"No último dia 05 de novembro foi anunciada publicamente a eleição do jurista brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade para a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia. O Chanceler brasileiro, Celso Amorim, comemorou o resultado da eleição - Amorim vinha coordenando uma campanha a nível internacional para que Cançado Trindade assumisse uma das quize vagas dentro da Corte."
De acordo com nota oficial do Itamaraty, o jurista e também professor da Universidade de Brasília contou com o apoio de 163 membros da Assembléia Geral das Nações Unidas e de 14 membros do Conselho de Segurança da ONU. Cançado Trindade assume o cargo de Juiz da Corte Internacional de Justiça em 2009, com mandato de nove anos.
Antonio Augusto Cançado Trindade é professor de Direito Internacional Público na Universidade de Brasília (UnB) e no Instituto Rio Branco e membro da Academia de Direito Internacional da Haia. Também é titular do Instituto de Direito Internacional, na Bélgica. Em 1998, recebeu da Comunidade Bahá'í do Brasil o Prêmio Cidadania Mundial.
A Comunidade Bahá'í do Brasil expressa sua satisfação e alegria pela referida eleição, na certeza de que a atuação de Cançado Trindade na Corte contribuirá para o triunfo da justiça nas sociedades humanas.
"O impulso na direção da criação de sociedades justas tem sido uma das forças fundamentais da História e, sem dúvida, nenhuma civilização mundial duradoura pode ser estabelecida, a menos que esteja firmemente enraizada no princípio da justiça."
(Extraído do documento Momento Decisivo para Todas as Nações, Declaração da Comunidade Internacional Bahá'í por ocasião do qüinquagésimo aniversário da Organização das Nações Unidas)
Clique aqui para fazer o download do documento. (pdf de 200kb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário