Primeiros colocados do V Concurso de Teses sobre Defesa Nacional |
De iniciativa do Ministério da Defesa e regulamentado em 2006, o concurso acontece a cada dois anos e pretende incentivar a reflexão, debate e produção acadêmica científica sobre aspectos diversos relacionados à defesa nacional. A solenidade de entrega da edição 2013 do Prêmio aconteceu no auditório do Ministério, em Brasília, no dia 20 de fevereiro, onde o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, almirante Julio Saboya de Araujo Jorge, entregou a premiação aos vencedores.
Os primeiros colocados das duas categorias são os bahá´ís Alcides Eduardo dos Reis Peron, na categoria mestrado, e Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, na categoria doutorado. Ambos concluiram seus estudos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Alcides recebeu o prêmio por sua tese sobre “O programa FX-2 da FAB: um estudo acerca da possibilidade de ocorrência dos eventos visados”. Ele levou dois anos e meio para concluir a pesquisa. “O que mais me motivou a escrever essa dissertação foi a angustia em relação aos argumentos utilizados por alguns governantes e industriais para promover o desenvolvimento tecnológico de nosso país: baseada no aprimoramento da indústria de armamentos de alta tecnologia”, ressalta. O jovem acredita que os bahá´is não se devem omitir sobre nenhum tema, pois é por meio da discussão que a paz mundial poderá ser alcançada. “Escolhi um tema que pude discutir sem deixar de lado os valores que a Fé Bahá´í construiu em mim. Pelo contrário, discutir um tema como tal é atentar em favor da Fé, no sentido que denuncia esforços contrários à manutenção da paz”.
O trabalho apresentado por Marcos Alan focou “A política de segurança dos Estados Unidos e a tríplice fronteira no pós 11 de setembro: discursos e ações de Washington e o posicionamento dos órgãos governamentais brasileiros”. Após quatro anos dedicados à tese e um período de pesquisa na National Defense University, nos Estados Unidos da América, o acadêmico conta que sempre se baseou em sua Fé para a realização de suas pesquisas. “Procurei ter em mente a máxima de 'Abdu'l-Bahá, que orienta: 'Por intermédio de pesquisa intelectual e inteligente, a ciência descobre todas as coisas. Ela une o presente e o passado, revela a história de nações e eventos passados, confere ao homem atual a essência de todo o conhecimento e realizações humanas através das eras'. Nesse sentido, busquei mostrar que desafios precisam ser superados para que erros do passado não voltem a ser cometidos e dois dos países mais importantes das Américas pudessem cooperar nesse importante tema que é o combate ao terrorismo”.
Se você tem uma história de excelência pessoal, na qual foi possível aliar suas capacidades individuais e os princípios espirituais em que acredita, envie um breve relato com fotos para ascom@bahai.org.br. As histórias selecionadas serão publicadas nesta coluna.
Um comentário:
Parabéns, precisamos destes exemplos de pessoas que alcançam excelência em sua área.. Uma honra para todos Ba[aìsdo Brasil
Sonia Maria Góes
Postar um comentário