Programa Participação Popular da TV Câmara trará hoje (17 de outubro) discussão sobre a correlação existente entre pobreza e direitos humanos. O debate, articulado pela Comunidade Bahá'í do Brasil e pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, será transmitido para todo o Brasil às 22h desta quarta-feira.
17 de outubro marca o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Sua celebração se dá desde 1987, quando mais de uma centena de pessoas se reuniram em Paris, onde a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em 1948, em homenagem às vítimas da extrema pobreza, da violência e da fome. Nesta data, proclamou-se a pobreza como violação de direitos humanos, que precisa ser combatida com políticas públicas eficientes.
Em 1992, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 17 de outubro como sendo o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (res. 47/196), convidando todos os países a observá-lo e a realizar atividades que possam promover a consciência sobre o tema e criar alternativas viáveis para sua solução. Trata-se de uma oportunidade para divulgar ações desenvolvidas pelas comunidades mais carentes a fim de lutar pela erradicação da pobreza, buscando ampliar a participação das pessoas pobres no debate.
O tema escolhido para a celebração dos 20 anos do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é Pessoas Vivendo na Pobreza como Agentes de Mudança. Moradores de rua do Distrito Federal estão entre os convidados para o debate na TV Câmara.
Também participarão do debate Iradj Eghrari e Mary Aune, representantes da Secretaria Nacional de Assuntos Externos da Comunidade Bahá'í do Brasil; Mariana Pereira e Suellen Sá, pelo Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Deputado Federal Luiz Couto (PT/PB); o Deputado Federal Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE); e o presidente do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro do Distrito Federal, Dr. João Batista Almeida Sérgio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário