***************

ATENÇÃO!
Este blog será desativado em breve.

Para ter acesso a informações atualizadas sobre as atividades da Comunidade Bahá'í do Brasil,
acesse a página oficial em http://www.bahai.org.br.


****************

Página Bahá'í Notícias Recentes (Home) Perseguição no Irã Pronunciamentos Destaques

sábado, 23 de junho de 2012

Relatório da Comunidade Bahá'í para a Plenária Final da Cúpula dos Povos


*Este relatório foi encaminhado aos organizadores da Tenda Religiões por Direitos para que fizessem chegar ao Comitê Organizador da Cúpula dos Povos. Trata-se da contribuição da Comunidade Bahá’í do Brasil à Plenária de Avaliação da Cúpula dos Povos, realizada no dia 23 de junho, às 10h. Encaminhamos ainda o documento de posicionamento da Comunidade Internacional Bahá’í à Rio+20.

1) Avaliação geral: Pelo grau de interesse dos participantes da Cúpula dos Povos nas atividades promovidas pela Comunidade Bahá'í bem como pelas demais religiões e denominações, tanto no âmbito da Tenda Religiões Por Direitos quanto em outros espaços, avaliamos que a receptividade a temas espirituais é um indicador de que esta abordagem deve ser considerada como parte integrante e indissociável das discussões relacionadas ao desenvolvimento e à sustentabilidade em todos os seus níveis. Um claro exemplo pode ser observado pelas demandas geradas espontaneamente pelos visitantes ao estande bahá'í, que levaram à necessidade de se buscar novos espaços dentro da programação de atividades da Cúpula para tratar de abordagens espirituais para a promoção da igualdade, da inter-relação entre ciência e religião e da consciência da responsabilidade coletiva para com os bens comuns, no verdadeiro sentido do conceito de guardiania.
De certa forma, a restrição das atividades relacionadas à contribuição das religiões para o desenvolvimento à Tenda Religiões Por Direitos significou um certo grau de isolamento desses temas e abordagens em relação às demais atividades da Cúpula dos Povos. Neste sentido, consideramos oportuno que as plenárias e assembleias da Cúpula sejam sensíveis a este componente espiritual,  que favorece o reconhecimento de cada indivíduo como um participante importante na determinação dos rumos do desenvolvimento que queremos e do futuro de que precisamos.
2) Atividades promovidas pela Comunidade Bahá'í do Brasil para a Tenda Religiões por Direitos
Atividade: Painel sobre o Papel da Religião na Sociedade
Data: 15 de junho, às 17h30
Local: Tenda Religiões por Direitos
Participantes: 25 pessoas
Apoiadores: ABRAWICCA, URI, Casa do Perdão, Brahma Kumaris.
Apresentação realizada por membro da Comunidade Bahá'í do Brasil e acerca da implementação prática dos princípios espirituais na transformação da sociedade. A diferenciação entre religião e espiritualidade, a universalidade de princípios espirituais como a justiça, a unidade e a equidade, e a efetivação dos direitos humanos foram apresentados como veículos para o desenvolvimento sustentável. Foram tratados os mecanismos de proteção e promoção da diversidade religiosa no Brasil, incluindo o papel da sociedade civil e do Estado. Foram então apresentados casos relacionados à intolerância e perseguição religiosa como sendo entraves para a contribuição de parcelas significativas da população no Brasil e no mundo para a construção de uma sociedade em constante evolução.
Atividade: Espiritualidade Diária – Educação e Cultura
Data: 17 de junho, às 8h
Local: Tenda Religiões por Direitos
O programa contou com uma seleção de textos sagrados da Fé Bahá'í e orações que exaltavam a importância da cultura e da educação para a transformação individual e coletiva.

Atividade: Painel sobre Princípios Espirituais para o Desenvolvimento Sustentável
Data: 16 de junho, às 17h30
Local: Tenda Religiões por Direitos
No âmbito da discussão sobre princípios espirituais, foram apresentados os conceitos da guardiania, da eliminação dos extremos de riqueza e pobreza e da participação universal em processos de consulta como elementos cruciais para o desenvolvimento sustentável. Destacou-se a importância da abordagem coletiva na busca de soluções das questões que se apresentam na sociedade no intuito de valorizar a diversidade como um fator enriquecedor da experiência humana.  
Atividade: Vigília promovida pela Tenda Religiões por Direitos
Data: 17 de junho, às 18h
Local: Tenda Religiões por Direitos

Atividade: Cerimônia da Água
Data: 15 de junho, às 17h30
Local: Tenda Religiões por Direitos

3) Atividades Autogestionadas
Atividade: Painel sobre Participação Universal na Solução das Desigualdades Sociais e Econômicas
Quantidade de participantes: 70 pessoas
Data: 17 de junho, às 9h
Local: Tenda Autogestionada 3
Realizado em parceria com o Movimento ATD Quarto Mundo, este painel contextualizou a desigualdade social e econômica como sendo um dos principais entraves para o desenvolvimento. As falas reforçaram o fato de que um dos principais objetivos do desenvolvimento é a promoção da paz, e que as desigualdades impedem que uma grande parcela da população mundial possa contribuir para o desenvolvimento uma vez que são postos à margem dos processos de tomada de decisão. Dentro desse contexto, a participação universal torna-se um elemento chave para que cada indivíduo, comunidade e instituição possa protagonizar a transformação da sua realidade. O estabelecimento de relações de confiança entre os diversos atores é o primeiro passo para que a participação possa se dar de forma efetiva.
Atividade: Reunião diária da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente - REJUMA
Quantidade de participantes: Aproximadamente 15 pessoas
Data: 19 de junho, às 18h
Local: Tenda Sebastião Lan
A Comunidade Bahá'í do Brasil foi convidada a contribuir com a reunião de articulação da Rejuma oferecendo a visão da juventude bahá'í acerca dos temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Foram discutidos os conceitos da guardiania, da eliminação dos extremos de riqueza e pobreza e da importância da participação universal nas consultas realizadas no âmbito familiar, comunitário, nacional e internacional a fim de que a tomada de decisões possa refletir os pontos de vista dos diversos membros da sociedade. O uso da internet como fonte importante de comunicação acessível a toda população foi um dos pontos levantados pelos jovens participantes. O diálogo inclui ainda uma reflexão acerca dos espaços para a participação efetiva da sociedade em todas as esferas de tomada de decisões.
4) Estande da Comunidade Bahá'í do Brasil
Atividade: Apresentação das atividades de ação social desenvolvidas pela Comunidade Bahá'í para o desenvolvimento.
Quantidade de visitantes: Diariamente aproximadamente 500 pessoas
Data: 15 a 23 de junho, de 9h às 19h
Local: Tenda 53
As atividades foram apresentadas por voluntários bahá'ís de onze estados brasileiros e de uma voluntária de El Salvador, que atenderam ao público em Português, Inglês e Espanhol. Materiais relacionados aos princípios bahá'ís relacionados com os temas da Cúpula dos Povos foram disponibilizados em formato de livros eletrônicos gratuitos na página da Editora Bahá'í do Brasil. Conversas significativas que correlacionaram princípios espirituais e transformação social foram travadas com ativistas e visitantes da Cúpula, gerando reflexões acerca do papel da espiritualidade na construção de um mundo mais justo, participativo e sustentável.
O interesse da população atendida no estande bahá'í demonstra a importância da participação das religiões no contexto da Cúpula dos Povos, dada a clara correlação entre espiritualidade e prática desenvolvimentista.
5) Atividades espontâneas
Por demanda dos visitantes do estande da Comunidade Bahá'í do Brasil e com o apoio da Tenda Religiões Por Direitos, foram realizados três atividades espontâneas, não programadas, que oportunizaram a discussão de temas ligados à igualdade de mulheres e homens, à inter-relação entre ciência e religião para o desenvolvimento, aos princípios espirituais e sua ligação com o meio ambiente, e a economia do futuro. Os próximos parágrafos descrevem o enfoque abordado em cada uma dessas atividades. 
Atividade: Diálogo Interativo sobre a igualdade entre homens e mulheres
Quantidade de participantes: 48 pessoas
Data: 20 de junho
Hora: 16h
Local: Tenda 9
Apresentação interativa sobre a igualdade entre mulheres e homens e a sua importância para o desenvolvimento sustentável. A apresentação relacionou objetivos das Metas de Desenvolvimento do Milênio ligados às mulheres e a importância do envolvimento dos homens na promoção da participação feminina em todas as esferas de tomada de decisão, compartilhando a experiência bahá'í com diversas faixas etárias na promoção deste princípio.
Atividade: Diálogo Interativo sobre espiritualidade e  meio ambiente
Quantidade de participantes: 12 pessoas
Data: 19 de junho, às 16h30
Local: Tenda 8
Diálogo acerca dos princípios espirituais aplicados ao contexto do meio ambiente e da sustentabilidade. Apresentou-se uma visão acerca da necessidade de desenvolver mecanismos de consulta com participação universal para a tomada de decisões coletivas, com base nos princípios da guardiania do meio ambiente e do bem comum, sugerindo mudança nos mecanismos de governança, a redução dos extremos de pobreza e riqueza e a inclusão participativa. Destacou-se a espiritualidade como sendo uma ferramenta para empoderamento das populações a fim de promover o desenvolvimento sustentável e continuado da humanidade.

Atividade: Diálogo Interativo sobre ciência, religião e desenvolvimento
Quantidade de participantes: 35 pessoas
Data: 20 de junho, 15h
Local: Tenda 9
Partindo da premissa de que religião e ciência são dois sistemas de conhecimento, o diálogo travado nesta atividade ressaltou a importância da coerência e complementaridade desses dois sistemas na busca por soluções para os grandes desafios enfrentados pela humanidade. Na sociedade atual, faz-se necessário reconhecer que ciência e religião não são realidades dicotômicas e, portanto, não podem ser consideradas auto-excludentes. As soluções propostas para os problemas do mundo sugeridos pela ciência ou pela religião de maneira isolada são incapazes de atender às reais necessidades da sociedade humana, uma vez que ambas lidam com dimensões complementares.

Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisa por marcadores

Convenção Nacional  eleições Burundi Ridván Espanha  bahá'ís (1) 'Abdu'l-Bahá (8) ‘Abdu’l-Bahá (1) 10 bahá'ís presos (1) 12June (3) 2013 (2) 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (6) 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 5ª edição da Caminhada Religiosa pela Liberdade Religiosa (1) 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (1) A Paz como Caminho (1) A Revelação de Bahá'u'lláh (3) Abdias Nascimento (2) Abraão (1) Academia Gurupiense de Letras (1) Acampamento de Verão (1) ação social (9) ação urgente (1) ADCAM (2) Adib Taherzadeh (1) Adib Taherzdeh (1) adolescentes (1) Adriana Trombim Geronimo (1) AEL Jardim Colorado (1) AEL SP (2) Africa do Sul (1) Afro XXI (1) afrodescendentes (1) agentes de transformação (5) Ahmadinejad (11) ajuda humanitária (1) Alagoas (2) aldir soriano (2) Aleksander Hernrik (1) Alexandre Beust (1) Alistair Burt (1) Alteza Real Duque de Edimburgo (1) América do Sul (1) américa latina (3) Americana (1) amnesty international (2) Anápolis (3) Andréa Santini Henriques (1) Anistia Internacional (3) aniversário de Bahá'u’lláh (1) Aniversário do Báb (3) ano novo (1) ano novo bahá'í (2) apoio internacional (2) apostasia (2) Aracaju (2) arco (2) arquitetura (1) arte (2) Arthur Lyon Dahl (1) artigo (8) As Palavras Ocultas (1) Ascensão (1) Ashura (4) Assembleia de Deus (1) Assembleia Espiritual Nacional (3) Assembleia Espiritual Nacional do Brasil (2) assembleia legislativa (1) Assembleia Legislativa do Estado (1) Assessoria de Comunicação (1) ATD Quarto Mundo (2) atividades centrais (6) ato de serviço (2) audiência pública (1) aulas de educação (1) aulas de educação espiritual para crianças (8) australia (1) Ayyám-i-Há (2) Báb (10) Badí (1) Baha'í (2) bahá'í (6) bahá'ís (61) bahá'ís presos (3) Bahá'u'lláh (13) Bahá'u’lláh (1) bahai (10) bahai RS (1) bahai SP (1) bahais (7) baháís (2) Bahia (1) Ban Ki-moon (2) bangkok (2) Bani Dugal (4) barcelona (1) Bauru (1) bbahá'ís (1) Behrokh Akhavan (1) Belarmino Lins (1) belo horizonte (4) benignidade (1) BIC (6) BIHE (3) bispo da Diocese de Acerra (1) blog (1) BPW (1) Brahma Kumaris (2) brasil (45) Brasília (12) Brasl (1) Brazil (1) Brendan McNamara (1) brinquedos ecológicos (1) Buda (1) budistas (1) BWNS (6) calendário (3) calendário maya (1) call for action (1) camara (3) câmara dos deputados (7) caminhada (4) caminhada da paz (2) caminho de serviço (2) Campanha Can You Solve This (1) Campanha Ficha Limpa (12) campanha Quem Financia Baixaria é Contra a Cidadania (1) Campinas (2) candomblecistas (1) Canoas (6) capacitação (2) Carlos José Limongi Sterse (1) Carlos Roberto Osório (1) carta aberta (4) Casa de Adoração Bahá’í (7) Casa Universal de Justiça (7) casamento bahá'í (1) Casas de Adoração Bahá'í (1) Catherine Ashton (1) católicos (1) CBDHPE (1) CCI (1) CCIR (9) CDHM (10) CDHMP (2) CEBRAPAZ (1) celebração (7) Celso Amorim (1) cemiterio (1) centenário (1) Centro Mundial Bahá'í (3) Centro Oeste (1) Charlotte Bunch (1) Chico Alencar (4) Chile (6) ciganos (1) Cinco anos - Basta (2) circo Dralion (1) círculos de estudo (5) cnn (1) código penal iraniano (2) Colégio Marista (1) coletiva de imprensa (1) Comissão da Organização das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (1) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (9) comissão de direitos humanos (3) Comissão sobre o Status da Mulher (1) Comitê Brasileiro de DH e Política Externa (1) Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (1) Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (1) Comunidade Bahá'í do Brasil (56) Comunidade Baháí do Brasil (4) comunidade internacional bahá'í (22) Comunidade Luterana de Brasília (1) Conectas (2) CONER/DF (1) Conexão Repórter (1) conferência (13) Conferência de Ajudantes do Corpo Auxiliar (1) Conferência de Unidade (1) Conferência de Unidade do Sudeste (1) Conferência Indígena do Panamá (1) Conferência Mundial da Paz e Sustentabilidade (1) conferências de juventude (17) congresso nacional (12) CONIC (2) Consciência Negra (2) Conselho de Direitos Humanos da ONU (5) Conselho de Segurança da ONU (1) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (1) consulta bahá'í (2) Consumo (1) Convenção Nacional (3) Convenções Regionais (1) conversas significativas (1) convite (2) Coordenação Bahá'í de Internet do Brasil (1) Copacabana (6) copenhage (1) Coral da Arquidiocese (1) Cordilheira dos Andes (1) Corpo Auxiliar (2) Corpo Continental de Conselheiros (5) corrupção (1) corrupção eleitoral (5) corte (1) cotas (1) CRDHDR (2) CREDN (1) Credos e Crenças (9) crianças (9) cristãos (2) cristianismo (4) cristóvam buarque (1) Cruzada pela Dignidade (1) Cultura de Paz (2) Cultura e Fé (1) Cúpula dos Povos (16) Curitiba (3) Dalai Lama (1) Daniel Tavares (1) Daniella Hiche (12) DAW (1) debate (1) declaração (3) Declaração Nostra Aetate (1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1) Deise Benedito (1) demonstration (1) Deputada Manuela Dávila (1) desafios (1) desastres naturais (2) desenvolvimento social (6) Desenvolvimento Sustenável (3) desenvolvimento sustentável (15) desigualdade racial (1) Desk Nacional de Peregrinação (3) destruição (1) DHNet (1) Dia da Consciência Negra (1) Dia de Ação Global pela sustentabilidade (1) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional da Paz (1) Dia Internacional das Mulheres (1) Dia Internacional dos Direitos Humanos (2) Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial (1) Dia Mundial das RelIgiões (2) Dia Mundial do Meio Ambiente (1) Dia Mundial dos Povos Indígenas (1) Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (3) dia sagrado (4) diálogo inter-religioso (7) diálogos contra o racismo (1) Diane Ala'i (8) Diane Ala’i (2) Diário da Manhã (1) Dilma Roussef (3) diplomacia (1) Direitos Humanos (87) Direitos Humanos e Cidadania: Desafios à Prática Social (1) discriminação racial (8) discurso (1) diversidade religiosa (6) documentário (4) documentos de identificação (2) Dom Ricardo Lindemann (1) Dr. Rosinha (1) Dra. Emilia Rabbani (1) Dulce Magalhães (2) Durban (4) EBC (1) eca (1) Eco-92 (2) economia verde (1) Ecumenismo (2) Editora Bahá'í (2) editorial (1) eduardo azeredo (1) Eduardo Paes (1) Eduardo Santos (1) educação (4) educação espiritual (6) Edvaldo Andrade; Partícula de Deus; Física (1) EFTA (1) egito (6) eleições (5) eleições bahá'ís (2) Eliane Catanhêde (2) emana Mundial da Harmonia entre as Religiões (1) Embaixada de Israel (2) Embaixada do Canadá (1) Enayatollah Vahdat (1) Enchentes (2) encontro (1) Encontro Bahá'í de Homens (2) Encontro Bahá'í de Jovens em Petrópolis (1) Encontro da Nova Consciência (1) Encontro Regional da Juventude (1) Ensinando Aulas para Crianças (1) Ensino Religioso (1) Entre Dois Mundos (1) entrevista (3) equinócio (1) Ervin Laszlo (1) Escola das Nações (3) Escola de Primavera do Sudeste (2) Escola de Verão (1) Escola Olavo Novaes (1) Espírito Santo (1) espiritual para crianças (1) Estadão (2) Estados Unidos (1) estágio (1) Estatuto da Criança e do Adolescente (1) estudantes (1) Ética e Combate à Corrupção (1) EUA (2) evangélicos (1) evento (2) Evin (3) Excelência em todas as coisas (1) exposição (2) facebook (1) Faculdade Tahirih (1) família (4) famosos (1) Fé Bahá'í (52) Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (1) FENDH (1) Ferial Sami (1) Fernando Neme (1) Festival Craques da Paz (1) Festival das Luzes (1) FIDH (2) fim do mundo (1) Flavio Azm Rassekh (5) florianopolis (1) FOAFRO (1) folha de londrina (1) Folha de São Paulo (4) Fórum Internacional de Meio Ambiente (1) Frank R. Wolf (1) frente parlamentar (1) Frente pela Liberdade no Iran (3) Gabriel Marques (3) Gajop (1) GEAR (2) Genebra (1) genero (4) gênero (1) geraldo mesquita (3) Geraldo Thadeu (1) GGCA (2) Global Media Monitoring Project (1) GloboNews (1) GNRC (4) Goiânia (5) Goiás (1) gotas de fé (1) Governador-Geral do Canadá (1) Goyazes (1) Grupo de Diálogo Inter-Religioso (1) Grupo de Trabalho da Paz (1) Grupo OBA (1) Guardião (1) Gurupi (3) Haifa (1) Haiti (1) hijab (2) Hillel (2) holocausto (3) homenagem (2) Human Rights Watch (2) hunduístas (1) Igreja da Família (1) igualdade de gênero (2) igualdade racial (5) II Encontro de Jovens do Sudeste (2) India (1) indian express (1) indígenas (4) inscrições (1) Instituto Aura Mater (1) Instituto Bahá'í para Educação Superior (1) Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos (1) Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (1) Instituto para Estudos em Prosperidade Global (1) Instituto Pró-Livro (1) Instituto Ruhí (10) INSTRAW (1) internacional (27) International Campaign for Human Rights in Iran (2) Interprogramas (1) intolerância religiosa (40) irã (129) Iradj (7) Iradj Eghrari (14) Iran Human Rights (1) Iriny Lopes (1) Irlanda (1) Irrestritos como o Vento (1) islamismo (2) Israel (7) Israel e a Fé Bahá'í (2) itália (1) Itarmaraty (2) Ivanir dos Santos (3) jainistas (1) Jamshid Arjomandi (1) Janet Ruhe-Schoen (1) Janete Rocha Pietá (1) Jardim do Ridván (1) JB (1) jejum (3) Jesus Cristo (1) João Pessoa (1) Jonny Carlos (1) jornal (1) jornalismo (1) jovens (15) judaísmo (3) judeus (4) julgamento (25) Juliet Thompson (1) justiça (14) juventude (13) kardecistas (1) Kari-Oca (1) Kariri-Xocó (1) Keyvan Nikobin (1) Krishna (1) laranjeira do Báb (1) Laudemar Aguiar (1) Legião da Boa Vontade (1) legislação (9) leitura (1) Léo Soares (1) Leonora Armstrong (1) liberdade religiosa (21) liderança religiosa (1) lideranças presas (45) Língua Portuguesa (1) literatura (4) Literatura Bahá’í (2) Livro 3 (1) Livro 7 (1) local (2) Lua Getzinger (1) Luiz Campos (1) Luiz Castro (1) Luiz Couto (5) Lula (18) m Amor que Não Espera (1) Maceió (4) Mãe Liliana D´Oxum (1) Mahmood Amiry-MoghaddamAnia Cavalcante (1) mahmoud ahmadinejad (5) Maja Daruwala (1) Manaus (1) manifestação (2) Maomé (2) marcha pela paz mundial (1) marcha pela paz mundial e não violência (1) Marco Aurelio Garcia (1) Maria de Nazaré Farani (1) Martha Root (1) martírio (2) Mary Aune (11) Mary McAleese (1) May Akale (1) MCCE (11) meio ambiente (5) Membros do Corpo Auxiliar (1) Mercosul (2) Mestre Aramati (1) mídia (3) Ministro Paulo Vannuchi (2) minorias (3) Mobina Jaffer (1) Mohsen Shaterzadeh (2) Moisés (1) Monica Waldvogel (1) Monsenhor Salvatore Giovanni Rinaldi (1) Monte Carmelo (1) Monumento à Paz Mundial (2) Monumento da Paz (1) Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (5) Movimento de Mulheres Negras/DF (1) Movimento Diálogo Inter Religioso contra a Intolerância Religiosa Pela Paz (1) MRE (5) muçulmanos (4) mudanças climaticas (6) Muhammad (1) mulheres (8) mundo (2) Na’aamat Pioneiras São Paulo (1) Nações Unidas (7) Nahid Shams (1) não-envolvimento em política partidária (2) natal bahá'í (1) Naw-Rúz (5) Neda Najmi (1) Nelson Mandela (1) nota pública (1) Núr (1) O Convênio de Bahá’u’lláh (2) OAB (1) Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1) OEA (1) OICD (1) Olphir Cavalcante (1) onferência Mundial de Direitos Humanos (1) Onno Vinkhuyzen (1) ONU (43) ONU Mulheres (3) oração (7) Ordem Administrativa (5) Ordem Rosa Cruz (1) Oriente Médio (2) OSAGI (1) palestra (3) parlamento das religiões mundiais (1) Parlasul (1) Parque Ibirapuera (1) participação nos discursos da sociedade (4) Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade (1) Paulo Delgado (2) Paulo Paim (1) Paulo Vannuchi (1) paz (4) paz mundial (5) Peace Globalnet (2) Pedro Wilson (3) Pejman Samoori (3) pena de morte (3) peregrinação (3) Perly Cipriano (1) Pernambuco (1) perseguição (19) perseguição religiosa (2) Pérsia (1) Peter Adriance (3) PIDCP (1) pioneirismo bahá'í (4) PNDH III (1) PNDH-3 (1) política (1) politica externa (2) política externa (1) Porto Alegre (1) Porto Feliz (1) pré-jovens (6) Prefeitura de Goiânia (1) Prêmio Baluarte (1) Presidência da República (1) princípios (1) prisão (1) prisões (1) proclamação (1) programa (1) Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens (12) PROINFO (1) Projeto de Lei (1) promotor geral (1) pronunciamento (2) propaganda (1) protagonismo (1) r (1) raça (4) racial (5) racismo (8) Rainha Elizabeth II (1) reciclagem (1) Rede Afrobrasileira Sociocultural (1) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (1) Rede Globo (1) Regra de Ouro (1) Reino Unido (1) relações internacionais (2) relatório (1) religião (30) Religião de Deus (1) religião de matriz africana (2) religious freedom (1) requerimento (1) resolução (3) responsabilidade coletiva (2) RETS (1) reunião de reflexão (1) reunião devocional (4) revelação progressiva (2) Ricardo Rubim (1) Ridván (4) rio de janeiro (29) Rio+20 (20) RN (1) Roberto Cabrini (1) Roberto Monte (1) Roxana Saberi (3) Said Akhavan (1) Salvador (5) Sam Cyrous (2) Santa Catarina (1) santuário (3) São Paulo (14) São Sebastião (2) Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (2) SEDH (2) Semana da Paz em Goiânia (1) seminário caminhos para liberdade religiosa pelo dia nacional de combate à intolerância religiosa (1) Seminário de Mídia (1) seminário do Instituto (1) Seminários ISGP (5) senado (8) Senado Federal (1) Senado. relações exteriores (1) senador (1) senadora fatima cleide (1) Seppir (1) Sergio Serber (1) serviço à humanidade (4) Shiraz (2) Shiráz (1) Shirin Ebadi (10) Shoghi Effendi (3) sikhs (1) Simpósio Nacional da Paz (1) Siron Franco (3) sistema de cotas (2) Site (1) sociedade (3) solidariedade (5) Soltani (2) Soltaniéh (2) Sônia Shafa (1) Stephen Harper (1) Superior Tribunal Federal (1) Supremo Tribunal Federal (1) Susanne Tamas (1) Sustentabilidade e Desenvolvimento (1) Tahereh (1) Tahirih (2) Tahirih Naylor (2) tecnologia nuclear (1) televisão (1) Templo (8) Terra Santa (4) terreiro (1) Titanic (1) Tocantins (2) tribunal (1) twitter (1) UE (1) UFSC (1) UMAPAZ (1) umbanda (2) umbandistas (2) UMEF Ricardina Stamato da Fonseca (1) UnB (1) UNEGRO/DF (1) Unesco (1) União Européia (4) unicidade de Deus (2) unidade da humanidade (6) unidade racial (1) UNIFEM (1) Unipaz (1) United4Iran (5) universidade (3) Universidade de Pernambuco (1) universitários (1) Univesidade de Oslo (1) UNODC (1) UPF (2) UPR (3) urânio (1) URI (3) USP (1) valor economico (1) véu (1) VI Conferência da Paz (1) viagens (3) video (2) viena (1) Vigília de Oração (2) Vila Velha (1) violência (1) violência contra as mulheres (3) Você Pode Resolver Isso (1) Você Pode Resolver Isso? (1) Washington Araújo (4) WICCA (1) wiccanos (1) Wilmette (1) Yarán (18) Zacarias Martins (1) zoroastrianos (1)