Marcos Terena, Mary Aune e Elianildo Nascimento
Marcos Terena foi empossado ontem (09/08) como gerente do Memorial dos Povos Indígenas, localizado no Eixo Monumental, em Brasília. A cerîmônia contou com a presença de diversos representantes dos movimentos sociais, personalidades da política distrital e pessoas ligadas aos movimentos indígena e dos direitos humanos. A Comunidade Bahá'í do Brasil esteve representada pela Secretária Adjunta de Assuntos Externos, Mary Caetana Aune.
Terena há muitos anos atua como articulador dos direitos indígenas, não apenas no Brasil, como internacionalmente, tendo trabalhado em conjunto com a Comunidade Bahá'í no cenário dos direitos humanos em diversas oportunidades.
Durante a cerimônia, o Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, fez uma breve fala de felicitação a Terena na qual lembrou que esta é a primeira vez que o Memorial é gerenciado por quem de direito - um indígena. E citou os os versos de Oswald de Andrade que dizem:
“Quando o português chegou ao Brasil, debaixo de uma bruta chuva, vestiu o índio. Fosse um dia de sol, o índio teria despido o português.”
Em seguida, houve uma bela apresentação de canto e dança indígena e um coquetel. As apresentações e celebrações indígenas foram feitas por lideres e crianças Kaiwá, Guarani e Fulni-Ô, liderados por Satxie Tapuia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário