A 3ª Caminhada em defesa da Liberdade Religiosa realizada no dia 19 de setembro, domingo, na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 150 mil participantes, segundo a imprensa. Ao som de grupos como Olodum, seis trios elétricos animaram a manifestação, que reuniu a comunidade judaica , muçulmanos, bahá’ís – que participam desde a primeira edição da caminhada –, praticantes de wicca, hare krishnas, agnósticos, anglicanos, católicos e outras deniminações cristãs, maçons e ciganos. Mas a predominância foi das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé que, segundo Ivanir dos Santos, organizador do evento, são as principais vítimas da intolerância no Brasil.
Esta foi a terceira edição da caminhada, organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) do Rio de Janeiro. De acordo com o interlocutor da instituição, Ivanir dos Santos, o grande destaque foi o aumento da participação de católicos e anglicanos no evento. A caminhada
teve o seu início em 2008, quando reuniu cerca de 20 mil pessoas; em 2009, uns 80 mil; em 2010, estima-se que foram mais de 150 mil. Segundo a Ialorixá Nadir Alves, 73 anos, “o evento é importante para reunir os adeptos das mais diversas religiões e segmentos religiosos, sem preconceito ou discriminação, pois Deus é um só”.
O evento terminou às 17h30, próximo à Praça do Lido, em Copacabana, com o eletrizante show da cantora Rita Ribeiro “tecnomacumba”, que fez todos os participantes dançarem ao som contagiante.
A promessa de uma 4ª Caminhada mais concorrida para 2011 foi firmada por Ivanir dos Santos, e o Agrupamento Sol do Rio desde já convida os bahá'ís do Brasil todo para juntarem-se à Comunidade Bahá'í no 3º domingo de setembro de 2011 no Rio de Janeiro para marcar presença com um número significativo de bahá'ís e ter mais visibilidade na caminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário