A Escola Olavo Novaes, na Ilha de Marajó (PA) realizou ao longo do primeiro semestre atividades voltadas aos professores e alunos e ainda um projeto de meio ambiente, cujo subtema foi a biodiversidade. E para comemorar, uma quermesse junina no dia 12 de junho que, com a ajuda de funcionários e da comunidade, foi um grande sucesso, possibilitando a aquisição do laboratório de informática para a inclusão digital dos nossos alunos, através do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) do governo federal.
Em parceria com o circo Dralion e patrocínio de empreendedores locais, tais como Marajó Materiais de Construção, rede de farmácia Big Farma, Restaurante Umuarama, Pousada dos Guarás e outros, a escola envolveu os alunos em atividade educativa e lúdica junto ao circo Dralion, o que rendeu uma peça teatral com foco na preservação da vida animal e enfatizando as espécies em extinção na Amazônia.
Ainda com foco em meio ambiente, a escola desenvolveu o projeto “Ciranda do Saber”, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação na região. De acordo com cada nível escolar, conteúdo e temas transversais, foram desenvolvidas atividades tais como palestras; visita auxiliadas por guias aos mangues, praias e a mata do Bacurizal. Após documentarem suas descobertas, os alunos apresentaram, no dia 18 de junho, trabalhos escritos, construções de murais e peças teatrais, momento que foi presenciado por autoridades municipais e a comunidade escolar. Os trabalhos selecionados foram enviados para o site do concurso promovido pelo Ministério de Meio Ambiente, e estamos aguardando o resultado.
Já os professores, inspirados nas aulas teóricas e praticas da professora Ioneli Bessa (Universidade Estadual do Pará), foram estimulados a elaborarem um planejamento adequado no ensino da leitura e da escrita às crianças na faixa etária de 5 a 14 anos. Bem como o ensino da matemática foi impulsionado com orientações do professor Antonio Sergio Oliveira, também da Universidade Estadual do Pará, o que possibilitou aos professores da escola Olavo Novaes a aprenderem a planejar e executar de uma forma mais prazerosa os conteúdos a serem aplicados aos alunos.
Para o segundo semestre, a meta da escola é promover mais duas formações pedagógicas em arte e psicopedagogia, o que já está sendo articulado com a Universidade Estadual do Pará. Apoiada pela comunidade bahá'í, a escola oferecerá também aos professores a formação no Livro 3, "Ensinando Aulas para Crianças", do Instituto Ruhí¹.
¹O Instituto Ruhi desenvolveu, ao longo dos anos, uma sequência de livros de aprofundamento espiritual, que são utilizados nos círculos de estudo promovidos pela comunidade bahá'í em todo o mundo. Os materiais focam no reconhecimento da essência espiritual do ser humano e estimulam os participantes dos círculos de estudo a colocarem seus talentos e capacidades a serviço da humanidade.
O Livro 3, "Ensinando Aulas para Crianças", tem por objetivo capacitar indivíduos para prover aulas espirituais para crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário