Acampamento de Verão acontece em dezembro no Sul do país
Nesta sexta (2) até domingo (4), a cidade de Viana (ES) sediará o II Encontro de Jovens do Sudeste. A 1.400km de Viana, no primeiro final de semana de dezembro, São Bento do Sul (SC) receberá pela primeira vez o Acampamento de Verão para Jovens. Ambos tem o mesmo propósto: unir os jovens. Inspirados pela frase “Tão potente é a luz da unidade que pode iluminar toda a Terra”, eles acreditam que juntos podem ser a transformação que querem ver no mundo.
Djamile Carreiro, de 22 anos, é uma das organizadoras do encontro no Espírito Santo, aberto para todos os jovens interessados. “Independente da religião que professam, todos os jovens devem estar conscientes do propósito de serviço ao bem-estar da civilização mundial”, explica a jovem. Ela descreve o serviço à humanidade como “uma forma pensar no coletivo, respeitando as diferenças culturais, sociais e ideológicas; desprender-se do egocentrismo e simplesmente demonstrar total amor pela humanidade”.
Há alguns anos os jovens de Santa Catarina sentiam falta do envolvimento desta geração em atividades de lazer que também contemplassem espaços de discussão sobre o propósito da existência. “Nós jovens temos o papel de ser agentes de mudança”, diz Giovana Barrios, uma das promotoras do acampamento no Sul. “Temos que demonstrar os princípios espirituais no cotidiano, tratar todas as pessoas como se fossem nossos irmãos e oferecer oportunidades para que todos desenvolvam virtudes”, reflete a jovem de 20 anos.
Os jovens naturalmente questionam a atual situação do mundo e um dos questionamentos é o que é “poder”. Infelizmente, “poder” é frequentemente associado à validação da capacidade de influenciar pessoas e processos em função do acúmulo de riqueza material. Os jovens conseguem enxergar esta distorção e possuem esperança e energia para transformar em atos concretos a verdadeira essência do poder: aquele capaz de inspirar e mobilizar pessoas para serem protagonistas de um processo de transformação social, movido não pela coerção, mas pelo senso de que cada ser humano é responsável pelo bem-estar de toda a sociedade.
Alexandre Barrios, irmão de Giovana, explica que a “intenção do acampamento é oferecer um ambiente agradável para troca de ideias que auxiliam no desenvolvimento humano, fomentando a união e a interação entre os jovens”. Ele lembra que “o acampamento é gratuito, com todas as refeições inclusas, os participantes só precisam trazer suas barracas”.
Os jovens bahá’ís são protagonistas de algumas ações que acreditam serem chave para sua formação ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento das pessoas de seu meio. “Que tal se preparar para oferecer aulas de educação espiritual para crianças?”, questiona Djamile. “E até mesmo atuar como monitora de grupos a que visam despertar o potencial dos pré-jovens para realizarem atos de serviço!?”, completa. As atividades citadas por Djamile fazem parte da ação social da Comunidade Bahá’í, impulsionada em grande parte por jovens brasileiros.
Se você tem interesse em participar do acampamento entre em contato pelo endereço eletrônico giovanabarrios@gmail.com. Para se inscrever no II Encontro de Jovens do Sudeste enviei uma mensagem para encontrodejovenssudeste2012@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário