A visita do presidente iraniano ao Brasil, marcada para o dia 23 de novembro, tem como pauta a aproximação cultural, científica e tecnológica entre os dois países. Nas primeiras semanas do mês de novembro, representantes brasileiros destas três áreas fizeram visitas ao Irã para participar de reuniões e seminários temáticos. O mesmo vem acontecendo com representantes iranianos, que desde maio de 2009 têm intensificado suas visitas ao Brasil.
Os membros da CDHM acreditam que a aproximação entre os países não pode deixar de fora os direitos humanos. Segundo ofício encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores, "em face da relevância conquistada pelo Brasil junto à comunidade das nações, podemos influir positivamente em defesa de valores e princípios com os quais o país está comprometido por meio de instrumentos internacionais."
Entre os temas de direitos humanos mencionados pela CDHM no ofício estão "denúncias de violação de direitos humanos perpetradas pelo poder público daquele país contra opositores políticos, mulheres, minorias religiosas, etc".
O ofício, assinado pelo Deputado Pedro Wilson, presidente em exercício da CDHM na ocasião, ressalta a necessidade de a Comissão "se informar e defender a atenção da política externa brasileira para o mandamento constitucional sobre a prevalência dos direitos humanos - tema este objeto das atribuições deste colegiado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário