Manifestação abrange pessoas de diversas crenças e religiões, inclusive ateus em busca de liberdade de expressão
No dia 19 de setembro será realizada a 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa na orla de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). A caminhada é um manifesto contra o sentimento de intolerância religiosa, comandada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa , que tem à frente o Babalawo Ivanir dos Santos.
A manifestação abrange pessoas de diversas religiões (judeus, muçulmanos, bahá’ís, católicos, evangélicos, adeptos do candomblé, umbandistas, maçônicos, ciganos, indígenas), inclusive ateus que buscam a aceitação social. Em comum, todos buscam a liberdade religiosa, sem preconceitos. A Comunidade Bahá'í do Brasil, com ativo empenho da Assembleia Espiritual Local dos bahá'ís do Rio de Janeiro, participa desde o primeiro evento, realizado em 2008.
Durante a organização da Caminhada, as plenárias permitiram um diálogo inter-religioso construtivo, em que os grupos religiosos se uniram contra ações internacionais que violam os direitos humanos, como recentemente a expulsão de povos ciganos pelo governo francês.
Paralelamente à Caminhada, serão realizados eventos beneficentes como arrecadação de alimentos, atividades culturais, artísticas, desportivas e musicais de voluntários religiosos. O evento terá apoio também da Polícia Militar, que hospedará em seus alojamentos caravanas de outros estados. A polícia também recebeu da comissão da Caminhada orientações quanto às diferentes religiões, tendo em vista uma melhor preparação para o respeito às diferenças religiosas.
A caminhada contará com 6 trios elétricos, dos quais 2 serão carretas musicais; 3 caminhões para religiosos; e 1 caminhão pequeno para transportar pessoas idosas ou com locomoção limitada.
Somente serão permitidas falas de um representante de cada religião ou segmento religioso, já determinado previamente pela comissão, e sem nenhuma vinculação política. Também é proibida vinculação financeira no evento ou nas atividades da comissão.
Serviço
Data: 19/09/2010
Hora: concentração às 11h
Local: Posto 6, Orla de Copacabana, Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário