Relações raciais é o foco da nova versão do livro de Cidinha da Silva, que ganhou prefácio de Edimilson de Almeida Pereira, além de três novos textos e um suplemento para professoras/es trabalharem conteúdo da obra em sala de aula.
No dia 03 de julho, será lançada a segunda edição de “Cada Tridente em seu lugar” (Mazza Edições), de Cidinha da Silva. O lançamento acontece no Balaio Café, dez meses depois da primeira edição. Na nova versão, o livro chega às lojas mais enxuto (em vez de 30 textos, agora são 24) e com mudanças. Saíram oito histórias curtas da versão anterior, dando lugar a outras três novas.
O interior nordestino da primeira metade do século XX retratado na história de “Domingas e a cunhada”, os “causos” contados por homens e ouvidos pela manicure Marieta em “Papo de Barbearia” e os demais textos do livro ganham a “companhia” da história do garoto de 23 anos que, negro e pobre, figura como “pretinho básico” das moças brancas nas baladas de fim-de-semana em “Melô da contradição”. Renovam o livro também as presenças do “mini-conto” que narra um caso relativo ao turismo sexual (“Só derreal”) e do “texto-pílula” a respeito da “negrinha” cujo ressentimento é visto como causa principal do racismo (“Amai-vos uns aos outros”).
Além dos novos textos, agora há também o encarte com sugestões de atividades para trabalhar o conteúdo do livro em sala de aula - que vem em resposta da excelente circulação do livro entre estudantes de EJA (educação de jovens e adultos) e entre professoras/es em um momento em que se incrementa o mercado de materiais a serem utilizados para a aplicação da Lei 10.639 de 2003, que inclui na Rede de Ensino do país a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”.
Como Edimilson de Almeida Pereira escreve no prefácio da 2ª edição do livro,
“Cada tridente em seu lugar esconde núcleos grávidos de especulações estéticas e ideológicas. (...) Esses núcleos resultam em narrativas abertas à discussão sobre o multiculturalismo da sociedade brasileira e às experimentações da criação literária.”
LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO:
Data: 03 de julho de 2007
Local: Balaio Café. 201 Norte, Bloco D, Loja 51. Brasília, DF.
Horário: 19:30
Nenhum comentário:
Postar um comentário