentes vivem hoje internados em condições precárias. “Isso contribui para o aumento da violência, uma vez que estes indivíduos não estão recebendo a atenção e a formação necessária para atuarem de forma construtiva na sociedade.”
Ele lembra que a medida sócio-educativa de internação, conforme prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), está sujeita aos princípios da brevidade, excepcionalidade e do respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, com vistas à proteção integral do interno. “Do ponto de vista bahá'í, o que os adolescentes precisam é de orientação e de oportunidades para canalizarem suas energias para atividades construtivas, para o serviço à humanidade, mesmo em circunstâncias em que estejam em conflito com a lei e tenham de cumprir internação”, afirma ele.A Convenção sobre os Direitos da Criança foi assinada e ratificada pelo governo brasileiro em 1990. Nela estão definidos os compromissos do Estado brasileiro – incluindo os poderes públicos e a sociedade – em relação à proteção integral das crianças e adolescentes. Em seus 54 artigos, o texto apresenta regulações acerca dos cuidados com a vida e a saúde deste grupo geracional, além de prever medidas para a sua segurança, acesso à educação de qualidade e garantia a todos os direitos de cidadania, com prioridade absoluta.
Acesse a Oração pela criança
Assista ao Vídeo do GNRC
Para ler orações bahá'ís pelas as crianças, acesse o Portal da Comunidade Bahá'í do Brasil






Nenhum comentário:
Postar um comentário