***************

ATENÇÃO!
Este blog será desativado em breve.

Para ter acesso a informações atualizadas sobre as atividades da Comunidade Bahá'í do Brasil,
acesse a página oficial em http://www.bahai.org.br.


****************

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Movimentos lançam campanha pela integralidade e implementação do PNDH-3

Entidades da sociedade civil e movimentos populares divulgam manifesto de lançamento de campanha nacional para mobilizar a sociedade na defesa e implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos 3.

Eles exigem a revogação do decreto presidencial que altera o PNDH-3.

Organizações da sociedade civil e movimentos populares lançam nesta quinta-feira (20/05) uma campanha nacional em defesa da integralidade e pela implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos 3, conforme publicado no decreto 7037, de 21 de dezembro de 2009. Para os integrantes da campanha, o PNDH-3 é resultado de um amplo processo participativo, que articula múltiplas agendas e ações programáticas que expressam o conjunto dos direitos humanos, e traduz os preceitos consagrados na Constituição Federal de 1988, comprometendo os agentes públicos e as instituições do Estado com a efetivação de ações para garantir esses direitos.

Por isso, pedem a revogação imediata do Decreto nº 7.177, de 13/05/2010, em respeito ao processo democrático e participativo de construção do PNDH-3. E também a instalação do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do PNDH-3, com ampla participação da sociedade civil.

Desde que foi lançado, em dezembro de 2009, o PNDH-3 vem sofrendo duros ataques de setores conservadores da sociedade – sobretudo a igreja, os proprietários dos grandes meios de comunicação, setores antidemocráticos do Exército e latifundiários. Esses segmentos não reconhecem o processo de construção participativa que resultou no Programa Nacional de Direitos Humanos e pressionaram o governo federal por mudanças em sua redação. Na última semana, o governo cedeu às pressões e recuou em algumas ações e diretrizes do PNDH-3.

A campanha se soma a uma série de iniciativa estaduais já em curso propõe a criação de comitês municipais e estaduais comprometidos com a defesa do PNDH-3 e de sua implementação. As organizações envolvidas também pretendem capacitar lideranças sociais e públicas para a compreensão do PNDH-3 e para a defesa de sua implementação, além de propor debates em instituições educacionais e públicas.

Como forma de fazer frente aos ataques conservadores, a campanha também produzirá e veiculará informações sobre o PNDH-3. Outra recomendação é para que Estados e Municípios que já tem um Programa de Direitos Humanos expressem publicamente sua adesão ao PNDH-3 e se comprometam com atualização e/ou instituição de programas equivalente nas respectivas esferas administrativas.

Leia abaixo a íntegra do manifesto de lançamento da Campanha Nacional. Adesões podem ser feitas via site da iniciativa: www.pndh3.com.br

Mais informações para a imprensa: Bia Barbosa – Intervozes: (11) 8151-0046



MANIFESTO NACIONAL

CAMPANHA PELA INTEGRALIDADE E IMPLEMENTAÇÃO DO PNDH-3

Nós, organizações sociais, movimentos sociais, sindicatos, redes e outras da sociedade civil brasileira, historicamente comprometidas com a promoção dos direitos humanos, manifestamos publicamente nossa posição sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Entendemos que:

1. O PNDH-3 é resultado de amplo processo participativo. Resultou das diretrizes aprovadas na 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada em dezembro de 2008, e na sistematização de resoluções de mais de 50 conferências nacionais sobre diversos temas. A participação direta da população, das organizações sociais e populares, dos gestores públicos das três esferas de governo, dos legislativos e de setores do judiciário na construção de propostas de políticas públicas é um grande avanço consagrado na Constituição Federal de 1988. Múltiplos agentes e agendas estão articulados no PNDH-3, cuja marca é, acima de tudo, a convergência e expressa a participação efetiva da pluralidade e da diversidade.

2. O PNDH-3 traduz de consistente a transversalidade, a indivisibilidade e a interdependência dos direitos humanos. Articula diretrizes, objetivos estratégicos e ações programáticas em seis eixos estratégicos que expressam o conjunto dos direitos humanos, atendendo ao recomendado pela II Conferência Mundial de Direitos Humanos (Viena, 1993). Neste sentido, constitui-se num avanço de formulação em relação às duas primeiras versões do PNDH (de 1996 e de 2002).

3. O PNDH-3 dá visibilidade aos diversos sujeitos de direitos humanos. Reconhece que os sujeitos de direitos, em sua diversidade e multidimensionalidade são os verdadeiros agentes da formulação e também os destinatários prioritários das ações de direitos humanos. O reconhecimento da diversidade e da pluralidade dos sujeitos se traduz em propostas de ação que têm no fortalecimento desses mesmos sujeitos o caminho central para a efetivação dos direitos humanos.

4. O PNDH-3 traduz os preceitos consagrados na Constituição Federal de 1988 e assume os compromissos internacionais com a realização dos direitos humanos. O PNDH-3 compromete os agentes públicos e as instituições do Estado, respeitando a independência republicana dos poderes, com a efetivação de ações para efetivar os direitos humanos, dando um passo à frente para que os direitos humanos tenham força programática e possam se traduzir em ações efetivas dos órgãos públicos que possam ser amplamente monitoradas pela sociedade.

5. O PNDH-3 carrega uma concepção contemporânea de direitos humanos que se opõe aos conservadorismos e às compreensões restritas e restritivas de direitos humanos. Estas concepções ainda estão fortemente presentes na sociedade brasileira e se manifestaram de forma contundente na reação de setores conservadores que tem publicamente se dito contrários ao PNDH-3. Por isso, a defesa do PNDH-3 é também a defesa de uma compreensão ampla e que abre espaço para os sujeitos populares e sua cada vez mais inclusão nos processos de luta e de reconhecimento dos direitos humanos.

6. O PNDH-3 é instrumento de política pública Apresenta várias propostas de ações programáticas que incidem sobre os diversos temas da política pública, propõe-se a ser de Estado, mais do que de governo. Por isso, induz processos que deverão se traduzir em previsões orçamentárias, em indicadores de monitoramento e, acima de tudo, em dinâmicas permanentes de participação e de controle social público com ampla participação da sociedade civil. Neste sentido, o PNDH-3 abre caminho para que sejam implementados avanços na perspectiva de um Sistema Nacional de Direitos Humanos, na linha do que aprovou a IX Conferência Nacional de Direitos Humanos (2004).

7. O PNDH-3 é processo em construção. Boa parte das proposições nele contidas demandam debate, processos legislativos, iniciativas judiciais e implementação de políticas públicas. Como se pretende decenal, está aberto à definição de prioridades que haverão de se traduzir em Plano Bienais a serem incorporados aos diversos instrumentos de planejamento da ação e do financiamento do Estado. Também convoca as unidades federadas a participar do processo aderindo ao PNDH-3 e, sobretudo, atualizando e/ou instituindo Programas Estaduais e Municipais de Direitos Humanos.


Desta forma, manifestamos nossa oposição frontal às seguintes medidas, concretizadas após a publicação do PNDH-3 em dezembro de 2009:

1. O Decreto nº 7.177, assinado pelo Presidente Lula e pelo Ministro Paulo Vannuchi, e publicado em 13/05/2010 que altera vários pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) originalmente publicado em dezembro de 2009, por ter sido feito sem o devido respeito ao processo democrático e participativo.

2. O Projeto de Decreto Legislativo nº 16, de 10/02/2010, apresentado pelo Líder do PSDB no Senado Federal, Senador Arthur Virgílio, que susta os efeitos do Decreto que instituiu o PNDH-3, rejeitando o argumento de que o PNDH-3 é eleitoreiro e lembrando que, se o PNDH-3 foi publicado há oito meses da eleição presidencial, o PNDH-2, obra do governo FHC, foi publicado há cinco meses da eleição e nem por isso foi compreendido como eleitoreiro.

3. Os Projetos de Decreto Legislativo que tramitam na Câmara dos Deputados: nº 2386, 2397, 2398 e 2399/2010, do deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), nº 2550/2010, do deputado Moreira Mendes (PPS-RO) e nº 2552/2010, do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), por não respeitarem o processo democrático participativo de construção do PNDH-3 e a autonomia do Poder Executivo para legislar sobre temas programáticos.


Pelos motivos acima expressos, lançaremos uma CAMPANHA NACIONAL que visa mobilizar a sociedade brasileira na defesa e implementação do PNDH-3. Por isso, cobramos do governo federal :

1. A revogação do Decreto nº 7.177, de 13/05/2010, em respeito ao processo democrático e participativo de construção do PNDH-3.

2. Imediata instalação do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do PNDH-3 com ampla participação da sociedade civil para viabilizar o previsto no artigo 4º do Decreto que instituiu o PNDH-3.

3. Abertura de processo público e participativo para a elaboração do primeiro Plano Bienal previsto no artigo 3º do Decreto que instituiu o PNDH-3.

4. Aprovação do Projeto de Lei que cria o novo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) em tramitação no Congresso Nacional, e sua instalação a fim de que seja efetivado o espaço público de participação e controle social da política nacional de direitos humanos.


A fim de ampliar a base de apoio e a dinâmica de organização da Campanha, propomos que as organizações que a apóiam promovam atividades no sentido de:

1. Proposição para que Estados e Municípios que já tem Programa de Direitos Humanos expressem publicamente sua adesão ao PNDH-3 e se comprometam com atualização e/ou instituição de Programas nas respectivas esferas administrativas.

2. Criação de Comitês que reúnam diversos agentes sociais e públicos comprometidos com a defesa do PNDH-3 e de sua implementação a fim de se constituir em espaços de mobilização da sociedade brasileira e de ampliação e capilarização dos propósitos da Campanha Nacional.

3. Promoção da informação sobre o PNDH-3 através de diversos meios a fim de alertar a sociedade sobre a importância do PNDH-3 e da defesa de sua integralidade e da exigência de sua implementação, como forma de fazer frente aos ataques conservadores.

4. Realização de ações de capacitação de lideranças sociais e públicas para a compreensão do PNDH-3 e para a defesa de sua implementação através de processos de educação social e de educação popular, além de propor debates em instituições educacionais e em diversos espaços e instituições públicas.

Para realizar o que aqui expressam, as organizações promotoras da CAMPANHA NACIONAL se comprometem a mobilizar esforços e a construir um amplo processo de convergência de agendas e de ações de tal maneira a efetivar os objetivos e as ações aqui propostas. Para aderir à campanha, visite www.pndh3.com.br


Brasília, 20 de maio de 2010.


CAMPANHA NACIONAL PELA INTEGRALIDADE E IMPLEMENTAÇÃO DO PNDH-3
ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais); ABONG (Associação Brasileira de ONGs); AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras); CEN (Coletivo de Entidades Negras), CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Comunidade Bahá’í do Brasil; Fala Preta – Organização de Mulheres Negras; FENDH (Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos); INESC; Intervozes; Justiça Global; MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos); Processo de Articulação e Diálogo entre Agências Ecumênicas Européias e Parceiros Brasileiros; Plataforma DHESCA Brasil; Relatoria Nacional para o Direito Humano à Terra, Território e Alimentação; Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Terra de Direitos.

Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisa por marcadores

Convenção Nacional  eleições Burundi Ridván Espanha  bahá'ís (1) 'Abdu'l-Bahá (8) ‘Abdu’l-Bahá (1) 10 bahá'ís presos (1) 12June (3) 2013 (2) 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (6) 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 5ª edição da Caminhada Religiosa pela Liberdade Religiosa (1) 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (1) A Paz como Caminho (1) A Revelação de Bahá'u'lláh (3) Abdias Nascimento (2) Abraão (1) Academia Gurupiense de Letras (1) Acampamento de Verão (1) ação social (9) ação urgente (1) ADCAM (2) Adib Taherzadeh (1) Adib Taherzdeh (1) adolescentes (1) Adriana Trombim Geronimo (1) AEL Jardim Colorado (1) AEL SP (2) Africa do Sul (1) Afro XXI (1) afrodescendentes (1) agentes de transformação (5) Ahmadinejad (11) ajuda humanitária (1) Alagoas (2) aldir soriano (2) Aleksander Hernrik (1) Alexandre Beust (1) Alistair Burt (1) Alteza Real Duque de Edimburgo (1) América do Sul (1) américa latina (3) Americana (1) amnesty international (2) Anápolis (3) Andréa Santini Henriques (1) Anistia Internacional (3) aniversário de Bahá'u’lláh (1) Aniversário do Báb (3) ano novo (1) ano novo bahá'í (2) apoio internacional (2) apostasia (2) Aracaju (2) arco (2) arquitetura (1) arte (2) Arthur Lyon Dahl (1) artigo (8) As Palavras Ocultas (1) Ascensão (1) Ashura (4) Assembleia de Deus (1) Assembleia Espiritual Nacional (3) Assembleia Espiritual Nacional do Brasil (2) assembleia legislativa (1) Assembleia Legislativa do Estado (1) Assessoria de Comunicação (1) ATD Quarto Mundo (2) atividades centrais (6) ato de serviço (2) audiência pública (1) aulas de educação (1) aulas de educação espiritual para crianças (8) australia (1) Ayyám-i-Há (2) Báb (10) Badí (1) Baha'í (2) bahá'í (6) bahá'ís (61) bahá'ís presos (3) Bahá'u'lláh (13) Bahá'u’lláh (1) bahai (10) bahai RS (1) bahai SP (1) bahais (7) baháís (2) Bahia (1) Ban Ki-moon (2) bangkok (2) Bani Dugal (4) barcelona (1) Bauru (1) bbahá'ís (1) Behrokh Akhavan (1) Belarmino Lins (1) belo horizonte (4) benignidade (1) BIC (6) BIHE (3) bispo da Diocese de Acerra (1) blog (1) BPW (1) Brahma Kumaris (2) brasil (45) Brasília (12) Brasl (1) Brazil (1) Brendan McNamara (1) brinquedos ecológicos (1) Buda (1) budistas (1) BWNS (6) calendário (3) calendário maya (1) call for action (1) camara (3) câmara dos deputados (7) caminhada (4) caminhada da paz (2) caminho de serviço (2) Campanha Can You Solve This (1) Campanha Ficha Limpa (12) campanha Quem Financia Baixaria é Contra a Cidadania (1) Campinas (2) candomblecistas (1) Canoas (6) capacitação (2) Carlos José Limongi Sterse (1) Carlos Roberto Osório (1) carta aberta (4) Casa de Adoração Bahá’í (7) Casa Universal de Justiça (7) casamento bahá'í (1) Casas de Adoração Bahá'í (1) Catherine Ashton (1) católicos (1) CBDHPE (1) CCI (1) CCIR (9) CDHM (10) CDHMP (2) CEBRAPAZ (1) celebração (7) Celso Amorim (1) cemiterio (1) centenário (1) Centro Mundial Bahá'í (3) Centro Oeste (1) Charlotte Bunch (1) Chico Alencar (4) Chile (6) ciganos (1) Cinco anos - Basta (2) circo Dralion (1) círculos de estudo (5) cnn (1) código penal iraniano (2) Colégio Marista (1) coletiva de imprensa (1) Comissão da Organização das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (1) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (9) comissão de direitos humanos (3) Comissão sobre o Status da Mulher (1) Comitê Brasileiro de DH e Política Externa (1) Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (1) Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (1) Comunidade Bahá'í do Brasil (56) Comunidade Baháí do Brasil (4) comunidade internacional bahá'í (22) Comunidade Luterana de Brasília (1) Conectas (2) CONER/DF (1) Conexão Repórter (1) conferência (13) Conferência de Ajudantes do Corpo Auxiliar (1) Conferência de Unidade (1) Conferência de Unidade do Sudeste (1) Conferência Indígena do Panamá (1) Conferência Mundial da Paz e Sustentabilidade (1) conferências de juventude (17) congresso nacional (12) CONIC (2) Consciência Negra (2) Conselho de Direitos Humanos da ONU (5) Conselho de Segurança da ONU (1) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (1) consulta bahá'í (2) Consumo (1) Convenção Nacional (3) Convenções Regionais (1) conversas significativas (1) convite (2) Coordenação Bahá'í de Internet do Brasil (1) Copacabana (6) copenhage (1) Coral da Arquidiocese (1) Cordilheira dos Andes (1) Corpo Auxiliar (2) Corpo Continental de Conselheiros (5) corrupção (1) corrupção eleitoral (5) corte (1) cotas (1) CRDHDR (2) CREDN (1) Credos e Crenças (9) crianças (9) cristãos (2) cristianismo (4) cristóvam buarque (1) Cruzada pela Dignidade (1) Cultura de Paz (2) Cultura e Fé (1) Cúpula dos Povos (16) Curitiba (3) Dalai Lama (1) Daniel Tavares (1) Daniella Hiche (12) DAW (1) debate (1) declaração (3) Declaração Nostra Aetate (1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1) Deise Benedito (1) demonstration (1) Deputada Manuela Dávila (1) desafios (1) desastres naturais (2) desenvolvimento social (6) Desenvolvimento Sustenável (3) desenvolvimento sustentável (15) desigualdade racial (1) Desk Nacional de Peregrinação (3) destruição (1) DHNet (1) Dia da Consciência Negra (1) Dia de Ação Global pela sustentabilidade (1) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional da Paz (1) Dia Internacional das Mulheres (1) Dia Internacional dos Direitos Humanos (2) Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial (1) Dia Mundial das RelIgiões (2) Dia Mundial do Meio Ambiente (1) Dia Mundial dos Povos Indígenas (1) Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (3) dia sagrado (4) diálogo inter-religioso (7) diálogos contra o racismo (1) Diane Ala'i (8) Diane Ala’i (2) Diário da Manhã (1) Dilma Roussef (3) diplomacia (1) Direitos Humanos (87) Direitos Humanos e Cidadania: Desafios à Prática Social (1) discriminação racial (8) discurso (1) diversidade religiosa (6) documentário (4) documentos de identificação (2) Dom Ricardo Lindemann (1) Dr. Rosinha (1) Dra. Emilia Rabbani (1) Dulce Magalhães (2) Durban (4) EBC (1) eca (1) Eco-92 (2) economia verde (1) Ecumenismo (2) Editora Bahá'í (2) editorial (1) eduardo azeredo (1) Eduardo Paes (1) Eduardo Santos (1) educação (4) educação espiritual (6) Edvaldo Andrade; Partícula de Deus; Física (1) EFTA (1) egito (6) eleições (5) eleições bahá'ís (2) Eliane Catanhêde (2) emana Mundial da Harmonia entre as Religiões (1) Embaixada de Israel (2) Embaixada do Canadá (1) Enayatollah Vahdat (1) Enchentes (2) encontro (1) Encontro Bahá'í de Homens (2) Encontro Bahá'í de Jovens em Petrópolis (1) Encontro da Nova Consciência (1) Encontro Regional da Juventude (1) Ensinando Aulas para Crianças (1) Ensino Religioso (1) Entre Dois Mundos (1) entrevista (3) equinócio (1) Ervin Laszlo (1) Escola das Nações (3) Escola de Primavera do Sudeste (2) Escola de Verão (1) Escola Olavo Novaes (1) Espírito Santo (1) espiritual para crianças (1) Estadão (2) Estados Unidos (1) estágio (1) Estatuto da Criança e do Adolescente (1) estudantes (1) Ética e Combate à Corrupção (1) EUA (2) evangélicos (1) evento (2) Evin (3) Excelência em todas as coisas (1) exposição (2) facebook (1) Faculdade Tahirih (1) família (4) famosos (1) Fé Bahá'í (52) Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (1) FENDH (1) Ferial Sami (1) Fernando Neme (1) Festival Craques da Paz (1) Festival das Luzes (1) FIDH (2) fim do mundo (1) Flavio Azm Rassekh (5) florianopolis (1) FOAFRO (1) folha de londrina (1) Folha de São Paulo (4) Fórum Internacional de Meio Ambiente (1) Frank R. Wolf (1) frente parlamentar (1) Frente pela Liberdade no Iran (3) Gabriel Marques (3) Gajop (1) GEAR (2) Genebra (1) genero (4) gênero (1) geraldo mesquita (3) Geraldo Thadeu (1) GGCA (2) Global Media Monitoring Project (1) GloboNews (1) GNRC (4) Goiânia (5) Goiás (1) gotas de fé (1) Governador-Geral do Canadá (1) Goyazes (1) Grupo de Diálogo Inter-Religioso (1) Grupo de Trabalho da Paz (1) Grupo OBA (1) Guardião (1) Gurupi (3) Haifa (1) Haiti (1) hijab (2) Hillel (2) holocausto (3) homenagem (2) Human Rights Watch (2) hunduístas (1) Igreja da Família (1) igualdade de gênero (2) igualdade racial (5) II Encontro de Jovens do Sudeste (2) India (1) indian express (1) indígenas (4) inscrições (1) Instituto Aura Mater (1) Instituto Bahá'í para Educação Superior (1) Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos (1) Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (1) Instituto para Estudos em Prosperidade Global (1) Instituto Pró-Livro (1) Instituto Ruhí (10) INSTRAW (1) internacional (27) International Campaign for Human Rights in Iran (2) Interprogramas (1) intolerância religiosa (40) irã (129) Iradj (7) Iradj Eghrari (14) Iran Human Rights (1) Iriny Lopes (1) Irlanda (1) Irrestritos como o Vento (1) islamismo (2) Israel (7) Israel e a Fé Bahá'í (2) itália (1) Itarmaraty (2) Ivanir dos Santos (3) jainistas (1) Jamshid Arjomandi (1) Janet Ruhe-Schoen (1) Janete Rocha Pietá (1) Jardim do Ridván (1) JB (1) jejum (3) Jesus Cristo (1) João Pessoa (1) Jonny Carlos (1) jornal (1) jornalismo (1) jovens (15) judaísmo (3) judeus (4) julgamento (25) Juliet Thompson (1) justiça (14) juventude (13) kardecistas (1) Kari-Oca (1) Kariri-Xocó (1) Keyvan Nikobin (1) Krishna (1) laranjeira do Báb (1) Laudemar Aguiar (1) Legião da Boa Vontade (1) legislação (9) leitura (1) Léo Soares (1) Leonora Armstrong (1) liberdade religiosa (21) liderança religiosa (1) lideranças presas (45) Língua Portuguesa (1) literatura (4) Literatura Bahá’í (2) Livro 3 (1) Livro 7 (1) local (2) Lua Getzinger (1) Luiz Campos (1) Luiz Castro (1) Luiz Couto (5) Lula (18) m Amor que Não Espera (1) Maceió (4) Mãe Liliana D´Oxum (1) Mahmood Amiry-MoghaddamAnia Cavalcante (1) mahmoud ahmadinejad (5) Maja Daruwala (1) Manaus (1) manifestação (2) Maomé (2) marcha pela paz mundial (1) marcha pela paz mundial e não violência (1) Marco Aurelio Garcia (1) Maria de Nazaré Farani (1) Martha Root (1) martírio (2) Mary Aune (11) Mary McAleese (1) May Akale (1) MCCE (11) meio ambiente (5) Membros do Corpo Auxiliar (1) Mercosul (2) Mestre Aramati (1) mídia (3) Ministro Paulo Vannuchi (2) minorias (3) Mobina Jaffer (1) Mohsen Shaterzadeh (2) Moisés (1) Monica Waldvogel (1) Monsenhor Salvatore Giovanni Rinaldi (1) Monte Carmelo (1) Monumento à Paz Mundial (2) Monumento da Paz (1) Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (5) Movimento de Mulheres Negras/DF (1) Movimento Diálogo Inter Religioso contra a Intolerância Religiosa Pela Paz (1) MRE (5) muçulmanos (4) mudanças climaticas (6) Muhammad (1) mulheres (8) mundo (2) Na’aamat Pioneiras São Paulo (1) Nações Unidas (7) Nahid Shams (1) não-envolvimento em política partidária (2) natal bahá'í (1) Naw-Rúz (5) Neda Najmi (1) Nelson Mandela (1) nota pública (1) Núr (1) O Convênio de Bahá’u’lláh (2) OAB (1) Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1) OEA (1) OICD (1) Olphir Cavalcante (1) onferência Mundial de Direitos Humanos (1) Onno Vinkhuyzen (1) ONU (43) ONU Mulheres (3) oração (7) Ordem Administrativa (5) Ordem Rosa Cruz (1) Oriente Médio (2) OSAGI (1) palestra (3) parlamento das religiões mundiais (1) Parlasul (1) Parque Ibirapuera (1) participação nos discursos da sociedade (4) Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade (1) Paulo Delgado (2) Paulo Paim (1) Paulo Vannuchi (1) paz (4) paz mundial (5) Peace Globalnet (2) Pedro Wilson (3) Pejman Samoori (3) pena de morte (3) peregrinação (3) Perly Cipriano (1) Pernambuco (1) perseguição (19) perseguição religiosa (2) Pérsia (1) Peter Adriance (3) PIDCP (1) pioneirismo bahá'í (4) PNDH III (1) PNDH-3 (1) política (1) politica externa (2) política externa (1) Porto Alegre (1) Porto Feliz (1) pré-jovens (6) Prefeitura de Goiânia (1) Prêmio Baluarte (1) Presidência da República (1) princípios (1) prisão (1) prisões (1) proclamação (1) programa (1) Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens (12) PROINFO (1) Projeto de Lei (1) promotor geral (1) pronunciamento (2) propaganda (1) protagonismo (1) r (1) raça (4) racial (5) racismo (8) Rainha Elizabeth II (1) reciclagem (1) Rede Afrobrasileira Sociocultural (1) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (1) Rede Globo (1) Regra de Ouro (1) Reino Unido (1) relações internacionais (2) relatório (1) religião (30) Religião de Deus (1) religião de matriz africana (2) religious freedom (1) requerimento (1) resolução (3) responsabilidade coletiva (2) RETS (1) reunião de reflexão (1) reunião devocional (4) revelação progressiva (2) Ricardo Rubim (1) Ridván (4) rio de janeiro (29) Rio+20 (20) RN (1) Roberto Cabrini (1) Roberto Monte (1) Roxana Saberi (3) Said Akhavan (1) Salvador (5) Sam Cyrous (2) Santa Catarina (1) santuário (3) São Paulo (14) São Sebastião (2) Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (2) SEDH (2) Semana da Paz em Goiânia (1) seminário caminhos para liberdade religiosa pelo dia nacional de combate à intolerância religiosa (1) Seminário de Mídia (1) seminário do Instituto (1) Seminários ISGP (5) senado (8) Senado Federal (1) Senado. relações exteriores (1) senador (1) senadora fatima cleide (1) Seppir (1) Sergio Serber (1) serviço à humanidade (4) Shiraz (2) Shiráz (1) Shirin Ebadi (10) Shoghi Effendi (3) sikhs (1) Simpósio Nacional da Paz (1) Siron Franco (3) sistema de cotas (2) Site (1) sociedade (3) solidariedade (5) Soltani (2) Soltaniéh (2) Sônia Shafa (1) Stephen Harper (1) Superior Tribunal Federal (1) Supremo Tribunal Federal (1) Susanne Tamas (1) Sustentabilidade e Desenvolvimento (1) Tahereh (1) Tahirih (2) Tahirih Naylor (2) tecnologia nuclear (1) televisão (1) Templo (8) Terra Santa (4) terreiro (1) Titanic (1) Tocantins (2) tribunal (1) twitter (1) UE (1) UFSC (1) UMAPAZ (1) umbanda (2) umbandistas (2) UMEF Ricardina Stamato da Fonseca (1) UnB (1) UNEGRO/DF (1) Unesco (1) União Européia (4) unicidade de Deus (2) unidade da humanidade (6) unidade racial (1) UNIFEM (1) Unipaz (1) United4Iran (5) universidade (3) Universidade de Pernambuco (1) universitários (1) Univesidade de Oslo (1) UNODC (1) UPF (2) UPR (3) urânio (1) URI (3) USP (1) valor economico (1) véu (1) VI Conferência da Paz (1) viagens (3) video (2) viena (1) Vigília de Oração (2) Vila Velha (1) violência (1) violência contra as mulheres (3) Você Pode Resolver Isso (1) Você Pode Resolver Isso? (1) Washington Araújo (4) WICCA (1) wiccanos (1) Wilmette (1) Yarán (18) Zacarias Martins (1) zoroastrianos (1)