Acesse aqui o texto da declaração da Presidência da União Européia emitida em 25 de maio de 2009, em que expressa preocupação acerca da “crescente violação da liberdade religiosa no Irã”.
A declaração foi feita em nome dos 27 membros da União Européia e assinada, também, por 10 outros países europeus. Foi publicada na página da Presidência da União Européia, onde o texto pode ser lido integralmente: .
http://www.consilium.europa.eu/uedocs/cms_Data/docs/pressdata/en/cfsp/107982.pdf
Um dos parágrafos da declaração é dedicado à situação dos bahá'ís, conforme texto a seguir:
“A União Européia reitera sua preocupação acerca da situação de sete membros da minoria religiosa bahá'í no Irã – Fariba Kamalabadi, Jamaloddin Khanjani, Afif Naimi, Said Rezaei, Mahvash Sabet, Behrouz Tavakkoli e Vahid Tizfahm – cuja prisão agora completou mais de um ano e que estão enfrentando sérias acusações legais. Novamente, evidências sugerem que a perseguição alveja deliberadamente suprimir a identidade religiosa bahá'í e atividades comunitárias legítimas. Preocupações relacionadas a este caso são novamente reforçadas por diversos relatos de assédio oficial de membros da comunidade bahá'í, incluindo detenções; intimações policiais e pressão para encerrar suas atividades religiosas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário