Disponível em http://www.cienciaereligiao.org.br/, o projeto é resultado de uma parceria entre a Comunidade Bahá'í do Brasil e o ISGP – Instituto de Estudos para a Prosperidade Global, sediado em Nova Iorque. Iniciado em 2001, tem o objetivo de estimular a discussão acerca do papel fundamental que a ciência e a religião têm no processo de desenvolvimento de nossa sociedade. O site está desenvolvido no formato de blog e oferece aos interessados a possibilidade de comentarem os diferentes artigos e documentos e assim participarem de um processo de construção de novos conhecimentos.
A primeira etapa consistiu na realização de sessões de debate entre dez personalidades ligadas aos movimentos sociais, à política nacional, academia e pensamento holístico, que em seguida prepararam artigos com suas visões sobre o tema. Os dez artigos - reunidos em livro organizado por Iradj Roberto Eghrari, da Comunidade Bahá'í do Brasil - trazem percepções interessantíssimas que contribuem para a discussão de como ciência e religião, que são dois pilares essenciais para a construção do conhecimento, são capazes de impactar no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira. É interessante notar que entre os fatores mais relevantes na produção das desigualdades determinantes em obstaculizar o desenvolvimento, aparecem as questões raciais e de gênero, que são tratadas pelas religiões sem que haja uma interface com o pensamento científico. O tema é amplamente tratado no projeto.
No ano de 2006, foram realizados cinco seminários regionais que reuniram vários convidados que discutiram o tema Ciência, Religião e Desenvolvimento com base nos artigos do livro. Deste processo surgiu um novo documento, mais amplo, que traz novos ingredientes a esta discussão.
A etapa que se inicia agora visa, com a página do projeto na Internet, abrir o debate para toda a sociedade. É uma página em que os usuários e usuárias podem inserir comentários e contribuir com suas compreensões acerca da temática. Na página é possível ter acesso a todos os materiais contidos no livro (incluindo um texto produzido pelo Dr Farzam Arbab do ISGP comentando a experiência que teve no Brasil com os autores e outras personalidades com quem debateu a temática da ciência, religião e desenvolvimento), o documento-síntese dos seminários regionais, além do vídeo do seminário realizado em Campinas, que sintetiza os debates lá havidos.
Acesse http://www.cienciaereligiao.org.br/ e participe desta discussão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário