Sala onde aconteceu a Declaração do Báb,
em 22 de maio de 1844, destruída após a revolução islâmica de 1979
Homem de grande sabedoria, o Báb teve a missão de preparar as pessoas de sua época para a vinda de Bahá'u'lláhem 22 de maio de 1844, destruída após a revolução islâmica de 1979
“O Báb”, que significa “A Porta de Deus”, foi o título adotado pelo jovem persa Siyyid ‘Alí Muhammad, um descendente do Profeta Maomé cuja missão principal foi preparar o caminho para a vinda de Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'í. O Báb simboliza a porta de entrada da humanidade para uma nova era, na qual a unidade dos povos prevaleceria.
A Declaração do Báb refere-se à data em que Ele revelou ser um Mensageiro de Deus, o que ocorreu na noite de 23 de maio de 1844 quando ele tinha 25 anos, na presença de Mullá Husayn (assim como Cristo pela primeira vez também falara a simples pescadores, de que Ele era um Mensageiro de Deus). Mullá Husayn era um discípulo de Siyyid Kázim, um erudito que devotou sua vida a preparar seus seguidores a reconhecerem o Qá'im - que no islamismo significa “Aquele que se Levanta”, trazendo uma nova mensagem de Deus à humanidade. Na sua viagem em busca do Qá'im sentiu-se fortemente atraído para Shíráz, onde foi recebido pelo Báb, que deixaria de ser um estranho para ele naquela mesma noite.
Os dezoito primeiros discípulos do Báb foram denominados “Letras do Vivente”, sendo Ele próprio a décima nona. Ele enviou estes discípulos a diferentes partes da Pérsia e do Turquestão para difundirem Seus ensinamentos. Mais de dez mil pessoas aceitaram entusiasticamente Suas palavras e deram suas vidas como mártires em Seu caminho. O próprio Báb sofreu uma longa série de encarceramentos, deportações, interrogatórios diante de tribunais, açoites e indignidades, que só terminaram com Seu martírio em 1850, aos 31 anos de idade, ao ser fuzilado por um batalhão.
Nascido em 20 de outubro de 1819, foi uma criança dotada de extrema sabedoria. O Báb cresceu sob os cuidados de um tio comerciante em Shiráz após o falecimento de Seu pai. Aos quinze anos adotou a profissão de comerciante. Casou-se e teve um filho, o qual faleceu ainda pequeno. Sua declaração aconteceu quando tinha 25 anos. A data do nascimento do Báb dá início ao calendário religioso bahá'í, que já está no ano 167 da Era Bahá'í.
A data de Sua declaração é comemorada anualmente pelos bahá’ís de todo o mundo - é um dia sagrado em que os bahá'ís e seus amigos se reúnem para fazer orações especiais, confraternizar e relembrar a influência da mensagem do Báb para a atual era da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário