Hoje, 9 de agosto, em todo o mundo comemoramos o Dia Mundial dos Povos Indígenas. Em toda a Terra, aldeias isoladas começam a se comunicar com as populações de seus territórios. Povos outrora estranhos e distantes tornam-se vizinhos próximos. De maneira inequívoca avançamos para uma nova sociedade, onde as diferenças que geravam preconceitos e discriminações tornam-se a riqueza da diversidade humana, cuja beleza resplandece neste novo milênio.
As escrituras bahá´ís ensinam:
“Considerai as flores de um jardim! Apesar de se diferenciarem pela sua espécie, pela sua cor e pela sua forma, uma vez que sejam regadas pelas chuvas de uma só primavera, revivificadas pelos sopros de uma mesma brisa, revigoradas com os raios de um mesmo sol, esta diversidade lhes aumenta o encanto e a beleza. Que desagradável seria aos olhos se todas as flores e plantas, folhas e frutos, ramos e árvores deste jardim fossem da mesma forma e cor! A diversidade de coloração, forma e formato enriquece e embeleza o jardim e engrandece o seu efeito.”
Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação, a sociedade hodierna convive com o progresso e os problemas de cada um de seus povos ou países. A consciência da unidade entre as diferentes nações e seus desafios para o desenvolvimento humano é cada vez maior.
A mensagem do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, enfatiza estes novos instrumentos afirmando:
“Os Indígenas estão contando na primeira pessoa suas emocionantes histórias de luta contra séculos de injustiça e discriminação, e de defesa aos recursos e direitos que preservarão suas culturas, idiomas, espiritualidade e tradições. Apresentam outro ponto de vista sobre os modelos de desenvolvimento que excluem as experiências indígenas, e promovem o respeito mútuo e a compreensão intercultural que são indispensáveis para construir uma sociedade onde não haja a pobreza nem os preconceitos.”
Nós, da Comunidade Bahá´í do Brasil queremos cumprimentar os Povos Indígenas neste dia reafirmando o nosso compromisso na defesa dos Direitos Humanos e nos princípios da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Um comentário:
Um Dia importante, talvez o mais Importante dos Dias Mundiais do calendário da O|NU...Poucos compartilham, cometam ou divulgam o mesmo..
Estamos divulgando..Sônia Maria Góes
Postar um comentário