A comunidade bahá'í mundial relembra, no próximo dia 21, a declaração pública de Bahá’u’lláh, o mais recente Profeta da Era Moderna. Foi neste dia, em 1863, que Ele revelou à humanidade Sua missão como um Mensageiro de Deus.
Nascido em Teerã, em 1817, Bahá’u’lláh passou sua vida sendo perseguido por defender os ideais da paz e fraternidade. Como fruto dos ataques que sofreu do clero de Sua época, foi exilado em 1853 para o Iraque. Dez anos depois, com a intensificação dessa oposição, o governo turco atendeu ao pedido do governo persa e baniu Bahá’u’lláh para Constantinopla.
Vista Histórica de Bagdá e do Rio Tigre,
onde se localiza o Jardim do Ridván original.
Antes de Sua partida, o Fundador da Fé Bahá'í recebeu vários de seus admiradores e companheiros em um jardim em Bagdá no qual havia montado acampamento. Este jardim recebeu mais tarde o nome de Jardim do Ridván (Paraíso), numa alusão ao clima ameno, à abundância de flores, rica fauna e água corrente que tornavam o ambiente extremamente agradável a todos os que buscavam despedir-se de Bahá'u'lláh em seus últimos dias no Iraque. Foi entre os dias 21 de abril e 2 de maio que Bahá’u’lláh informou a vários de seus adeptos a boa nova de ser Ele o Prometido de todos os Profetas do passado. A data constitui um marco histórico e é celebrada anualmente por milhares de bahá'ís por todo o mundo.onde se localiza o Jardim do Ridván original.
A revelação no Jardim do Ridván foi um dos pontos marcantes da vida de Bahá'u'lláh, que enfatizou o propósito primordial de Deus ao revelar sua vontade é promover uma transformação no caráter da humanidade e desenvolver no íntimo dos que respondem ao seu chamado as qualidades morais e espirituais latentes na natureza humana. O novo Manifestante de Deus deixou vários ensinamentos para essa revolução do ser humano e sua relação com o ambiente que o cerca.
Pré-jovens de Porto Alegre (RS) participam de atividade
na sede bahá'í local
na sede bahá'í local
Os mais de 65 mil bahá'ís brasileiros somam-se a seus correligionários espalhados por todas as regiões do globo em seu envolvimento em ações voltadas para a melhora da sociedade em que vivemos. Por meio de programas devocionais abertos a participantes de todas as tradições religiosas, promovem o entendimento entre indivíduos que buscam elevar suas mentes e religar-se à sua espiritualidade. Pela educação espiritual das crianças e adolescentes, independentemente de sua origem ou classe social, oferecem os pilares para a formação de um caráter nobre e reto, potencializando as capacidades dessa nova geração para servir à humanidade. E promovendo reuniões de aprofundamento espiritual capacitam mulheres e homens a enxergar-se como seres humanos completos em suas realidades material e espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário