Auxiliar a juventude a tomar decisões informadas que possam contribuir com a transformação da realidade ao mesmo tempo em alcançam seus objetivos de desenvolvimento material e espiritual: este é um dos objetivos principais das atividades bahá'ís. Afinal, como disse a Casa Universal de Justiça, órgão máximo da religião bahá'í em uma de suas mensagens, "a juventude pode mover o mundo".
Desenvolvidos a pedido da própria Casa Universal de Justiça, os Seminários "Participando nos Discursos Prevalescentes da Sociedade" do Instituto para Estudos em Prosperidade Global (ISGP na sigla em inglês) buscam despertar o potencial de mudança que os jovens possuem de modo a ajudá-los a transformar o mundo onde vivem, e a tornar a sociedade mundial em uma comunidade próspera tanto espiritual quanto materialmente. Mais de 100 jovens já participaram dos seminários realizados no Brasil, que ocorrem uma vez por ano e tiveram a primeira turma inaugurada em 2008. A edição mais recente dos seminários reuniu quatro turmas no Centro Educacional Bahá'í Soltaniéh, localizado em Mogi Mirim (SP), e mais uma turma do Ano 1 em Esteio (RS) - todas entre os dias 8 e 19 de janeiro de 2014.
A programação foi desenvolvida de modo a apresentar desafios e promover reflexões adequadas ao momento vivido pelos participantes, focando temas que pretendem ajudar jovens bahá'ís em idade universitária a encontrarem coerência entre suas crenças e capacidades ao adentrarem o mundo do conhecimento científico acadêmico. As leituras e exercícios propostos estimulam os jovens a entrar a identificar os elementos que comporão sua jornada de amadurecimento intelectual e profissional, que vai além do término de seus cursos universitários e se estende para toda a vida, e a tomar decisões com base nos princípios em que acreditam.
Ao final de uma etapa, cada participante leva para casa alguma lição relacionada ao momento que está vivenciando. “Me marcou muito a questão da importância do serviço à humanidade. Todas as manhãs, nas partes devocionais, alguém compartilhava uma experiência de serviço", contou o jovem Shahin Nasrabadi, de Canoas (RS), que participou em dezembro da primeira etapa do seminário. "Isso foi essencial para mim", disse o rapaz, que no final do mês embarcou para os Estados Unidos com o objetivo de servir na Escola Bahá'í Green Acre.
Bruna Inuma, de Iranduba (AM), também participou pela primeira vez dos seminários. “O seminário me ajudou a pensar de forma diferente, a compreender da importância da coerência em nossa vida", acredita Bruna. "Temos que cursar a faculdade, servir à humanidade, crescer materialmente e espiritualmente - tudo ao mesmo tempo!” disse a aspirante a universitária, que em fevereiro iniciará seus estudos.
Recentemente, Nader Vahdat concluiu o curso de Administração de Empresas em uma universidade de São Paulo. Ele passou pelos quatro anos de estudos com o ISGP, participando da turma que se formou em julho de 2013. Ao falar sobre o seminário, Nader lembra com alegria dos momentos passados ali. “Nos primeiros anos, como era muito jovem, ainda buscava onde e com quem me apoiar", relembra. "Descobri que minha base estava nos conceitos trabalhados no seminário: era estar com amigos que têm propósito de vida, e ao mesmo tempo com uma visão científica, buscando respostas para os desafios. Minha vontade de participar no próximo ano era cada vez maior.”
Para mais informações sobre os seminários, acesse http://www.bahai.org.br/seminarios_isgp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário