Entidades de direitos humanos discutem a passagem do Irã pelo mecanismo de Revisão Periódica Universal
Em um encontro com 5 entidades de peso internacional hoje em Genebra, na Suíça, será discutida a Revisão Periódica Universal (Universal Periodic Review - UPR) a que se submeterá a República Islãmica do Irã, agendada para próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro durante a primeira sessão de 2010 do Conselho de Direitos Humanos.
O encontro terá a presença da advogada e Prêmio Nobel da Paz iraniana, Shirin Ebadi; Louis Joinet, ex-presidente do Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da ONU, que chefiou a delegação que visitou o Irã em 2003; Shadi Sadr, advogada iraniana e defensora dos direitos humanos, que irá falar sobre sua prisão em julho de 2009.
Quem coordena o encontro é Esteban Beltrán, diretor da Anistia Internacional da Espanha. As demais entidades promotoras são: Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos – CIHRS, Comunidade Internacional Bahá'í – BIC, Human Rights Watch, e Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos – FIDH.
O UPR é uma avaliação da situação dos direitos humanos pela qual todos os 192 países membros da ONU passam a cada 4 anos. Cada país tem a oportunidade de demonstrar quais ações tem tomado para superar os desafios internos de direitos humanos. Os demais países-membros podem pedir esclarecimentos sobre boas práticas e situações preocupantes e também fazer recomendações.
É a primeira vez que o Irã se apresenta diante do Conselho de Direitos Humanos, e há uma grande expectativa de que casos recentes e sistemáticos de violações em seu território possam ser discutidos de forma aberta pela comunidade das nações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário