***************

ATENÇÃO!
Este blog será desativado em breve.

Para ter acesso a informações atualizadas sobre as atividades da Comunidade Bahá'í do Brasil,
acesse a página oficial em http://www.bahai.org.br.


****************

sábado, 15 de maio de 2010

Lula no Irã: O que precisa ser dito

O Observatório da Imprensa destaca, em artigo de Washington Araújo, a repercussão do apoio do presidente Lula ao desenvolvimento do programa nuclear do Irã. O artigo aponta os limites impostos pelo governo iraniano à mídia estrangeira e a perseguição aos jornalistas, a perseguição aos bahá’ís (a maior minoria religiosa do país, com cerca de 300 mil adeptos), às mulheres e homossexuais; e ressalta a importância da figura do Presidente que, com sua projeção internacional, pode ser um aliado importante na luta em defesa dos direitos humanos no Irã.

LULA NO IRÃ
O que precisa ser dito
Washington Araújo

Como sói acontecer, a imprensa iraniana – como toda imprensa oficial, manietada e a serviço do governo de plantão – é unânime em repercutir o apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao desenvolvimento do programa nuclear do Irã. A verdade é que bem poucos líderes ocidentais se dispõem a visitar Teerã em um tempo como o atual, marcado pela queda de braço entre o Irã e o Ocidente, e que tem como olho do furacão a possibilidade, não tão remota assim, de o regime dos clérigos xiitas que desde 1979 governam o Irã poder usar armamento nuclear.

É fato que, desde as nebulosas eleições presidenciais iranianas de junho de 2009, a crise iraniana vem sendo coberta por repórteres que não podem sair dos hotéis de Teerã – e que são obrigados a recolher material para suas reportagens recorrendo a fontes indiretas e com escassa possibilidade de verificação, como mensagens transmitidas invariavelmente por correio eletrônico, vídeos colocados no Youtube e posts no Twitter, o microblog que virou uma febre mundial e artigo de primeira necessidade no Irã dos dias que correm. Não à toa que revistas semanais pelo mundo já batizaram a crise no Irã de "Revolução Twitter".

Rédea curta

Os limites impostos pelo governo iraniano para a locomoção da imprensa estrangeira em Teerã são apenas a menor parte do problema, conforme reconhece Brian Murphy, da agência Associated Press. Praticamente todas as publicações internacionais substituíram seus correspondentes por autônomos (fotógrafos, cinegrafistas, iluminadores e repórteres) iranianos, mesmo antes da proibição governamental.

Como em toda ditadura, teocrática ou não, as versões são infinitamente mais importantes do que os fatos, e encontrar alguém que se disponha a dar entrevista a jornais estrangeiros é uma façanha e tanto. Não que as pessoas não desejem expressar sua visão à mídia de outros países. Muito pelo contrário, elas sabem que relatar as privações a que são submetidas pode simplesmente justificar sua prisão por vários meses, muitas vezes sem que o devido processo legal – e ainda mais aflitivo: sem que os familiares saibam de seu paradeiro.

As organizações Repórteres Sem Fronteiras e a Anistia Internacional têm regularmente denunciado o cerceamento à liberdade de imprensa no país. Pior. No Irã os meios de comunicação que têm carta branca para funcionar são habitualmente utilizados para violar os direitos humanos de sua maior minoria religiosa, os membros da religião bahá´í, que conta com cerca de 300.000 adeptos em todas as províncias do país.

A mídia oficial iraniana é orientada a incitar o clero e a população a perseguir os bahá´ís. O jornal diário oficial Kayhan já publicou mais de 30 artigos nas últimas semanas, todos difamatórios, para provocar a ira dos leitores contra os seguidores da fé bahá´í. Emissoras de rádio e televisão também transmitem notícias e programas tendenciosos contra os bahá´ís e suas convicções.

Há menos de um ano, o Ministério do Exterior iraniano acusou a BBC e a Voz da América de atuarem como porta-vozes de seus respectivos governos e de procurarem orquestrar os protestos realizados após a eleição presidencial. O governo do Irã também ameaçou tomar ações severas contra as redes de TV e rádio britânicas, caso elas continuassem a "interferir" nos assuntos domésticos.

A ameaça veio após o anúncio de que o Serviço Mundial da BBC aumentaria o número de satélites que usa para transmitir notícias em persa e estenderia as horas de transmissão, a fim de combater a interferência do governo do Irã. Portanto, pode-se afirmar sem medo de errar que no Irã a mídia é tratada com rédea curta. E a externa é sempre alvo de ameaças, algumas veladas, outras nem tanto.

História de vida

É curioso que seja justamente Lula – presidente brasileiro que mais recebeu prêmios no exterior e alvo contumaz de louvação desbragada de norte a sul e de leste a oeste do planeta – o referido como poderosa voz solitária a apoiar a pretensão nuclear dos aiatolás. Há que se ter em conta que nosso presidente não é apenas mais um na cena internacional. Longe disso. Pode ser que Lula não tenha descoberto o Brasil, como tantos de seus críticos apontam em suas falas, principalmente aquelas de improviso, mas é certíssimo afirmar que o mundo descobriu Lula. E, por tabela, o mundo focou o olhar sobre o Brasil. O país deixou de ser visto como aquele país do futuro inatingível para vir a ser o país do presente; e no máximo o país do futuro próximo, coisa de 10, 15 anos, não mais do que isso.

Como Lula foi descoberto pelo mundo? Por sua história de vida e por suas falas, sempre em defesa dos injustiçados, dos miseráveis, dos anônimos, sejam eles brasileiros ou indianos, ugandenses ou haitianos, paquistaneses ou angolanos. Ainda hoje é citado como o pai do programa Fome Zero, programa que morreu durante o parto que trouxe à luz o Bolsa-Família, em versão ampliada. Depois disso foi só correr para o aplauso, isto é, para receber prêmios, a maneira palpável, física, com que o mundo lhe reverencia.

Em 2007 recebeu o Prêmio Nehru. Em 2008 recebeu em Paris o Prêmio Félix Houphouët, oferecido pela Unesco, um prêmio que segundo lembrou Alioune Traoré durante a cerimônia na sede da Unesco "ao menos um terço dos vencedores anteriores ganhou depois o Prêmio Nobel da Paz". No mesmo ano foi à Espanha receber o 1º. Prêmio Internacional Dom Quixote de La Mancha. Em 2009, Lula ser premiado virou lugar comum: recebeu em Paris o 1º World Telecommunication and Information Society Award; em Londres, depois de participar de encontro com a rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, o Prêmio Chatham House 2009 por sua atuação na América Latina; e em Nova York foi agraciado com o Prêmio Woodrow Wilson for Public Service. Ainda na cidade americana, em solenidade na sede da Organização das Nações Unidas, recebeu de Federico Mayor Zaragoza o Prêmio Sucesso Internacional (ISP, na sigla em inglês).

É pouco? Então, tem mais. Em Roma, durante a Cúpula Mundial da Alimentação das Nações Unidas recebeu o Prêmio Contra a Fome, da ActionAid, e um par de luvas de boxe pelo sucesso na luta contra a fome no Brasil. Neste 2010 recebeu um prêmio inédito no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça: Estadista Global. Justificativa: Lula foi eleito para o prêmio por ser um líder político que usou o mandato para melhorar o mundo. Detalhe: foi a primeira vez que o Fórum concedeu um prêmio, em 40 anos de existência. E na segunda-feira (10/5), em Brasília, o diretor-geral do Programa Mundial de Alimentação da ONU entregou a Lula o prêmio de Campeão Mundial da Luta contra a Fome.

Além de todas estas distinções internacionais, o presidente brasileiro recepcionado pelo colega iraniano Mahmoud Ahmadinejad tem sido também amplamente bafejado pela mídia. Refiro-me à mídia internacional, é bom ressaltar. Em sua edição de 23/9/2009, a revista americana Newsweek afirmou ser Lula "o político mais popular do mundo" e que ele era nada menos que a maior estrela da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. "As câmeras podem focar na personificação do americano descolado, Barack Obama, ou nos autocratas exibicionistas e despeitados como o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o venezuelano Hugo Chávez, mas a maior estrela disponível será o duro, barbado e ex-torneiro mecânico", diz o texto.

"É um longo caminho do faminto Nordeste do Brasil para a sala da Assembleia Geral das Nações Unidas, mas o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, conhece cada passo desse caminho", afirmou a Newsweek, completando que o presidente "é considerado agora o líder de uma potência regional e um porta-voz autodesignado para as nações emergentes de todo o mundo".

Para não ficar para trás, em sua edição de 29/4/2010 a Time, revista semanal de maior circulação no mundo, elegeu Lula um dos 25 líderes mais influentes do planeta. E no perfil publicado, escrito pelo controvertido cineasta Michael Moore, destaque é feito ao programa Fome Zero (praticamente substituído pelo Bolsa Família), citado como uma das conquistas para levar o Brasil ao "primeiro mundo". A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente brasileiro de "verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina".

Na prateleira

Com tanta exposição internacional, sendo tão reverenciado nos fóruns mais respeitáveis do mundo, é natural que o mundo cole o ouvido à boca de Lula em sua breve estada na capital iraniana. O que chama a atenção é que sendo aclamado pela mídia e pelo mundo da política, Lula esteja em um país cujo presidente tenha o desplante de afirmar que "o holocausto judeu jamais existiu", que no Irã "não existem homossexuais (que isso é coisa do Ocidente)" e em uma postura claramente belicista disse a quem quisesse ouvir que "Israel deveria ser varrido do mapa".

Penso que os ouvidos do mundo gostariam de ouvir de Lula uma firme convocação ao presidente Ahmadinejad para que ele demonstre, com ações e não palavras, a adesão irrestrita da República Islâmica do Irã às cláusulas da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com isso, dezenas de problemas seriam superados: direitos de expressão (jornais, revistas, rádios, tevês, internet), direitos de gênero (as mulheres não seriam discriminadas), direitos de crença (nenhuma religião seria proscrita), direitos de associação (clubes, sindicatos, templos, academias).

O mundo daí advindo seria muito melhor para se viver. E, quem sabe, Lula poderia aumentar sua sala de prêmios internacionais (sim, a essa altura já deve existir a sala dos troféus) com mais um: Campeão Mundial da Luta pelos Direitos Humanos.

Artigo publicado no Observatório da Imprensa: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=589JDB023

Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisa por marcadores

Convenção Nacional  eleições Burundi Ridván Espanha  bahá'ís (1) 'Abdu'l-Bahá (8) ‘Abdu’l-Bahá (1) 10 bahá'ís presos (1) 12June (3) 2013 (2) 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (6) 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 5ª edição da Caminhada Religiosa pela Liberdade Religiosa (1) 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (1) A Paz como Caminho (1) A Revelação de Bahá'u'lláh (3) Abdias Nascimento (2) Abraão (1) Academia Gurupiense de Letras (1) Acampamento de Verão (1) ação social (9) ação urgente (1) ADCAM (2) Adib Taherzadeh (1) Adib Taherzdeh (1) adolescentes (1) Adriana Trombim Geronimo (1) AEL Jardim Colorado (1) AEL SP (2) Africa do Sul (1) Afro XXI (1) afrodescendentes (1) agentes de transformação (5) Ahmadinejad (11) ajuda humanitária (1) Alagoas (2) aldir soriano (2) Aleksander Hernrik (1) Alexandre Beust (1) Alistair Burt (1) Alteza Real Duque de Edimburgo (1) América do Sul (1) américa latina (3) Americana (1) amnesty international (2) Anápolis (3) Andréa Santini Henriques (1) Anistia Internacional (3) aniversário de Bahá'u’lláh (1) Aniversário do Báb (3) ano novo (1) ano novo bahá'í (2) apoio internacional (2) apostasia (2) Aracaju (2) arco (2) arquitetura (1) arte (2) Arthur Lyon Dahl (1) artigo (8) As Palavras Ocultas (1) Ascensão (1) Ashura (4) Assembleia de Deus (1) Assembleia Espiritual Nacional (3) Assembleia Espiritual Nacional do Brasil (2) assembleia legislativa (1) Assembleia Legislativa do Estado (1) Assessoria de Comunicação (1) ATD Quarto Mundo (2) atividades centrais (6) ato de serviço (2) audiência pública (1) aulas de educação (1) aulas de educação espiritual para crianças (8) australia (1) Ayyám-i-Há (2) Báb (10) Badí (1) Baha'í (2) bahá'í (6) bahá'ís (61) bahá'ís presos (3) Bahá'u'lláh (13) Bahá'u’lláh (1) bahai (10) bahai RS (1) bahai SP (1) bahais (7) baháís (2) Bahia (1) Ban Ki-moon (2) bangkok (2) Bani Dugal (4) barcelona (1) Bauru (1) bbahá'ís (1) Behrokh Akhavan (1) Belarmino Lins (1) belo horizonte (4) benignidade (1) BIC (6) BIHE (3) bispo da Diocese de Acerra (1) blog (1) BPW (1) Brahma Kumaris (2) brasil (45) Brasília (12) Brasl (1) Brazil (1) Brendan McNamara (1) brinquedos ecológicos (1) Buda (1) budistas (1) BWNS (6) calendário (3) calendário maya (1) call for action (1) camara (3) câmara dos deputados (7) caminhada (4) caminhada da paz (2) caminho de serviço (2) Campanha Can You Solve This (1) Campanha Ficha Limpa (12) campanha Quem Financia Baixaria é Contra a Cidadania (1) Campinas (2) candomblecistas (1) Canoas (6) capacitação (2) Carlos José Limongi Sterse (1) Carlos Roberto Osório (1) carta aberta (4) Casa de Adoração Bahá’í (7) Casa Universal de Justiça (7) casamento bahá'í (1) Casas de Adoração Bahá'í (1) Catherine Ashton (1) católicos (1) CBDHPE (1) CCI (1) CCIR (9) CDHM (10) CDHMP (2) CEBRAPAZ (1) celebração (7) Celso Amorim (1) cemiterio (1) centenário (1) Centro Mundial Bahá'í (3) Centro Oeste (1) Charlotte Bunch (1) Chico Alencar (4) Chile (6) ciganos (1) Cinco anos - Basta (2) circo Dralion (1) círculos de estudo (5) cnn (1) código penal iraniano (2) Colégio Marista (1) coletiva de imprensa (1) Comissão da Organização das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (1) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (9) comissão de direitos humanos (3) Comissão sobre o Status da Mulher (1) Comitê Brasileiro de DH e Política Externa (1) Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (1) Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (1) Comunidade Bahá'í do Brasil (56) Comunidade Baháí do Brasil (4) comunidade internacional bahá'í (22) Comunidade Luterana de Brasília (1) Conectas (2) CONER/DF (1) Conexão Repórter (1) conferência (13) Conferência de Ajudantes do Corpo Auxiliar (1) Conferência de Unidade (1) Conferência de Unidade do Sudeste (1) Conferência Indígena do Panamá (1) Conferência Mundial da Paz e Sustentabilidade (1) conferências de juventude (17) congresso nacional (12) CONIC (2) Consciência Negra (2) Conselho de Direitos Humanos da ONU (5) Conselho de Segurança da ONU (1) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (1) consulta bahá'í (2) Consumo (1) Convenção Nacional (3) Convenções Regionais (1) conversas significativas (1) convite (2) Coordenação Bahá'í de Internet do Brasil (1) Copacabana (6) copenhage (1) Coral da Arquidiocese (1) Cordilheira dos Andes (1) Corpo Auxiliar (2) Corpo Continental de Conselheiros (5) corrupção (1) corrupção eleitoral (5) corte (1) cotas (1) CRDHDR (2) CREDN (1) Credos e Crenças (9) crianças (9) cristãos (2) cristianismo (4) cristóvam buarque (1) Cruzada pela Dignidade (1) Cultura de Paz (2) Cultura e Fé (1) Cúpula dos Povos (16) Curitiba (3) Dalai Lama (1) Daniel Tavares (1) Daniella Hiche (12) DAW (1) debate (1) declaração (3) Declaração Nostra Aetate (1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1) Deise Benedito (1) demonstration (1) Deputada Manuela Dávila (1) desafios (1) desastres naturais (2) desenvolvimento social (6) Desenvolvimento Sustenável (3) desenvolvimento sustentável (15) desigualdade racial (1) Desk Nacional de Peregrinação (3) destruição (1) DHNet (1) Dia da Consciência Negra (1) Dia de Ação Global pela sustentabilidade (1) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional da Paz (1) Dia Internacional das Mulheres (1) Dia Internacional dos Direitos Humanos (2) Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial (1) Dia Mundial das RelIgiões (2) Dia Mundial do Meio Ambiente (1) Dia Mundial dos Povos Indígenas (1) Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (3) dia sagrado (4) diálogo inter-religioso (7) diálogos contra o racismo (1) Diane Ala'i (8) Diane Ala’i (2) Diário da Manhã (1) Dilma Roussef (3) diplomacia (1) Direitos Humanos (87) Direitos Humanos e Cidadania: Desafios à Prática Social (1) discriminação racial (8) discurso (1) diversidade religiosa (6) documentário (4) documentos de identificação (2) Dom Ricardo Lindemann (1) Dr. Rosinha (1) Dra. Emilia Rabbani (1) Dulce Magalhães (2) Durban (4) EBC (1) eca (1) Eco-92 (2) economia verde (1) Ecumenismo (2) Editora Bahá'í (2) editorial (1) eduardo azeredo (1) Eduardo Paes (1) Eduardo Santos (1) educação (4) educação espiritual (6) Edvaldo Andrade; Partícula de Deus; Física (1) EFTA (1) egito (6) eleições (5) eleições bahá'ís (2) Eliane Catanhêde (2) emana Mundial da Harmonia entre as Religiões (1) Embaixada de Israel (2) Embaixada do Canadá (1) Enayatollah Vahdat (1) Enchentes (2) encontro (1) Encontro Bahá'í de Homens (2) Encontro Bahá'í de Jovens em Petrópolis (1) Encontro da Nova Consciência (1) Encontro Regional da Juventude (1) Ensinando Aulas para Crianças (1) Ensino Religioso (1) Entre Dois Mundos (1) entrevista (3) equinócio (1) Ervin Laszlo (1) Escola das Nações (3) Escola de Primavera do Sudeste (2) Escola de Verão (1) Escola Olavo Novaes (1) Espírito Santo (1) espiritual para crianças (1) Estadão (2) Estados Unidos (1) estágio (1) Estatuto da Criança e do Adolescente (1) estudantes (1) Ética e Combate à Corrupção (1) EUA (2) evangélicos (1) evento (2) Evin (3) Excelência em todas as coisas (1) exposição (2) facebook (1) Faculdade Tahirih (1) família (4) famosos (1) Fé Bahá'í (52) Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (1) FENDH (1) Ferial Sami (1) Fernando Neme (1) Festival Craques da Paz (1) Festival das Luzes (1) FIDH (2) fim do mundo (1) Flavio Azm Rassekh (5) florianopolis (1) FOAFRO (1) folha de londrina (1) Folha de São Paulo (4) Fórum Internacional de Meio Ambiente (1) Frank R. Wolf (1) frente parlamentar (1) Frente pela Liberdade no Iran (3) Gabriel Marques (3) Gajop (1) GEAR (2) Genebra (1) genero (4) gênero (1) geraldo mesquita (3) Geraldo Thadeu (1) GGCA (2) Global Media Monitoring Project (1) GloboNews (1) GNRC (4) Goiânia (5) Goiás (1) gotas de fé (1) Governador-Geral do Canadá (1) Goyazes (1) Grupo de Diálogo Inter-Religioso (1) Grupo de Trabalho da Paz (1) Grupo OBA (1) Guardião (1) Gurupi (3) Haifa (1) Haiti (1) hijab (2) Hillel (2) holocausto (3) homenagem (2) Human Rights Watch (2) hunduístas (1) Igreja da Família (1) igualdade de gênero (2) igualdade racial (5) II Encontro de Jovens do Sudeste (2) India (1) indian express (1) indígenas (4) inscrições (1) Instituto Aura Mater (1) Instituto Bahá'í para Educação Superior (1) Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos (1) Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (1) Instituto para Estudos em Prosperidade Global (1) Instituto Pró-Livro (1) Instituto Ruhí (10) INSTRAW (1) internacional (27) International Campaign for Human Rights in Iran (2) Interprogramas (1) intolerância religiosa (40) irã (129) Iradj (7) Iradj Eghrari (14) Iran Human Rights (1) Iriny Lopes (1) Irlanda (1) Irrestritos como o Vento (1) islamismo (2) Israel (7) Israel e a Fé Bahá'í (2) itália (1) Itarmaraty (2) Ivanir dos Santos (3) jainistas (1) Jamshid Arjomandi (1) Janet Ruhe-Schoen (1) Janete Rocha Pietá (1) Jardim do Ridván (1) JB (1) jejum (3) Jesus Cristo (1) João Pessoa (1) Jonny Carlos (1) jornal (1) jornalismo (1) jovens (15) judaísmo (3) judeus (4) julgamento (25) Juliet Thompson (1) justiça (14) juventude (13) kardecistas (1) Kari-Oca (1) Kariri-Xocó (1) Keyvan Nikobin (1) Krishna (1) laranjeira do Báb (1) Laudemar Aguiar (1) Legião da Boa Vontade (1) legislação (9) leitura (1) Léo Soares (1) Leonora Armstrong (1) liberdade religiosa (21) liderança religiosa (1) lideranças presas (45) Língua Portuguesa (1) literatura (4) Literatura Bahá’í (2) Livro 3 (1) Livro 7 (1) local (2) Lua Getzinger (1) Luiz Campos (1) Luiz Castro (1) Luiz Couto (5) Lula (18) m Amor que Não Espera (1) Maceió (4) Mãe Liliana D´Oxum (1) Mahmood Amiry-MoghaddamAnia Cavalcante (1) mahmoud ahmadinejad (5) Maja Daruwala (1) Manaus (1) manifestação (2) Maomé (2) marcha pela paz mundial (1) marcha pela paz mundial e não violência (1) Marco Aurelio Garcia (1) Maria de Nazaré Farani (1) Martha Root (1) martírio (2) Mary Aune (11) Mary McAleese (1) May Akale (1) MCCE (11) meio ambiente (5) Membros do Corpo Auxiliar (1) Mercosul (2) Mestre Aramati (1) mídia (3) Ministro Paulo Vannuchi (2) minorias (3) Mobina Jaffer (1) Mohsen Shaterzadeh (2) Moisés (1) Monica Waldvogel (1) Monsenhor Salvatore Giovanni Rinaldi (1) Monte Carmelo (1) Monumento à Paz Mundial (2) Monumento da Paz (1) Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (5) Movimento de Mulheres Negras/DF (1) Movimento Diálogo Inter Religioso contra a Intolerância Religiosa Pela Paz (1) MRE (5) muçulmanos (4) mudanças climaticas (6) Muhammad (1) mulheres (8) mundo (2) Na’aamat Pioneiras São Paulo (1) Nações Unidas (7) Nahid Shams (1) não-envolvimento em política partidária (2) natal bahá'í (1) Naw-Rúz (5) Neda Najmi (1) Nelson Mandela (1) nota pública (1) Núr (1) O Convênio de Bahá’u’lláh (2) OAB (1) Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1) OEA (1) OICD (1) Olphir Cavalcante (1) onferência Mundial de Direitos Humanos (1) Onno Vinkhuyzen (1) ONU (43) ONU Mulheres (3) oração (7) Ordem Administrativa (5) Ordem Rosa Cruz (1) Oriente Médio (2) OSAGI (1) palestra (3) parlamento das religiões mundiais (1) Parlasul (1) Parque Ibirapuera (1) participação nos discursos da sociedade (4) Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade (1) Paulo Delgado (2) Paulo Paim (1) Paulo Vannuchi (1) paz (4) paz mundial (5) Peace Globalnet (2) Pedro Wilson (3) Pejman Samoori (3) pena de morte (3) peregrinação (3) Perly Cipriano (1) Pernambuco (1) perseguição (19) perseguição religiosa (2) Pérsia (1) Peter Adriance (3) PIDCP (1) pioneirismo bahá'í (4) PNDH III (1) PNDH-3 (1) política (1) politica externa (2) política externa (1) Porto Alegre (1) Porto Feliz (1) pré-jovens (6) Prefeitura de Goiânia (1) Prêmio Baluarte (1) Presidência da República (1) princípios (1) prisão (1) prisões (1) proclamação (1) programa (1) Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens (12) PROINFO (1) Projeto de Lei (1) promotor geral (1) pronunciamento (2) propaganda (1) protagonismo (1) r (1) raça (4) racial (5) racismo (8) Rainha Elizabeth II (1) reciclagem (1) Rede Afrobrasileira Sociocultural (1) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (1) Rede Globo (1) Regra de Ouro (1) Reino Unido (1) relações internacionais (2) relatório (1) religião (30) Religião de Deus (1) religião de matriz africana (2) religious freedom (1) requerimento (1) resolução (3) responsabilidade coletiva (2) RETS (1) reunião de reflexão (1) reunião devocional (4) revelação progressiva (2) Ricardo Rubim (1) Ridván (4) rio de janeiro (29) Rio+20 (20) RN (1) Roberto Cabrini (1) Roberto Monte (1) Roxana Saberi (3) Said Akhavan (1) Salvador (5) Sam Cyrous (2) Santa Catarina (1) santuário (3) São Paulo (14) São Sebastião (2) Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (2) SEDH (2) Semana da Paz em Goiânia (1) seminário caminhos para liberdade religiosa pelo dia nacional de combate à intolerância religiosa (1) Seminário de Mídia (1) seminário do Instituto (1) Seminários ISGP (5) senado (8) Senado Federal (1) Senado. relações exteriores (1) senador (1) senadora fatima cleide (1) Seppir (1) Sergio Serber (1) serviço à humanidade (4) Shiraz (2) Shiráz (1) Shirin Ebadi (10) Shoghi Effendi (3) sikhs (1) Simpósio Nacional da Paz (1) Siron Franco (3) sistema de cotas (2) Site (1) sociedade (3) solidariedade (5) Soltani (2) Soltaniéh (2) Sônia Shafa (1) Stephen Harper (1) Superior Tribunal Federal (1) Supremo Tribunal Federal (1) Susanne Tamas (1) Sustentabilidade e Desenvolvimento (1) Tahereh (1) Tahirih (2) Tahirih Naylor (2) tecnologia nuclear (1) televisão (1) Templo (8) Terra Santa (4) terreiro (1) Titanic (1) Tocantins (2) tribunal (1) twitter (1) UE (1) UFSC (1) UMAPAZ (1) umbanda (2) umbandistas (2) UMEF Ricardina Stamato da Fonseca (1) UnB (1) UNEGRO/DF (1) Unesco (1) União Européia (4) unicidade de Deus (2) unidade da humanidade (6) unidade racial (1) UNIFEM (1) Unipaz (1) United4Iran (5) universidade (3) Universidade de Pernambuco (1) universitários (1) Univesidade de Oslo (1) UNODC (1) UPF (2) UPR (3) urânio (1) URI (3) USP (1) valor economico (1) véu (1) VI Conferência da Paz (1) viagens (3) video (2) viena (1) Vigília de Oração (2) Vila Velha (1) violência (1) violência contra as mulheres (3) Você Pode Resolver Isso (1) Você Pode Resolver Isso? (1) Washington Araújo (4) WICCA (1) wiccanos (1) Wilmette (1) Yarán (18) Zacarias Martins (1) zoroastrianos (1)