Pré-jovens de Bauru (SP) promovem limpeza de três praças em sua vizinhança
O programa de empoderamento de pré-jovens é uma atividade aberta ao público, promovida pela Comunidade Bahá'í em diversas partes do mundo. Seu foco são meninos e meninas entre 11 e 15 anos de idade que são estimulados a pensar a realidade a sua volta por meio de uma compreensão tanto material quanto espiritual.
Como parte de suas atividades, os membros de cada grupo de pré-jovens consultam entre si para definir atos de serviço comunitário. “O ato de serviço é um dos pilares do programa”, diz Sabrina Martins, que há cinco anos é animadora de um grupo na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
O grupo animado por Sabrina conta hoje com a participação de cinco pré-jovens. No dia 22 de junho, três deles – Gabriel Silva, Gabriel Martins e Gustavo Roberto, todos com 12 anos – aproveitaram o sábado de sol para limpar as praças de sua vizinhança. A empolgação dos meninos estimulou outras sete pessoas da comunidade, entre crianças, jovens e adultos, a se juntarem à missão de deixar aqueles espaços públicos limpos e agradáveis para seus usuários.
“Em geral, as praças ficam sujas devido à falta de manutenção”, conta Sabrina. “A limpeza promovida pelos pré-jovens fez uma boa diferença para os que passam diariamente pelo local, gerando um efeito benéfico no bairro”.
"É muito bom servirmos ao próximo", disse Gustavo, que já passou por três livros da série dedicada a sua faixa etária. Todos os títulos, desenvolvidos pelo Instituto Ruhi de Capacitação, são voltados ao desenvolvimento de habilidades de linguagem e do poder de expressão, auxiliando os pré-jovens a canalizar suas energias em benefício de suas comunidades.
“Depois da ação realizada, fizemos uma avaliação, e eles estavam muito contentes pela oportunidade de servir o próximo. Cada vez que eles realizam um ato desses, sentem-se motivados a servir o próximo e compreendem a importância disso para suas vidas e para a comunidade”, descreve a animadora.
O jovem Guilherme Venarusso, que também participou do ato, concluiu recentemente o curso “Liberando o Potencial dos Pré-Jovens”, oferecido gratuitamente pela Comunidade Bahá'í. “Tenho acompanhado as atividades do grupo da Sabrina para conhecer e adquirir experiência, e pretendo logo abrir meu próprio grupo de pré-jovens”, diz ele.
O grupo de Gustavo e seus amigos já escolheu seu próximo ato de serviço: “Vamos plantar árvores em uma praça do bairro onde moramos”, empolga-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário