***************

ATENÇÃO!
Este blog será desativado em breve.

Para ter acesso a informações atualizadas sobre as atividades da Comunidade Bahá'í do Brasil,
acesse a página oficial em http://www.bahai.org.br.


****************

Página Bahá'í Notícias Recentes (Home) Perseguição no Irã Pronunciamentos Destaques

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Corte Egípcia decidirá nas próximas semanas sobre novos casos de Liberdade Religiosa

CAIRO, 25 de dezembro de 2007 (BWNS) Um tribunal deverá decidir nas próximas semanas sobre dois casos relacionados à política do governo sobre afiliação religiosa e documentos nacionais de identidade, uma questão jurídica que tem sido calorosamente debatida no Egito nos últimos meses e um foco de preocupação internacional em termos de direitos humanos.

O primeiro caso envolve uma ação judicial movida por um pai de dois filhos, que está tentando obter certidões de nascimento para eles. O segundo caso diz respeito a um estudante universitário que precisa de sua carteira de identidade nacional para poder renovar sua matrícula na universidade.

Ambos os casos estavam agendados para um “julgamento final” pela Corte de Justiça Administrativa no Cairo, para o dia 25 de dezembro de 2007, mas foram inesperadamente adiados para 22 de janeiro de 2008. Os dois peticionários não conseguem obter os documentos de que necessitam pelo fato de serem bahá'ís. A corte indicou que continua deliberando sobre os casos.

“O mundo está compreendendo cada vez melhor a injustiça que está sendo imposta pelas diretrizes políticas do governo egípcio sobre afiliação religiosa e documentos oficiais – e a Corte de Justiça que irá tratar de ambos os casos terá novamente a oportunidade de decidir que isro está errado”, disse Bani Dugal, a principal representante da Comunidade Internacional Bahá'í junto às Nações Unidas.

“No ano passado, sob pressão de fundamentalistas muçulmanos, a Suprema Corte Administrativa rejeitou a decisão da corte menor que aprovara a inclusão da palavra “bahá'í” em documentos oficiais. Estes dois novos casos oferecem uma solução conciliadora, a de apenas deixar em branco ou colocar a palavra “outra” nos documentos oficiais”, acrescentou Dugal.

O governo exige que todos os documentos oficiais registrem a identificação religiosa do portador, mas restringe a possibilidade de preenchimento às três religiões oficialmente reconhecidas – Islamismo, Judaísmo ou Cristianismo. Assim, os bahá'ís ficam impedidos de obter documentos de identidade, uma vez que se recusam a mentir sobre sua afiliação religiosa.

Sm documentos de identidade – ou no caso das crianças, a certidão de nascimento – os bahá'ís e outros grupos que caem na contradição da legislação egípcia são privados de uma vasta variedade de direito direitos de cidadania, como emprego, educação e serviços médicos e financeiros.
MAIS SOBRE O TEMA

Esses problemas foram destacados em um relatório emitido em novembro último pela Human Rights Watch e pela Egyptian Initiative for Personal Rights (EIPR), sediada no Cairo.

“Empregadores, tanto em órgãos públicos como em firmas particulares, pela lei não podem ser contratar alguém que não tenha documento de identidade, e as instituições universitárias também exigem documentos de identidade para a matrícula”, diz o relatório. “Para se obter uma permissão de casamento ou um passaporte é preciso apresentar a certidão de nascimento; heranças, aposentadorias e pensões por morte somente exigem a apresentação de uma certidão de óbito. O Ministério da Saúde tem-se recusado até mesmo a imunizar algumas crianças bahá'ís porque o Ministério do Interior não lhes forneceu certidões de nascimento corretas com a identificação religiosa “bahá'í”.
A emissão de certidões de nascimento é o ponto crucial no primeiro caso, que diz respeito aos gêmeos Imad and Nancy Rauf Hindi, hoje com 14 anos idade. O pai, Rauf Hindi, obteve certidões de nascimento que os identificavam como bahá'ís, quando eles nasceram.

Entretanto, novas políticas requerem documentos emitidos por computador, e o sistema de computador bloqueia qualquer identificação religiosa que não as três religiões reconhecidas. E sem certidões de nascimento, as crianças não puderam ser matriculadas na escola no Egito.

O segundo caso foi submetido pela EIPR em fevereiro passado em benefício de Hussein Hosni Bakhit Ahdel-Massih, um jovem de 18 anos que foi desligado do Instituto Superior de Assistência Social da Universidade do Canal de Suez em janeiro de 2006 devido à impossibilidade de obeter uma carteira de identidade, uma vez que se recusava a identificar-se falsamente como muçulmano, cristão ou judeu.

Em ambos os casos, os advogados que representam os bahá'ís deixaram claro que estão dispostos a aceitar documentos que tragam um espaço em branco ou a citação “outra” no campo da identificação religiosa.

Esta solução é o que distingue estes casos da petição que foi rejeitada pela Suprema Corte Administrativa ano passado, segundo Hossam Baghat, diretor da EIPR.

A decisão negativa da Suprema Corte Administrativa nos forçou a dar entrada nestes novos casos”, dise o Sr. Baghat, cuja organização tem atuado na frente de batalha na defesa dos bahá'ís egípcios nesta controvérsia. “Os fatos são extremamente similares ao caso que perdemos no ano passado, mas estamos agora solicitando documentos sem nenhuma identificação religiosa.

“Para nós, este é realmente um teste para o nosso governo e o judiciário nesta questão. Porque se o problema central é o fato de a Fé Bahá'í não ser reconhecida no Egito, então não deveria haver motivos para que eles neguem a estes cidadãos egípcios documentos que são necessários para sua vida diária, sem que haja referência a religião.”

O Sr. Baghat afirmou que os casos também têm implicações para a liberdade religiosa em geral no Egito. “Até hoje, o problema tem afetado apenas os bahá'í egípcios, mas o mesmo problema poderia surgir na teoria para egípcios budistas ou hindus”, completou. “Mas é também importante para pessoas que não querem ser identificadas com qualquer religião, que é um direito garantido tanto pela legislação egípcia quanto internacional.”

Para os bahá'ís egípcios, os fatos da vida cotidiana continuam deteriorando na ausência de uma solução, contou Labib Hanna, um porta-voz da comunidade bahá'í egípcia. “Nós não podemos fazer nada sem documentos válidos de identidade”, afirmou o Dr. Hanna, que é professor de matemática na Universidade do Cairo. “Não podemos renovar nossas carteiras de habilitação, não podemos obter empregos permanentes e não podemos mandar nossas crianças para a escola.”

Ele disse que muitos bahá'ís conseguem suprir as necessidades diárias aceitando empregos temporários, lidando com bancos, escolas e outras insitituições com as quais têm uma relação já estabelecida, ou utilizando os documentos antigos de papel que permitiam o registro de outras opções no campo de identificação religiosa.

“Estamos tentando sobreviver”, disse o Dr. Hanna. “Mas é difícil. Estamos lutando.”

Para fotos e detalhes adicionais, acesse: http://news.bahai.org/

Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisa por marcadores

Convenção Nacional  eleições Burundi Ridván Espanha  bahá'ís (1) 'Abdu'l-Bahá (8) ‘Abdu’l-Bahá (1) 10 bahá'ís presos (1) 12June (3) 2013 (2) 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (6) 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 5ª edição da Caminhada Religiosa pela Liberdade Religiosa (1) 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (1) A Paz como Caminho (1) A Revelação de Bahá'u'lláh (3) Abdias Nascimento (2) Abraão (1) Academia Gurupiense de Letras (1) Acampamento de Verão (1) ação social (9) ação urgente (1) ADCAM (2) Adib Taherzadeh (1) Adib Taherzdeh (1) adolescentes (1) Adriana Trombim Geronimo (1) AEL Jardim Colorado (1) AEL SP (2) Africa do Sul (1) Afro XXI (1) afrodescendentes (1) agentes de transformação (5) Ahmadinejad (11) ajuda humanitária (1) Alagoas (2) aldir soriano (2) Aleksander Hernrik (1) Alexandre Beust (1) Alistair Burt (1) Alteza Real Duque de Edimburgo (1) América do Sul (1) américa latina (3) Americana (1) amnesty international (2) Anápolis (3) Andréa Santini Henriques (1) Anistia Internacional (3) aniversário de Bahá'u’lláh (1) Aniversário do Báb (3) ano novo (1) ano novo bahá'í (2) apoio internacional (2) apostasia (2) Aracaju (2) arco (2) arquitetura (1) arte (2) Arthur Lyon Dahl (1) artigo (8) As Palavras Ocultas (1) Ascensão (1) Ashura (4) Assembleia de Deus (1) Assembleia Espiritual Nacional (3) Assembleia Espiritual Nacional do Brasil (2) assembleia legislativa (1) Assembleia Legislativa do Estado (1) Assessoria de Comunicação (1) ATD Quarto Mundo (2) atividades centrais (6) ato de serviço (2) audiência pública (1) aulas de educação (1) aulas de educação espiritual para crianças (8) australia (1) Ayyám-i-Há (2) Báb (10) Badí (1) Baha'í (2) bahá'í (6) bahá'ís (61) bahá'ís presos (3) Bahá'u'lláh (13) Bahá'u’lláh (1) bahai (10) bahai RS (1) bahai SP (1) bahais (7) baháís (2) Bahia (1) Ban Ki-moon (2) bangkok (2) Bani Dugal (4) barcelona (1) Bauru (1) bbahá'ís (1) Behrokh Akhavan (1) Belarmino Lins (1) belo horizonte (4) benignidade (1) BIC (6) BIHE (3) bispo da Diocese de Acerra (1) blog (1) BPW (1) Brahma Kumaris (2) brasil (45) Brasília (12) Brasl (1) Brazil (1) Brendan McNamara (1) brinquedos ecológicos (1) Buda (1) budistas (1) BWNS (6) calendário (3) calendário maya (1) call for action (1) camara (3) câmara dos deputados (7) caminhada (4) caminhada da paz (2) caminho de serviço (2) Campanha Can You Solve This (1) Campanha Ficha Limpa (12) campanha Quem Financia Baixaria é Contra a Cidadania (1) Campinas (2) candomblecistas (1) Canoas (6) capacitação (2) Carlos José Limongi Sterse (1) Carlos Roberto Osório (1) carta aberta (4) Casa de Adoração Bahá’í (7) Casa Universal de Justiça (7) casamento bahá'í (1) Casas de Adoração Bahá'í (1) Catherine Ashton (1) católicos (1) CBDHPE (1) CCI (1) CCIR (9) CDHM (10) CDHMP (2) CEBRAPAZ (1) celebração (7) Celso Amorim (1) cemiterio (1) centenário (1) Centro Mundial Bahá'í (3) Centro Oeste (1) Charlotte Bunch (1) Chico Alencar (4) Chile (6) ciganos (1) Cinco anos - Basta (2) circo Dralion (1) círculos de estudo (5) cnn (1) código penal iraniano (2) Colégio Marista (1) coletiva de imprensa (1) Comissão da Organização das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (1) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (9) comissão de direitos humanos (3) Comissão sobre o Status da Mulher (1) Comitê Brasileiro de DH e Política Externa (1) Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (1) Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (1) Comunidade Bahá'í do Brasil (56) Comunidade Baháí do Brasil (4) comunidade internacional bahá'í (22) Comunidade Luterana de Brasília (1) Conectas (2) CONER/DF (1) Conexão Repórter (1) conferência (13) Conferência de Ajudantes do Corpo Auxiliar (1) Conferência de Unidade (1) Conferência de Unidade do Sudeste (1) Conferência Indígena do Panamá (1) Conferência Mundial da Paz e Sustentabilidade (1) conferências de juventude (17) congresso nacional (12) CONIC (2) Consciência Negra (2) Conselho de Direitos Humanos da ONU (5) Conselho de Segurança da ONU (1) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (1) consulta bahá'í (2) Consumo (1) Convenção Nacional (3) Convenções Regionais (1) conversas significativas (1) convite (2) Coordenação Bahá'í de Internet do Brasil (1) Copacabana (6) copenhage (1) Coral da Arquidiocese (1) Cordilheira dos Andes (1) Corpo Auxiliar (2) Corpo Continental de Conselheiros (5) corrupção (1) corrupção eleitoral (5) corte (1) cotas (1) CRDHDR (2) CREDN (1) Credos e Crenças (9) crianças (9) cristãos (2) cristianismo (4) cristóvam buarque (1) Cruzada pela Dignidade (1) Cultura de Paz (2) Cultura e Fé (1) Cúpula dos Povos (16) Curitiba (3) Dalai Lama (1) Daniel Tavares (1) Daniella Hiche (12) DAW (1) debate (1) declaração (3) Declaração Nostra Aetate (1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1) Deise Benedito (1) demonstration (1) Deputada Manuela Dávila (1) desafios (1) desastres naturais (2) desenvolvimento social (6) Desenvolvimento Sustenável (3) desenvolvimento sustentável (15) desigualdade racial (1) Desk Nacional de Peregrinação (3) destruição (1) DHNet (1) Dia da Consciência Negra (1) Dia de Ação Global pela sustentabilidade (1) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional da Paz (1) Dia Internacional das Mulheres (1) Dia Internacional dos Direitos Humanos (2) Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial (1) Dia Mundial das RelIgiões (2) Dia Mundial do Meio Ambiente (1) Dia Mundial dos Povos Indígenas (1) Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (3) dia sagrado (4) diálogo inter-religioso (7) diálogos contra o racismo (1) Diane Ala'i (8) Diane Ala’i (2) Diário da Manhã (1) Dilma Roussef (3) diplomacia (1) Direitos Humanos (87) Direitos Humanos e Cidadania: Desafios à Prática Social (1) discriminação racial (8) discurso (1) diversidade religiosa (6) documentário (4) documentos de identificação (2) Dom Ricardo Lindemann (1) Dr. Rosinha (1) Dra. Emilia Rabbani (1) Dulce Magalhães (2) Durban (4) EBC (1) eca (1) Eco-92 (2) economia verde (1) Ecumenismo (2) Editora Bahá'í (2) editorial (1) eduardo azeredo (1) Eduardo Paes (1) Eduardo Santos (1) educação (4) educação espiritual (6) Edvaldo Andrade; Partícula de Deus; Física (1) EFTA (1) egito (6) eleições (5) eleições bahá'ís (2) Eliane Catanhêde (2) emana Mundial da Harmonia entre as Religiões (1) Embaixada de Israel (2) Embaixada do Canadá (1) Enayatollah Vahdat (1) Enchentes (2) encontro (1) Encontro Bahá'í de Homens (2) Encontro Bahá'í de Jovens em Petrópolis (1) Encontro da Nova Consciência (1) Encontro Regional da Juventude (1) Ensinando Aulas para Crianças (1) Ensino Religioso (1) Entre Dois Mundos (1) entrevista (3) equinócio (1) Ervin Laszlo (1) Escola das Nações (3) Escola de Primavera do Sudeste (2) Escola de Verão (1) Escola Olavo Novaes (1) Espírito Santo (1) espiritual para crianças (1) Estadão (2) Estados Unidos (1) estágio (1) Estatuto da Criança e do Adolescente (1) estudantes (1) Ética e Combate à Corrupção (1) EUA (2) evangélicos (1) evento (2) Evin (3) Excelência em todas as coisas (1) exposição (2) facebook (1) Faculdade Tahirih (1) família (4) famosos (1) Fé Bahá'í (52) Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (1) FENDH (1) Ferial Sami (1) Fernando Neme (1) Festival Craques da Paz (1) Festival das Luzes (1) FIDH (2) fim do mundo (1) Flavio Azm Rassekh (5) florianopolis (1) FOAFRO (1) folha de londrina (1) Folha de São Paulo (4) Fórum Internacional de Meio Ambiente (1) Frank R. Wolf (1) frente parlamentar (1) Frente pela Liberdade no Iran (3) Gabriel Marques (3) Gajop (1) GEAR (2) Genebra (1) genero (4) gênero (1) geraldo mesquita (3) Geraldo Thadeu (1) GGCA (2) Global Media Monitoring Project (1) GloboNews (1) GNRC (4) Goiânia (5) Goiás (1) gotas de fé (1) Governador-Geral do Canadá (1) Goyazes (1) Grupo de Diálogo Inter-Religioso (1) Grupo de Trabalho da Paz (1) Grupo OBA (1) Guardião (1) Gurupi (3) Haifa (1) Haiti (1) hijab (2) Hillel (2) holocausto (3) homenagem (2) Human Rights Watch (2) hunduístas (1) Igreja da Família (1) igualdade de gênero (2) igualdade racial (5) II Encontro de Jovens do Sudeste (2) India (1) indian express (1) indígenas (4) inscrições (1) Instituto Aura Mater (1) Instituto Bahá'í para Educação Superior (1) Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos (1) Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (1) Instituto para Estudos em Prosperidade Global (1) Instituto Pró-Livro (1) Instituto Ruhí (10) INSTRAW (1) internacional (27) International Campaign for Human Rights in Iran (2) Interprogramas (1) intolerância religiosa (40) irã (129) Iradj (7) Iradj Eghrari (14) Iran Human Rights (1) Iriny Lopes (1) Irlanda (1) Irrestritos como o Vento (1) islamismo (2) Israel (7) Israel e a Fé Bahá'í (2) itália (1) Itarmaraty (2) Ivanir dos Santos (3) jainistas (1) Jamshid Arjomandi (1) Janet Ruhe-Schoen (1) Janete Rocha Pietá (1) Jardim do Ridván (1) JB (1) jejum (3) Jesus Cristo (1) João Pessoa (1) Jonny Carlos (1) jornal (1) jornalismo (1) jovens (15) judaísmo (3) judeus (4) julgamento (25) Juliet Thompson (1) justiça (14) juventude (13) kardecistas (1) Kari-Oca (1) Kariri-Xocó (1) Keyvan Nikobin (1) Krishna (1) laranjeira do Báb (1) Laudemar Aguiar (1) Legião da Boa Vontade (1) legislação (9) leitura (1) Léo Soares (1) Leonora Armstrong (1) liberdade religiosa (21) liderança religiosa (1) lideranças presas (45) Língua Portuguesa (1) literatura (4) Literatura Bahá’í (2) Livro 3 (1) Livro 7 (1) local (2) Lua Getzinger (1) Luiz Campos (1) Luiz Castro (1) Luiz Couto (5) Lula (18) m Amor que Não Espera (1) Maceió (4) Mãe Liliana D´Oxum (1) Mahmood Amiry-MoghaddamAnia Cavalcante (1) mahmoud ahmadinejad (5) Maja Daruwala (1) Manaus (1) manifestação (2) Maomé (2) marcha pela paz mundial (1) marcha pela paz mundial e não violência (1) Marco Aurelio Garcia (1) Maria de Nazaré Farani (1) Martha Root (1) martírio (2) Mary Aune (11) Mary McAleese (1) May Akale (1) MCCE (11) meio ambiente (5) Membros do Corpo Auxiliar (1) Mercosul (2) Mestre Aramati (1) mídia (3) Ministro Paulo Vannuchi (2) minorias (3) Mobina Jaffer (1) Mohsen Shaterzadeh (2) Moisés (1) Monica Waldvogel (1) Monsenhor Salvatore Giovanni Rinaldi (1) Monte Carmelo (1) Monumento à Paz Mundial (2) Monumento da Paz (1) Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (5) Movimento de Mulheres Negras/DF (1) Movimento Diálogo Inter Religioso contra a Intolerância Religiosa Pela Paz (1) MRE (5) muçulmanos (4) mudanças climaticas (6) Muhammad (1) mulheres (8) mundo (2) Na’aamat Pioneiras São Paulo (1) Nações Unidas (7) Nahid Shams (1) não-envolvimento em política partidária (2) natal bahá'í (1) Naw-Rúz (5) Neda Najmi (1) Nelson Mandela (1) nota pública (1) Núr (1) O Convênio de Bahá’u’lláh (2) OAB (1) Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1) OEA (1) OICD (1) Olphir Cavalcante (1) onferência Mundial de Direitos Humanos (1) Onno Vinkhuyzen (1) ONU (43) ONU Mulheres (3) oração (7) Ordem Administrativa (5) Ordem Rosa Cruz (1) Oriente Médio (2) OSAGI (1) palestra (3) parlamento das religiões mundiais (1) Parlasul (1) Parque Ibirapuera (1) participação nos discursos da sociedade (4) Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade (1) Paulo Delgado (2) Paulo Paim (1) Paulo Vannuchi (1) paz (4) paz mundial (5) Peace Globalnet (2) Pedro Wilson (3) Pejman Samoori (3) pena de morte (3) peregrinação (3) Perly Cipriano (1) Pernambuco (1) perseguição (19) perseguição religiosa (2) Pérsia (1) Peter Adriance (3) PIDCP (1) pioneirismo bahá'í (4) PNDH III (1) PNDH-3 (1) política (1) politica externa (2) política externa (1) Porto Alegre (1) Porto Feliz (1) pré-jovens (6) Prefeitura de Goiânia (1) Prêmio Baluarte (1) Presidência da República (1) princípios (1) prisão (1) prisões (1) proclamação (1) programa (1) Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens (12) PROINFO (1) Projeto de Lei (1) promotor geral (1) pronunciamento (2) propaganda (1) protagonismo (1) r (1) raça (4) racial (5) racismo (8) Rainha Elizabeth II (1) reciclagem (1) Rede Afrobrasileira Sociocultural (1) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (1) Rede Globo (1) Regra de Ouro (1) Reino Unido (1) relações internacionais (2) relatório (1) religião (30) Religião de Deus (1) religião de matriz africana (2) religious freedom (1) requerimento (1) resolução (3) responsabilidade coletiva (2) RETS (1) reunião de reflexão (1) reunião devocional (4) revelação progressiva (2) Ricardo Rubim (1) Ridván (4) rio de janeiro (29) Rio+20 (20) RN (1) Roberto Cabrini (1) Roberto Monte (1) Roxana Saberi (3) Said Akhavan (1) Salvador (5) Sam Cyrous (2) Santa Catarina (1) santuário (3) São Paulo (14) São Sebastião (2) Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (2) SEDH (2) Semana da Paz em Goiânia (1) seminário caminhos para liberdade religiosa pelo dia nacional de combate à intolerância religiosa (1) Seminário de Mídia (1) seminário do Instituto (1) Seminários ISGP (5) senado (8) Senado Federal (1) Senado. relações exteriores (1) senador (1) senadora fatima cleide (1) Seppir (1) Sergio Serber (1) serviço à humanidade (4) Shiraz (2) Shiráz (1) Shirin Ebadi (10) Shoghi Effendi (3) sikhs (1) Simpósio Nacional da Paz (1) Siron Franco (3) sistema de cotas (2) Site (1) sociedade (3) solidariedade (5) Soltani (2) Soltaniéh (2) Sônia Shafa (1) Stephen Harper (1) Superior Tribunal Federal (1) Supremo Tribunal Federal (1) Susanne Tamas (1) Sustentabilidade e Desenvolvimento (1) Tahereh (1) Tahirih (2) Tahirih Naylor (2) tecnologia nuclear (1) televisão (1) Templo (8) Terra Santa (4) terreiro (1) Titanic (1) Tocantins (2) tribunal (1) twitter (1) UE (1) UFSC (1) UMAPAZ (1) umbanda (2) umbandistas (2) UMEF Ricardina Stamato da Fonseca (1) UnB (1) UNEGRO/DF (1) Unesco (1) União Européia (4) unicidade de Deus (2) unidade da humanidade (6) unidade racial (1) UNIFEM (1) Unipaz (1) United4Iran (5) universidade (3) Universidade de Pernambuco (1) universitários (1) Univesidade de Oslo (1) UNODC (1) UPF (2) UPR (3) urânio (1) URI (3) USP (1) valor economico (1) véu (1) VI Conferência da Paz (1) viagens (3) video (2) viena (1) Vigília de Oração (2) Vila Velha (1) violência (1) violência contra as mulheres (3) Você Pode Resolver Isso (1) Você Pode Resolver Isso? (1) Washington Araújo (4) WICCA (1) wiccanos (1) Wilmette (1) Yarán (18) Zacarias Martins (1) zoroastrianos (1)