25 pessoas convocadas para servir na proteção e propagação da Fé Bahá'í
Nos dias 24 e 25 de março, o Centro Educacional Soltaniéh, em Mogi Mirim (SP), sediará a primeira conferência de ajudantes do Corpo Auxiliar, que atuam junto aos Conselheiros Continentais para levar adiante aspectos relacionados com a propagação e a proteção da Fé Bahá'í no Brasil. O evento será voltado para os ajudantes do Estado de São Paulo, e buscará promover uma reflexão sobre os aspectos práticos da função que irão desempenhar.
Em sua mensagem de 1 de janeiro de 2011 aos bahá'ís do mundo, a Casa Universal de Justiça assegura que, por meio de consultas a respeito do Plano, “a compreensão [dos indivíduos] se aprofundará e, cônscios das forças espirituais que os apoiam, tomarão a resolução de fazer desse empreendimento global o objeto de sua preocupação pessoal e de virem a se tornar tão empenhados com o bem-estar da família humana como o estão com os seus entes mais queridos.”
Segundo a Membro do Corpo Auxiliar (MCA) Beatriz Gardinali, responsável pela região de São Paulo, “o conteúdo desta Conferência é um poderoso instrumento para a capacitação”, e por isso a participação será aberta também para membros das agências dos agrupamentos daquela região. Preparado pelo Centro Internacional de Ensino, o material utilizado promoverá oportunidades de consulta sobre os desafios e oportunidades que se apresentam diante da comunidade bahá'í nessas duas grandes áreas de atuação.
Na mensagem da Casa Universal de Justiça de 28 de dezembro de 2010 ao Corpo de Conselheiros Continentais é destacado que o sentimento de “superioridade moral” entre os bahá'ís deve ser evitado. Assim sendo, os membros do Corpo Auxiliar e seus ajudante – assim como os membros de toda e qualquer instituição bahá'í – devem “reconhecer a importância de dois fundamentais preceitos interligados: por um lado, que o alto padrão de conduta incutido pela Revelação de Bahá'u'lláh não admite nenhuma transigência; que não pode, de modo algum, ser rebaixado, e que todos devem fixar o olhar em suas alturas sublimes. Por outro lado, é forçoso reconhecer que, como seres humanos, estamos longe de ser perfeitos - o que é esperado de todos é um sincero esforço diário.”
Ajudantes em São Paulo
Vinte e cinco indivíduos foram nomeados para atuar como ajudantes do Corpo Auxiliar na região de São Paulo. As indicações foram feitar após consultas realizadas entre os Conselheiros Continentais responsáveis pela região do Brasil, Ingrid Conter e Pejman Samoori, e a Membro do Corpo Auxiliar de Proteção encarregada do Estado de São Paulo, Beatriz Gardinali. Os nomes foram divulgados em 7 de janeiro de 2012.
“Cada um desses ajudantes foi cuidadosamente escolhido pelos seus serviços à Fé, por sua situação estratégica, por sua experiência acumulada, por sua compreensão do processo, por sua lealdade à Causa”, ressalta Beatriz. “Ganhar as metas do atual Plano vai requerer um novo modo operante, que teremos que aprender fazendo, todos juntos”, enfatizou a MCA na carta de convocação enviada aos nomeados.
Beatriz ressalta ainda que haverá uma reunião prévia dos ajudantes designados para a área de proteção, que será realizada na noite do dia 23 de março. “É importante que todos esses amigos possam estar presentes nessa data”, reforçou ela.
Confira abaixo os nomes dos indivíduos indicados como ajudantes do Corpo Auxiliar para o período de cinco anos:
Proteção: Keyvan Macedo, Homa Monadjem, Marcos Alan Ferreira, Luiz Serafim, Henri Vahdat, André Cillo e Vahid Sherafat.
Propagação: Luiz Carlos Belo, Bárbara Saar, Marcos Tabacow, Roberto Paulo da Silva, Cássio Christianini, Andressa Pinesi, Giovana Giomo, Mariana Silva, Saulo Nascimento, Maisa Martins, Vera Fadel, Jena Shams, Talieh V. Ferreira, Vahid Vahdat, Carmen Onofre, Maria das Dores Oncala, Brian Malkin, Denise Malkin e Ruth Rocha.
Ordem Administrativa: Conselheiros Continentais, MCAs e seus Ajudantes
Os Corpos Continentais de Conselheiros da Fé Bahá'í foi estabelecido em 1968, pelo órgão máximo da Fé Bahá'í, a Casa Universal de Justiça, recebendo guia direta do Centro Internacional de Ensino (instituição que funciona em íntima proximidade com a Casa Universal de Justiça).
A indicação dos conselheiros é feita pela própria Casa Universal de Justiça. Os conselheiros nomeados, então, indicam devotos de todas as regiões do país para exercerem a função de Membros do Corpo Auxiliar (MCAs), que por conseguinte nomeiam indivíduos para atuarem como seus ajudantes. Em todos os casos são designadas funções de proteção e propagação da Fé Bahá'í.
A Ordem Administrativa Bahá'í investe os corpos eleitos de autoridade para tomarem decisões que orientarão as comunidades, incumbindo-lhes de oferecer influência espiritual, moral e intelectual, tanto sobre as vidas dos crentes como sobre o trabalho das instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário