Após mais de 20 anos, aniversário de Bahá'u'lláh é celebrado em São Roque
Os Programas de Crescimentos são ciclos regulares compostos por atividades de ensino direto e intensivo da mensagem bahá'í. Neste período, os bahá'ís de uma localidade se engajam para garantir a ampliação da oferta de aulas de educação espiritual para crianças e pré-jovens e o aumento do número de participantes nos estudos promovidos pelo Instituto Ruhí de Capacitação3. Além disso, são intensificadas as campanhas de visita aos lares para fortalecimento da comunidade e a realização de reuniões informais para a discussão de tópicos que visam o bem-estar da sociedade (conhecidas como firesides).
No último dia 12 de novembro, a comunidade bahá'í de São Roque realizou a celebração do aniversário de Bahá'u'lláh, Profeta Fundador da Fé Bahá'í. “Há mais de 20 anos São Roque não tinha a oportunidade de celebrar esse dia sagrado”, conta a Sra. Maria Dirce Pucci, anfitriã da festa. “É um imenso privilégio participar novamente dessa celebração e poder presenciar o início do processo de crescimento intensivo da comunidade”, emociona-se. Dona Dirce é bahá'í de longa data, e conta que uma de suas maiores alegrias foi ter acompanhado Amatu'l-Bahá Rúhíyyih Khanum4 em uma de suas visitas ao Brasil, na década de 1980, para ensinar a Fé em locais de difícil acesso, como a região Norte do país.
“Um dos momento mais marcantes da comemoração foi ver a emoção de uma das participantes do estudo do Livro 45, simpatizante da Fé Bahá'í, ao narrar o período que Bahá'u'lláh ficou preso”, afirma Marcos Tabacow, membro da comunidade local, ao se referir à apresentação realizada pelos participantes de um círculo de estudos sobre a história de Bahá'u'lláh. “Dentre as treze pessoas que compareceram ao evento, metade são indivíduos que participam das atividades do Instituto Ruhí na região, mesmo sem se identificarem como membros da comunidade bahá'í”, ressalta Marcos.
1 Para mais informações sobre os marcos de crescimento, leia a mensagem da Casa Universal de Justiça ao Corpo Continental de Conselheiros, datada de 28 de dezembro de 2010 (disponível em http://bit.ly/sPfKQM).
2 Abrange as seguintes cidades do Estado de São Paulo: Osasco, Baruerí, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Vargem Grande Paulista, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Taboão da Serra e São Roque.
3 Os cursos desenvolvidos pelo Instituto promovem a reflexão sobre a vida do espírito, a oração, a vida após a morte, a educação espiritual de crianças e pré-jovens, o serviço à humanidade, a história das Figuras Centrais da Fé Bahá'í e outros temas edificantes. A iniciativa surgiu em 1987, pela Comunidade Bahá'í da Colômbia, e atualmente os materiais e metodologias são utilizados em todos os países do mundo, incluindo pessoas de todas as religiões em processos de desenvolvimento de suas capacidades espirituais e materiais. Para saber mais, entre em contato com a comunidade bahá'í mais próxima ou escreva para info@bahai.org.br.
4 Esposa de Shoghi Effendi, Guardião da Fé Bahá'í entre os anos de 1921 e 1957. Rúhíyyih Khanum realizou inúmeras viagens por todo o mundo, durante as quais ensinou a Fé Bahá'í e promoveu temas espirituais como a igualdade entre mulheres e homens e o desenvolvimento sustentável.
5 O livro 4 da sequência do Instituto Ruhi de Capacitação é intitulado “Os Manifestantes Gêmeos”, e trata da história d'O Báb e de Bahá'u'lláh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário