Comunidade Bahá'í promove abraço inter-religioso no Rio de Janeiro
No último sábado, 21 de setembro de 2013, sacerdotes e membros de diversas denominações religiosas abraçaram o Monumento à Paz Mundial, criado pelo artista plástico Siron Franco durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. A iniciativa da Comunidade Bahá’í promoveu um momento de oração e meditação para comemorar o Dia Internacional da Paz.
Para Inaê Estrela, representante da Comunidade Bahá'í do Brasil, a união entre as religiões pode ajudar a promover a paz mundial. “Precisamos melhorar nossa realidade local para que essa mudança comece a influenciar na realidade do mundo. As religiões tem um papel muito importante nesse processo e precisam se unir para promover as mudanças que a sociedade quer e precisa. Se essa união é possível, a paz poderá ser alcançada” ressaltou.
Maria das Graças de Oliveira, do Movimento Inter Religioso (MIR), destacou a importância do momento para lembrar que é possível viver em paz, ser feliz e solidário. “Temos que construir a sustentabilidade social e a paz verdadeira” disse.
O praticante de Umbanda Sebastião Mauro de Sá conta que ficou feliz em participar do evento. “Eu desconhecia essa data comemorativa, mas aceitei o convite. É muito importante interagir com os vários seguimentos religiosos”, concluiu.
Também estiveram presentes Prema Bhakh Das, representante Hare Khrisna, e Diogo Ribeiro, da União Wicca do Brasil.
Monumento à Paz
A obra em forma de ampulheta está localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, próxima ao aeroporto Santos Dumont, e simboliza a unidade entre todos os povos da Terra. A citação do Fundador da Fé Bahá´í, Bahá'u'lláh: “a Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos”, está gravada nas laterais da obra em quatro idiomas: português, inglês, chinês e uma língua indígena.
Um comentário:
A comunidade goiana participou dessa iniciativa, no Centro de Convenções Óscar Neimeyer, fazendo um abraço pela paz com cerca de 100 pessoas. Daí houve uma chuva de pétalas de rosas vindo de helicóptero das forças armadas.
Simbolismo impecável! Obrigado pela ideia!
Postar um comentário