Por ocasião das comemorações da Semana da Consciência Negra, o Conselho da Comunidade Negra da Prefeitura de Jundiaí, São Paulo, havia programado uma missa para a abertura das festividades, no dia 18 de novembro de 2008. Por sugestão da Comunidade Bahá'í de Jundiaí, entretanto, decidiu que as celebrações se iniciassem com um ato ecumênico. A partir disto o representante da Prefeitura de Jundiaí no Conselho, Dr. Miguel Potenza, assumiu a coordenação dos trabalhos e convocou os representantes de 15 religiões. Os 13 representantes que aceitaram o convite passaram a se reunir para organizar, em consulta, a participação de cada religião e programação em detalhes do ato Inter-Religioso. FOram realizadas 4 reuniões, em clima de perfeita harmonia, oportunidade em que representantes da Comunidade Bahá'í conviveram com os representantes das demais religiões, trocaram endereços e estabeleceram laços de amizade.
A TV TEM, afiliada da TV Globo na região, cobriu a organização e o evento divulgando-os em horário nobre. Participaram do evento representantes das seguintes religiões: Candomblé, Fé Bahá'í, happy Science, Igreja Católica Apostólica Brasileira, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Messiânica, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Unida, Legião da Boa Vontade, Seicho-no-ie, Tenrykio, Umbanda e União das Sociedades Espíritas.
Compareceram ao evento as seguintes autoridades: Vereadora Marilena Negro, que propôs e teve aprovado projeto de cotas de 20% de Afro-descendentes nos concursos públicos da prefeitura de Jundiaí; o Prefeito da Cidade, Sr. Ari Fonsen; o Cônsul Geral da África do Sul, Sr. Yussif Omar; e o Cônsul para Assuntos Políticos da África do Sul, Sr. Modiba Isaac Shoshane.
Membros da Comunidade Bahá'í de Jundiaí e Prefeito da Cidade
Membros da Comunidade Bahá'í de Jundiaí
juntamente com o Cônsul da África do Sul
A convite da Presidente do Clube 28 de Setembro, local onde se deu o evento, a jovem Munirih Pereira, da Comunidade Bahá'í de Jundiaí atuou como intérprete do Prefeito e do Cônsul. É importante destacar que o Clube 28 de Setembro é o terceiro mais antigo Clube de Negros do Brasil, fundado logo após a abolição da escravatura.
Membros da Comunidade Bahá'í de Jundiaí
acompanhados do Presidente do Clube 28 de Setembro
Participaram do evento cerca de 200 pessoas. Todos, em silêncio e profundo respeito e atenção, ouviram uma oração de 'Abdu'l-Bahá que clama pela unidade das religiões, feita pela coordenadora da Assembléia Espiritual Local dos Bahá'ís de Jundiaí, e uma bela oração entoada em Farsi.
Convidados da Comunidade Bahá'í
Nenhum comentário:
Postar um comentário