Curso para jovens universitários foca na harmonia entre ciência e religião
Desde 2009, mais de 70 jovens de diferentes Estados brasileiros participam regularmente dos Seminários ISGP, que consistem em um programa de quatro encontros anuais, todos com duração de dez dias. Cerca de 800 universitários de todo o mundo já passaram pelas capacitações, que vem sendo realizadas regularmente em 28 países.
O propósito desses seminários é elevar a consciência da juventude sobre a importância de se engajar em ações e discursos direcionados à mudança social. Ao longo dos dez dias de intensa programação, os participantes têm a oportunidade de desenvolver sua capacidade de refletir, analisar, e aprender sobre a ação, e aprendem a explorar elementos de um marco conceitual que contribui para o avanço da civilização.
Os materiais oferecem ferramentas que auxiliam os jovens a compreender e analisar a cultura na qual estão inseridos, assim como o conteúdo dos cursos universitários que estão estudando. Além disso, os facilitadores os ajudam a assumir as rédeas de sua educação, assistindo-os em seus esforços para adquirir conhecimentos que possam ser aplicados no serviço à humanidade.
“Essa fase de transição para o ensino superior é um momento de decisões fundamentais quanto ao nosso futuro, e nós jovens somos expostos a um marco materialista no qual nossas crenças podem ser alvo de questionamento”, avalia o jovem paulista Vahíd Shaikhzadeh, de 23 anos. Formado recentemente em Engenharia de Produção pela USP, Vahid é um dos participantes da primeira turma brasileira dos seminários, inaugurada em janeiro de 2009 em Salvador (BA). “Todos os participantes estudam uma série de materiais especialmente preparados para nos acompanhar ao longo dos quatro encontros anuais”, conta ele.
No primeiro encontro, os estudantes se aprofundam em alguns conceitos essenciais para a ação social sistemática e sustentável. Além disso, aprendem quais são as características dos projetos de desenvolvimento socioeconômico inspirados pelos ensinamentos bahá'ís. O objetivo é capacitá-los a contribuir com os discursos predominantes da sociedade, tendo como base a experiência do ISGP no desenvolvimento da compreensão da harmonia ente ciência e religião. Outros temas estudados nos encontros subsequentes são Mídia, Educação, Aprendizagem e Crescimento, Coerência, Meios Materiais e Ciência.
Os seminários têm-se mostrado um valioso espaço para reflexão dos jovens, e um meio para equipá-los com as ferramentas necessárias para explorar e atuar na realidade. Além disso, alguns deles têm se engajado em ações em suas universidades e outros aprofundado suas ações junto às suas comunidade, contribuindo crescentemente para o seu próprio desenvolvimento e o avanço da sociedade. “O seminário mostra o quanto é possível colocar ideias complexas nas conversas casuais mais simples e nos dá o poder de contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais evoluída, tanto científica quanto espiritualmente”, considera Paloma Eghrari, de 22 anos, estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.
“Um amigo havia classificado o material metodológico do ISGP como o mais profundo que já teve a oportunidade de estudar na vida”, conta a recém graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, Djamile Carreiro, de 21 anos. Após dois anos participando do curso, Djamile não hesita em declarar: “Faço minhas as palavras dele.” Segundo ela, cada encontro do ISGP proporciona reflexões e práticas auxilia os participantes a “transformar o conteúdo do material em uma força indescritível, força de mudar o coração e a alma do mundo de hoje”.
Os seminários também favorecem a criação e fortalecimento de laços de amizade entre os jovens, unidos principalmente pela vontade de servir à coletividade. “Em meio às conversas significativas que desenvolvemos em grupo, acabamos conhecendo melhor um ao outro e fortalecemos ainda mais o laço que nos une: a vontade de servir a Deus”, comentou Djamile.
Thaize Rocha acaba de prestar vestibular para Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo e já fez sua inscrição para o seminário referente ao primeiro ano de estudos. “Nessa nova etapa da minha vida, eu sinto que preciso aprender a lidar de uma forma mais madura com os assuntos da Fé”, reflete a jovem de 18 anos. “Quando soube dessa oportunidade de aprendizado, não hesitei nenhum instante. Sabia que iria enfim participar deste grupo de 2012”, diz Thaize, que tem por objetivo principal “fazer a diferença no mundo”.
Clique aqui para assistir ao vídeo de divulgação preparado pelos jovens de turmas anteriores. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser efetuadas pela página www.bahai.org.br/seminarios_isgp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário