Grupo de voluntários em São Sebastião |
Em dezembro de 2012, aproximadamente 18 voluntários, entre crianças, jovens e adultos percorreram 190 residências do bairro Morro Azul, na cidade de São Sebastião no Distrito Federal, onde fica o atual Centro de Atividades Bahá'ís. O principal objetivo foi mapear a área para identificar as possibilidades de engajar os moradores do bairro na ação social bahá’í.
Existem quatro atividades centrais que formam a ação social da Comunidade Bahá'í. As aulas para crianças são voltadas para a educação espiritual, utilizando artes e contação de histórias como ferramentas para desenvolver o potencial dessa faixa etária. Os grupos de pré-jovens são estimulados a refletir e empoderados para atuar na transformação de sua própria realidade e de seu contexto social. Existem ainda reuniões devocionais, que realizam atos de adoração coletiva, em diversos ambientes, e atendem aos anseios de comunhão espiritual com o Criador, além dos círculos de estudo que promovem reflexões e exercícios para aprofundar o conhecimento sobre princípios espirituais e morais, despertando no indivíduo o desejo de transformação individual e coletiva. As duas atividades são voltadas ao público adulto.
A campanha pretende aumentar a participação das pessoas para promover mudanças na própria localidade. Com essa finalidade foram realizadas entrevistas com os moradores para conhecer melhor as necessidades do bairro e estreitar os laços de amizade com a comunidade.
A equipe de voluntários identificou dentre os moradores, jovens, pré-jovens - idade de 11 a 15 anos - e crianças. Com base nesse levantamento, nos dias 16 e 17 de fevereiro desse ano, foi realizada a segunda etapa da campanha. Os voluntários se dividiram em grupos para atender a cada faixa etária e apresentar as atividades adequadas para crianças, pré-jovens e adultos das 35 residências visitadas. Na ocasião foram realizadas 15 inscrições para participar das aulas de educação espiritual para crianças.
Entenda a ação social
As aulas de educação espiritual para crianças são destinadas a crianças entre 5 e 10 anos e trabalham valores como a nobreza do ser humano, a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o amor a Deus e aos Seus Mensageiros. A moradora Priscila Oliveira, praticante da religião evangélica, demonstrou muita satisfação por receber os bahá'ís. “Ser visitada em minha casa e poder inscrever a minha filha, Isabela, na aula para crianças com uma proposta tão bonita é uma oportunidade de fortalecer seu espírito e afastá-la de tanta bobagem que tem por aí”.
O contato com os pré-jovens foi realizado em linguagem jovial e dinâmica e abordou temas de interesse dessa faixa etária, como a possibilidade de formação de novos grupos de amigos, melhora da atuação acadêmica e trabalho para a melhoria da comunidade. Com os adultos a conversa girou em torno das reuniões devocionais e seu propósito de fortalecer laços espirituais. Os jovens entre 17 e 25 anos receberam um folheto explicativo sobre como tornar-se um monitor de grupos de pré-jovens. Os monitores estimulam e contribuem para o desenvolvimento das potencialidades intelectuais e morais dos mais jovens para que eles contribuam para o bem-estar de suas comunidades.
Próximos passos
Outras visitas devem acontecer ainda este mês. A equipe pretende retornar a todas as casas já mapeadas, o mais breve possível. A voluntária Andreia Bentes ressalta a importância da ação: “Significa que nesta área todas as pessoas terão ouvido falar da Fé Bahá’í e muitas estarão participando ativamente das atividades, inclusive sendo promotores”.
O Centro de Atividades Bahá'ís fica na Quadra 11, conjunto A, Casa 42, Bairro Morro Azul, São Sebastão. As aulas de educação espiritual para crianças acontecem nas manhãs de sábado, de 8h às 11h30, e os grupos de pré-jovens acontecem nas manhãs ou tardes de sábado, as reuniões tem duração de uma hora. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 8252-1203 ou 8454-8753.
* Esta matéria contou com a colaboração de Andreia Bentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário