***************

ATENÇÃO!
Este blog será desativado em breve.

Para ter acesso a informações atualizadas sobre as atividades da Comunidade Bahá'í do Brasil,
acesse a página oficial em http://www.bahai.org.br.


****************

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Atividades humanitárias Bahá'ís em Shiraz e as acusações do governo iraniano contra elas - Fevereiro de 2008

Os 53 bahá'ís que foram detidos em maio de 2006, recentemente sentenciados sob a acusação de “propaganda” contra o governo, estavam na verdade engajados numa série de projetos de serviço social de baixa organização que visavam auxiliar crianças carentes de Shiraz e localidades circunvizinhas.

Relatórios recebidos do Irã indicam que o primeiro projeto havia de fato sido iniciado em 2004 por um pequeno grupo de bahá'ís que queriam prestar algum serviço a crianças e pré-adolescentes.

Embora a idéia tenha partido destes bahá'ís, na realidade era um amigo muçulmano de um deles que sugeriu que o programa fosse instituído para ajudar crianças estudantes em Katsbas, um subúrbio muito pobre de Shiraz. O projeto objetivava especificamente tutelar crianças para ajudá-las para se prepararem para o período de provas escolares.

Os que serviam como tutores, dos quais nem todos eram bahá'ís, encontravam-se com as crianças toda sexta feira das 8 da manhã até o meio-dia. No início do projeto, os tutores estendiam tapetes em frente das casas dos pais, de modo que as famílias pudessem ver que sua única intenção era servir as crianças e assim estarem tranquilas. As mães permaneciam próximas para observar os planos das aulas e os exercícios que os tutores proporcionavam e expressavam interesse em aprender seus métodos.

Inicialmente os tutores trabalhavam com vinte, depois com sessenta, e então com cento e vinte crianças. No final do período escolar, os pais das crianças perguntavam se as atividades poderiam continuar. Nesse momento, o grupo decidiu estender seus serviços inclusive para ajudar as crianças a adquirirem habilidades sociais e morais, de modo que elas próprias pudessem se tornar agentes de progresso em suas próprias vidas e na sociedade.

No verão de 2005, o número de crianças envolvidas no programa havia crescido tão significativamente que era necessário dividi-las em dois grupos, sendo que cada grupo incluía mais de cem participantes e trinta tutores.

Ao mesmo tempo, em consequência do desejo externado por um amigo muçulmano de um dos bahá'ís de se engajar no serviço social, um projeto semelhante iniciou-se numa outra localidade, Sahlabad, onde crianças e seus familiares haviam exprimido vivo interesse em tal empreendimento. Esse projeto envolvia cem crianças, também tuteladas por alguns bahá'ís e outros não-bahá'ís, e continuou por um ano até a detenção dos bahá'ís em Shiraz em maio de 2006.

Paralelamente ao projeto em Sahlabad, o grupo começou mais uma iniciativa que envolvia uma centena de crianças e pré-adolescentes sendo auxiliadas por quatorze tutores num centro educacional em Shiraz. Esse projeto foi executado dentro do âmbito do programa “Proteção dos Direitos das Crianças” em Shiraz, o qual foi registrado junto ao Ministério do Interior.

Além das atividades em andamento, o grupo organizava um programa semanal oferecendo aulas de arte a jovens com câncer no hospital para crianças e jovens em Shiraz. Esse programa, que fora entusiasticamente recebido pela presidência do hospital, também se extendeu por um ano até cessar devido à detenção dos bahá'ís. No decorrer desse mesmo período, membros do grupo faziam visitas regulares a orfanatos e instituições para crianças com dificuldades físicas e mentais.

Como parte de sua preparação para esses projetos, os tutores estudaram materiais sobre pedagogia, ensino de artes e artesanato, primeiros socorros e desenvolvimento moral de pré-adolescentes, entre os quais estava o livro “Brisas de Confirmação”. Veja a amostra (em inglês) de uma lição do livro “Brisas de Confirmação”

"Brisas de Confirmação” é um livro de exercícios para o fortalecimento das habilidades de linguagem e capacidade de expressão para jovens de 11 a 12 anos. Desenvolvido na Zâmbia, é organizado em torno de leituras, seguida de exercícios de linguagem. As leituras tratam de conceitos morais inspirados pelos Ensinamentos Bahá'ís, mas não podem ser consideradas material religioso. Por exemplo, não há referência alguma à Fé Bahá'í na publicação. De fato, o livro tem sido usado em muitos países em todo o mundo em programas que visam elevar o nível de alfabetização de pré-adolescentes. É usado também por comunidades bahá'ís em seus próprios empreendimentos educacionais.

Os projetos acima mencionados jamais incluíram o ensino da Fé Bahá'í, nem jamais os participantes se engajaram em propaganda contra o regime, como foi declarado à imprensa por um oficial do governo iraniano.

Segundo o relato de um dos bahá'ís organizadores dos projetos, em 2005, o grupo encarregado da tutoria escreveu ao Conselho Islâmico da cidade de Shiraz para apresentar suas atividades e solicitar permissão para dar continuidade aos seus projetos. Sua solicitação foi aprovada depois de ser examinada pela Comissão Cultural e foi emitida uma carta de permissão para o grupo.

A apresentação do grupo incluía referência aos materiais usados nos programas e ninguém levantou a questão de religião com os membros do grupo. Jamais foi recebido qualquer relato de crianças ou de seus pais que se referissem à prática religiosa dos tutores.

Além disso, até os 53 bahá'ís serem presos em maio de 2006, não foi feita qualquer distinção entre os muçulmanos envolvidos no serviço social e os bahá'ís; de fato, uma vez que a questão não era religião, alguns muçulmanos informaram que nem sabiam que seus colegas nesses empreendimentos não eram muçulmanos.

Em agosto de 2006, os 53 foram notificados por um tribunal local de que eles haviam sido declarados culpados de “ofensas à segurança do estado”. Então, em novembro de 2007, três deles foram contatados por telefone para irem ao escritório do Ministério de Informação em Shiraz para reaverem itens que haviam sido confiscados quando da detenção de maio de 2006. No entanto, em vez de recuperarem seus pertences, foram imediatamente presos.

De acordo com uma informação constante de um apelo urgente emitido em 25 de janeiro de 2008 pela Anistia Internacional, “quando eles não retornaram às suas casas, membros das famílias que os haviam acompanhado receberam informações conflitantes de oficiais da inteligência. Os oficiais tentaram alegar que os três não haviam entrado no prédio, apesar de seus parentes os terem visto entrar. Finalmente, seus parentes foram informados de que os três ainda permaneciam detidos no escritório do Ministério de Inteligência em Shiraz”.

Em 29 de janeiro de 2008, de acordo com relatórios de agências de notícia, um porta-voz judicial iraniano deu a seguinte declaração sobre a acusação contra os três: “Três bahais foram sentenciados a quatro anos de prisão por propaganda contra o regime”, disse o porta-voz judiciário Ali Reza Jamshidi, segundo a Agence France-Presse (AFP).

O Sr. Jamshidi disse ainda aos repórteres que 51 outros bahá'ís tiveram suspensas suas sentenças de prisão de um ano, condicional à sua participação em cursos mantidos pela Organização de Propaganda Islâmica.

A AFP citou outro oficial judicial anônimo que disse que os bahá'ís “estavam fazendo proselitismo na área sul da cidade de Shiraz sob o disfarce de ajudar os pobres.

O tribunal não deu informações detalhadas a respeito desses cursos da Organização de Propaganda Islâmica que os 50 bahá'ís com sentenças suspensas de prisão por um ano serão intimados a assistir. No entanto, advogados experientes indicaram que isto é inédito. Esses advogados recomendaram que os jovens não participassem de tais cursos uma vez que acreditavam que o objetivo é exercer pressão para renegarem sua Fé. Essa questão está sendo investigada mais minuciosamente, mas certamente nenhum bahá'í concordaria conscientemente em se envolver num processo que pretende fazê-lo renegar sua Fé.

Além disso, a acusação do tribunal de que os bahá'ís presos em Shiraz estavam engajados em ensino indireto é falsa. De fato, tal acusação pode ser feita contra bahá'ís por qualquer atividade que reflita as qualidades e princípios distintivos encontrados nos Ensinamentos Bahá'ís. Dito isso, mesmo que eles realmente estivessem ensinando a Fé diretamente, isto não poderia constituir motivo legítimo para aprisioná-los. O artigo 18 da Declaração Internacional de Direitos Humanos – o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos – que tem força de lei em países que o assinaram, incluindo o Irã, confirma o direito de “toda pessoa” “de ter ou adotar uma religião ou crença de sua escolha e a liberdade, individual ou em comunhão com outros e em público ou privado, de manifestar sua religião ou crença em louvor, observância, prática e ensino.
__________________________
1 - Apesar de relatórios de agências de notícias citarem oficiais do governo iraniano dizendo que 54 bahá'í teriam sido presos em maio de 2006, dos quais três foram sentenciados a quatro anos de prisão e os outros 51 receberam sentenças de um ano suspensas, fontes bahá'ís indicam que apenas 53 indivíduos foram presos em 19 de maio de 2006.

Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisa por marcadores

Convenção Nacional  eleições Burundi Ridván Espanha  bahá'ís (1) 'Abdu'l-Bahá (8) ‘Abdu’l-Bahá (1) 10 bahá'ís presos (1) 12June (3) 2013 (2) 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (6) 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 5ª edição da Caminhada Religiosa pela Liberdade Religiosa (1) 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (1) A Paz como Caminho (1) A Revelação de Bahá'u'lláh (3) Abdias Nascimento (2) Abraão (1) Academia Gurupiense de Letras (1) Acampamento de Verão (1) ação social (9) ação urgente (1) ADCAM (2) Adib Taherzadeh (1) Adib Taherzdeh (1) adolescentes (1) Adriana Trombim Geronimo (1) AEL Jardim Colorado (1) AEL SP (2) Africa do Sul (1) Afro XXI (1) afrodescendentes (1) agentes de transformação (5) Ahmadinejad (11) ajuda humanitária (1) Alagoas (2) aldir soriano (2) Aleksander Hernrik (1) Alexandre Beust (1) Alistair Burt (1) Alteza Real Duque de Edimburgo (1) América do Sul (1) américa latina (3) Americana (1) amnesty international (2) Anápolis (3) Andréa Santini Henriques (1) Anistia Internacional (3) aniversário de Bahá'u’lláh (1) Aniversário do Báb (3) ano novo (1) ano novo bahá'í (2) apoio internacional (2) apostasia (2) Aracaju (2) arco (2) arquitetura (1) arte (2) Arthur Lyon Dahl (1) artigo (8) As Palavras Ocultas (1) Ascensão (1) Ashura (4) Assembleia de Deus (1) Assembleia Espiritual Nacional (3) Assembleia Espiritual Nacional do Brasil (2) assembleia legislativa (1) Assembleia Legislativa do Estado (1) Assessoria de Comunicação (1) ATD Quarto Mundo (2) atividades centrais (6) ato de serviço (2) audiência pública (1) aulas de educação (1) aulas de educação espiritual para crianças (8) australia (1) Ayyám-i-Há (2) Báb (10) Badí (1) Baha'í (2) bahá'í (6) bahá'ís (61) bahá'ís presos (3) Bahá'u'lláh (13) Bahá'u’lláh (1) bahai (10) bahai RS (1) bahai SP (1) bahais (7) baháís (2) Bahia (1) Ban Ki-moon (2) bangkok (2) Bani Dugal (4) barcelona (1) Bauru (1) bbahá'ís (1) Behrokh Akhavan (1) Belarmino Lins (1) belo horizonte (4) benignidade (1) BIC (6) BIHE (3) bispo da Diocese de Acerra (1) blog (1) BPW (1) Brahma Kumaris (2) brasil (45) Brasília (12) Brasl (1) Brazil (1) Brendan McNamara (1) brinquedos ecológicos (1) Buda (1) budistas (1) BWNS (6) calendário (3) calendário maya (1) call for action (1) camara (3) câmara dos deputados (7) caminhada (4) caminhada da paz (2) caminho de serviço (2) Campanha Can You Solve This (1) Campanha Ficha Limpa (12) campanha Quem Financia Baixaria é Contra a Cidadania (1) Campinas (2) candomblecistas (1) Canoas (6) capacitação (2) Carlos José Limongi Sterse (1) Carlos Roberto Osório (1) carta aberta (4) Casa de Adoração Bahá’í (7) Casa Universal de Justiça (7) casamento bahá'í (1) Casas de Adoração Bahá'í (1) Catherine Ashton (1) católicos (1) CBDHPE (1) CCI (1) CCIR (9) CDHM (10) CDHMP (2) CEBRAPAZ (1) celebração (7) Celso Amorim (1) cemiterio (1) centenário (1) Centro Mundial Bahá'í (3) Centro Oeste (1) Charlotte Bunch (1) Chico Alencar (4) Chile (6) ciganos (1) Cinco anos - Basta (2) circo Dralion (1) círculos de estudo (5) cnn (1) código penal iraniano (2) Colégio Marista (1) coletiva de imprensa (1) Comissão da Organização das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (1) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (9) comissão de direitos humanos (3) Comissão sobre o Status da Mulher (1) Comitê Brasileiro de DH e Política Externa (1) Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (1) Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (1) Comunidade Bahá'í do Brasil (56) Comunidade Baháí do Brasil (4) comunidade internacional bahá'í (22) Comunidade Luterana de Brasília (1) Conectas (2) CONER/DF (1) Conexão Repórter (1) conferência (13) Conferência de Ajudantes do Corpo Auxiliar (1) Conferência de Unidade (1) Conferência de Unidade do Sudeste (1) Conferência Indígena do Panamá (1) Conferência Mundial da Paz e Sustentabilidade (1) conferências de juventude (17) congresso nacional (12) CONIC (2) Consciência Negra (2) Conselho de Direitos Humanos da ONU (5) Conselho de Segurança da ONU (1) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (1) consulta bahá'í (2) Consumo (1) Convenção Nacional (3) Convenções Regionais (1) conversas significativas (1) convite (2) Coordenação Bahá'í de Internet do Brasil (1) Copacabana (6) copenhage (1) Coral da Arquidiocese (1) Cordilheira dos Andes (1) Corpo Auxiliar (2) Corpo Continental de Conselheiros (5) corrupção (1) corrupção eleitoral (5) corte (1) cotas (1) CRDHDR (2) CREDN (1) Credos e Crenças (9) crianças (9) cristãos (2) cristianismo (4) cristóvam buarque (1) Cruzada pela Dignidade (1) Cultura de Paz (2) Cultura e Fé (1) Cúpula dos Povos (16) Curitiba (3) Dalai Lama (1) Daniel Tavares (1) Daniella Hiche (12) DAW (1) debate (1) declaração (3) Declaração Nostra Aetate (1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1) Deise Benedito (1) demonstration (1) Deputada Manuela Dávila (1) desafios (1) desastres naturais (2) desenvolvimento social (6) Desenvolvimento Sustenável (3) desenvolvimento sustentável (15) desigualdade racial (1) Desk Nacional de Peregrinação (3) destruição (1) DHNet (1) Dia da Consciência Negra (1) Dia de Ação Global pela sustentabilidade (1) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional da Paz (1) Dia Internacional das Mulheres (1) Dia Internacional dos Direitos Humanos (2) Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial (1) Dia Mundial das RelIgiões (2) Dia Mundial do Meio Ambiente (1) Dia Mundial dos Povos Indígenas (1) Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (3) dia sagrado (4) diálogo inter-religioso (7) diálogos contra o racismo (1) Diane Ala'i (8) Diane Ala’i (2) Diário da Manhã (1) Dilma Roussef (3) diplomacia (1) Direitos Humanos (87) Direitos Humanos e Cidadania: Desafios à Prática Social (1) discriminação racial (8) discurso (1) diversidade religiosa (6) documentário (4) documentos de identificação (2) Dom Ricardo Lindemann (1) Dr. Rosinha (1) Dra. Emilia Rabbani (1) Dulce Magalhães (2) Durban (4) EBC (1) eca (1) Eco-92 (2) economia verde (1) Ecumenismo (2) Editora Bahá'í (2) editorial (1) eduardo azeredo (1) Eduardo Paes (1) Eduardo Santos (1) educação (4) educação espiritual (6) Edvaldo Andrade; Partícula de Deus; Física (1) EFTA (1) egito (6) eleições (5) eleições bahá'ís (2) Eliane Catanhêde (2) emana Mundial da Harmonia entre as Religiões (1) Embaixada de Israel (2) Embaixada do Canadá (1) Enayatollah Vahdat (1) Enchentes (2) encontro (1) Encontro Bahá'í de Homens (2) Encontro Bahá'í de Jovens em Petrópolis (1) Encontro da Nova Consciência (1) Encontro Regional da Juventude (1) Ensinando Aulas para Crianças (1) Ensino Religioso (1) Entre Dois Mundos (1) entrevista (3) equinócio (1) Ervin Laszlo (1) Escola das Nações (3) Escola de Primavera do Sudeste (2) Escola de Verão (1) Escola Olavo Novaes (1) Espírito Santo (1) espiritual para crianças (1) Estadão (2) Estados Unidos (1) estágio (1) Estatuto da Criança e do Adolescente (1) estudantes (1) Ética e Combate à Corrupção (1) EUA (2) evangélicos (1) evento (2) Evin (3) Excelência em todas as coisas (1) exposição (2) facebook (1) Faculdade Tahirih (1) família (4) famosos (1) Fé Bahá'í (52) Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (1) FENDH (1) Ferial Sami (1) Fernando Neme (1) Festival Craques da Paz (1) Festival das Luzes (1) FIDH (2) fim do mundo (1) Flavio Azm Rassekh (5) florianopolis (1) FOAFRO (1) folha de londrina (1) Folha de São Paulo (4) Fórum Internacional de Meio Ambiente (1) Frank R. Wolf (1) frente parlamentar (1) Frente pela Liberdade no Iran (3) Gabriel Marques (3) Gajop (1) GEAR (2) Genebra (1) genero (4) gênero (1) geraldo mesquita (3) Geraldo Thadeu (1) GGCA (2) Global Media Monitoring Project (1) GloboNews (1) GNRC (4) Goiânia (5) Goiás (1) gotas de fé (1) Governador-Geral do Canadá (1) Goyazes (1) Grupo de Diálogo Inter-Religioso (1) Grupo de Trabalho da Paz (1) Grupo OBA (1) Guardião (1) Gurupi (3) Haifa (1) Haiti (1) hijab (2) Hillel (2) holocausto (3) homenagem (2) Human Rights Watch (2) hunduístas (1) Igreja da Família (1) igualdade de gênero (2) igualdade racial (5) II Encontro de Jovens do Sudeste (2) India (1) indian express (1) indígenas (4) inscrições (1) Instituto Aura Mater (1) Instituto Bahá'í para Educação Superior (1) Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos (1) Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (1) Instituto para Estudos em Prosperidade Global (1) Instituto Pró-Livro (1) Instituto Ruhí (10) INSTRAW (1) internacional (27) International Campaign for Human Rights in Iran (2) Interprogramas (1) intolerância religiosa (40) irã (129) Iradj (7) Iradj Eghrari (14) Iran Human Rights (1) Iriny Lopes (1) Irlanda (1) Irrestritos como o Vento (1) islamismo (2) Israel (7) Israel e a Fé Bahá'í (2) itália (1) Itarmaraty (2) Ivanir dos Santos (3) jainistas (1) Jamshid Arjomandi (1) Janet Ruhe-Schoen (1) Janete Rocha Pietá (1) Jardim do Ridván (1) JB (1) jejum (3) Jesus Cristo (1) João Pessoa (1) Jonny Carlos (1) jornal (1) jornalismo (1) jovens (15) judaísmo (3) judeus (4) julgamento (25) Juliet Thompson (1) justiça (14) juventude (13) kardecistas (1) Kari-Oca (1) Kariri-Xocó (1) Keyvan Nikobin (1) Krishna (1) laranjeira do Báb (1) Laudemar Aguiar (1) Legião da Boa Vontade (1) legislação (9) leitura (1) Léo Soares (1) Leonora Armstrong (1) liberdade religiosa (21) liderança religiosa (1) lideranças presas (45) Língua Portuguesa (1) literatura (4) Literatura Bahá’í (2) Livro 3 (1) Livro 7 (1) local (2) Lua Getzinger (1) Luiz Campos (1) Luiz Castro (1) Luiz Couto (5) Lula (18) m Amor que Não Espera (1) Maceió (4) Mãe Liliana D´Oxum (1) Mahmood Amiry-MoghaddamAnia Cavalcante (1) mahmoud ahmadinejad (5) Maja Daruwala (1) Manaus (1) manifestação (2) Maomé (2) marcha pela paz mundial (1) marcha pela paz mundial e não violência (1) Marco Aurelio Garcia (1) Maria de Nazaré Farani (1) Martha Root (1) martírio (2) Mary Aune (11) Mary McAleese (1) May Akale (1) MCCE (11) meio ambiente (5) Membros do Corpo Auxiliar (1) Mercosul (2) Mestre Aramati (1) mídia (3) Ministro Paulo Vannuchi (2) minorias (3) Mobina Jaffer (1) Mohsen Shaterzadeh (2) Moisés (1) Monica Waldvogel (1) Monsenhor Salvatore Giovanni Rinaldi (1) Monte Carmelo (1) Monumento à Paz Mundial (2) Monumento da Paz (1) Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (5) Movimento de Mulheres Negras/DF (1) Movimento Diálogo Inter Religioso contra a Intolerância Religiosa Pela Paz (1) MRE (5) muçulmanos (4) mudanças climaticas (6) Muhammad (1) mulheres (8) mundo (2) Na’aamat Pioneiras São Paulo (1) Nações Unidas (7) Nahid Shams (1) não-envolvimento em política partidária (2) natal bahá'í (1) Naw-Rúz (5) Neda Najmi (1) Nelson Mandela (1) nota pública (1) Núr (1) O Convênio de Bahá’u’lláh (2) OAB (1) Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1) OEA (1) OICD (1) Olphir Cavalcante (1) onferência Mundial de Direitos Humanos (1) Onno Vinkhuyzen (1) ONU (43) ONU Mulheres (3) oração (7) Ordem Administrativa (5) Ordem Rosa Cruz (1) Oriente Médio (2) OSAGI (1) palestra (3) parlamento das religiões mundiais (1) Parlasul (1) Parque Ibirapuera (1) participação nos discursos da sociedade (4) Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade (1) Paulo Delgado (2) Paulo Paim (1) Paulo Vannuchi (1) paz (4) paz mundial (5) Peace Globalnet (2) Pedro Wilson (3) Pejman Samoori (3) pena de morte (3) peregrinação (3) Perly Cipriano (1) Pernambuco (1) perseguição (19) perseguição religiosa (2) Pérsia (1) Peter Adriance (3) PIDCP (1) pioneirismo bahá'í (4) PNDH III (1) PNDH-3 (1) política (1) politica externa (2) política externa (1) Porto Alegre (1) Porto Feliz (1) pré-jovens (6) Prefeitura de Goiânia (1) Prêmio Baluarte (1) Presidência da República (1) princípios (1) prisão (1) prisões (1) proclamação (1) programa (1) Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens (12) PROINFO (1) Projeto de Lei (1) promotor geral (1) pronunciamento (2) propaganda (1) protagonismo (1) r (1) raça (4) racial (5) racismo (8) Rainha Elizabeth II (1) reciclagem (1) Rede Afrobrasileira Sociocultural (1) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (1) Rede Globo (1) Regra de Ouro (1) Reino Unido (1) relações internacionais (2) relatório (1) religião (30) Religião de Deus (1) religião de matriz africana (2) religious freedom (1) requerimento (1) resolução (3) responsabilidade coletiva (2) RETS (1) reunião de reflexão (1) reunião devocional (4) revelação progressiva (2) Ricardo Rubim (1) Ridván (4) rio de janeiro (29) Rio+20 (20) RN (1) Roberto Cabrini (1) Roberto Monte (1) Roxana Saberi (3) Said Akhavan (1) Salvador (5) Sam Cyrous (2) Santa Catarina (1) santuário (3) São Paulo (14) São Sebastião (2) Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (2) SEDH (2) Semana da Paz em Goiânia (1) seminário caminhos para liberdade religiosa pelo dia nacional de combate à intolerância religiosa (1) Seminário de Mídia (1) seminário do Instituto (1) Seminários ISGP (5) senado (8) Senado Federal (1) Senado. relações exteriores (1) senador (1) senadora fatima cleide (1) Seppir (1) Sergio Serber (1) serviço à humanidade (4) Shiraz (2) Shiráz (1) Shirin Ebadi (10) Shoghi Effendi (3) sikhs (1) Simpósio Nacional da Paz (1) Siron Franco (3) sistema de cotas (2) Site (1) sociedade (3) solidariedade (5) Soltani (2) Soltaniéh (2) Sônia Shafa (1) Stephen Harper (1) Superior Tribunal Federal (1) Supremo Tribunal Federal (1) Susanne Tamas (1) Sustentabilidade e Desenvolvimento (1) Tahereh (1) Tahirih (2) Tahirih Naylor (2) tecnologia nuclear (1) televisão (1) Templo (8) Terra Santa (4) terreiro (1) Titanic (1) Tocantins (2) tribunal (1) twitter (1) UE (1) UFSC (1) UMAPAZ (1) umbanda (2) umbandistas (2) UMEF Ricardina Stamato da Fonseca (1) UnB (1) UNEGRO/DF (1) Unesco (1) União Européia (4) unicidade de Deus (2) unidade da humanidade (6) unidade racial (1) UNIFEM (1) Unipaz (1) United4Iran (5) universidade (3) Universidade de Pernambuco (1) universitários (1) Univesidade de Oslo (1) UNODC (1) UPF (2) UPR (3) urânio (1) URI (3) USP (1) valor economico (1) véu (1) VI Conferência da Paz (1) viagens (3) video (2) viena (1) Vigília de Oração (2) Vila Velha (1) violência (1) violência contra as mulheres (3) Você Pode Resolver Isso (1) Você Pode Resolver Isso? (1) Washington Araújo (4) WICCA (1) wiccanos (1) Wilmette (1) Yarán (18) Zacarias Martins (1) zoroastrianos (1)