A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch, com escritórios em vários países da Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, menciona com especificidade no recém-publicado World Report 2007 [Relatório Mundial 2007] a situação enfrentada pelos bahá'ís no Irã e no Egito. O relatório (568 páginas, sobre o ano de 2006), trata de temas de direitos humanos em países por todo o mundo. As secções sobre Irã e Egito têm aproximadamente cinco páginas cada uma na edição impressa; os extratos relevantes (tradução provisória) acerca da perseguição aos bahá'ís são apresentados abaixo:
Sobre os bahá'ís iranianos:
Minorias
As minorias étnicas e religiosas do Irã estão sujeitas a discriminação e, em alguns casos, a perseguição.
(…) (…)
O governo persiste na negação à comunidade bahá'í iraniana de expressar sua religião em público ou de realizar atividades religiosas. Em uma carta datada de 29 de outubro de 2005, o Líder Supremo Ayatollah Ali Khamenei instruiu vários organismos de governo, incluindo o Ministério da Informação e as forças armadas, “a obter um relatório abrangente e completo acerca de todas as atividades dos bahá'ís, com o propósito de identificar todos os indivíduos desta seita desviada”. Em maio de 2006 as autoridades [iranianas] prenderam 54 jovens bahá'ís que ensinavam inglês, matemática e outras disciplinas não-religiosas para crianças pobres na cidade de Shiráz, no sul do Irã. Nenhum dos jovens bahá'ís foi acusado de crime. Após uma semana de detenção, a maioria deles foram liberados. Três foram mantidos presos, sendo liberados apenas em 14 de junho de 2006.
Sobre os Bahá'ís egípcios:
Intolerância Religiosa e Discriminação contra Minorias Religiosas
Apesar de a constituição do Egito garantir direitos iguais a todos os seus cidadãos, sem distinção de religião, a discriminação contra egípcios cristãos e a intolerância oficial contra os bahá'ís e seitas muçulmanas não-ortodoxas continua. Os egípcios podem converter-se ao Islã geralmente sem dificuldades, mas muçulmanos que se convertem ao cristianismo enfrentam problemas para obter novos documentos de identidade e alguns são presos sob a alegação de forjarem tais documentos. As instituições bahá'ís e suas atividades comunitárias são proibidas por lei.
O texto completo do Relatório Mundial pode ser encontrado em : http://hrw.org/wr2k7/index.htm
A secção sobre o Irã (incluindo links para outros documentos) está disponível em: http://hrw.org/englishwr2k7/docs/2007/01/11/iran14703.htm
Para a secção sobre o Egito (também incluindo links), ver: http://hrw.org/englishwr2k7/docs/2007/01/11/egypt14701.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário