***************

ATENÇÃO!
Este blog será desativado em breve.

Para ter acesso a informações atualizadas sobre as atividades da Comunidade Bahá'í do Brasil,
acesse a página oficial em http://www.bahai.org.br.


****************

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bahá’ís do Egito discutem o futuro da sua nação

Visando contribuir com as mudanças sociais em seu país, bahá'ís do Egito propõem um profundo processo consultivo em seu país

Numa carta aberta sem precedentes, os bahá’ís do Egito dizem que a nação deve olhar para além de soluções utilitárias e modelos existentes em outras sociedades e, em vez disso, buscar “uma nova abordagem realmente progressista”.

Fazer uma “escolha esclarecida” pode influenciar o curso do desenvolvimento humano na região toda e ter impacto até mesmo sobre o mundo, diz a carta.

Tal abordagem incluiria o engajamento de todas as pessoas interessadas – especialmente os jovens – numa conversação nacional, pela qual se tornariam protagonistas de seu próprio desenvolvimento. É dada ênfase também na identificação e aplicação de princípios básicos fundamentais, e que se evite a tentação de passar com demasiada rapidez a negociações e decisões acerca da distribuição de poder.

A representante da Comunidade Bahá'í do Brasil, Mary Aune, explica que, dentro dos preceitos da Fé Bahá'í, a consulta entre todos os indivíduos envolvidos em um determinado assunto é fundamental e indispensável para se tomar qualquer decisão. “É importante ouvir os diferentes atores para que se possa ter uma compreensão mais abrangente de qualquer tema que esteja sendo discutido. A riqueza de opiniões e experiências é o que torna o processo de consulta tão valioso”, afirmou Mary.

Desde sua liberação neste mês, a carta foi entregue a figuras proeminentes da vida pública do Egito – incluindo líderes religiosos, políticos, advogados, ativistas de direitos humanos, escritores e artistas. Também circulou na imprensa e na mídia, e está sendo amplamente difundida através de websites e blogs.

A publicação on-line da carta já está gerando reações positivas. Um leitor qualificou-a de uma “declaração humanitária, civil e progressista muito profunda”.

A carta que acabei de ler é como um guia para muitos anos que virão”, comentou outro.

Vamos dar cada passo na construção do nosso novo Egito com bastante atenção, paciência, consulta e confiança...” escreveu ainda outro.


Um processo de consulta

Na carta, os bahá’ís do Egito sugerem que o desafio que se apresenta a seu país é iniciar um processo de consulta a respeito de princípios que deverão orientar a reformulação da sociedade.

Os egípcios evitarão o risco de cair no padrão de qualquer modelo existente – que não vê qualquer vantagem em capacitar as pessoas – de modo que todos possam ser capacitados a participar de processos de consulta.

O contínuo e amplo envolvimento da população num processo consultivo como este terá um longo caminho para persuadir os cidadãos de que os responsáveis pelas definições políticas almejam a criação de uma sociedade justa. Dada a oportunidade de participar em tal processo, seremos confirmados em nossa consciência recém despertada de que temos a posse do nosso próprio futuro e perceberemos o poder coletivo que já possuímos para transformar a nós próprios”, diz a carta.


Princípios essenciais

A carta sugere também que os egípcios considerem cuidadosamente uma série de princípios, essenciais para orientar a reformulação da sua sociedade.

Muito frequentemente, mudanças criadas a partir do protesto popular resultam afinal em desapontamento... Por isso, é vital que nós nos empenhemos em adquirir um consenso mais amplo sobre os princípios de funcionamento que irão moldar um novo modelo para nossa sociedade”, escrevem os bahá’ís do Egito.

Esta é uma tarefa meticulosa. Não será uma realização insignificante formar, a partir de concepções divergentes, uma série coerente de princípios com poder criativo para unificar nossa população.”

Tais princípios incluem: a igualdade entre homens e mulheres, a educação universal – oferecendo os melhores meios para salvaguardar a liberdade que as pessoas conquistaram; e a promoção de um novo espírito que combine o respeito pela pesquisa científica e os valores da religião como o melhor caminho para o progresso material.

Uma “sociedade madura demonstra uma característica acima de todas as outras: o reconhecimento da unicidade da humanidade”, afirma a carta. “É auspicioso, portanto, que as mais duradouras lembranças dos meses recentes não é de divisão religiosa ou conflito étnico, mas das diferenças sendo deixadas de lado em favor de uma causa comum.”


Uma “conversação nacional”

Começando a “conversação nacional”, solicitada pela carta, leitores online têm compartilhado seus comentários em sites. Aqui está uma amostra de algumas observações:

Construir um novo caminho, seguindo as diretrizes delineadas nesta vigorosa carta... não somente beneficiaria toda a população do Egito, mas também inspiraria todos os países do mundo. Suplicamos que Alá guie aqueles que tomam decisões para avaliarem cuidadosamente estes princípios zelosamente propostos pelos bahá’ís.”

A escolha que temos é adotar [estes princípios] e fazer a transição relativamente sem dor, ou rejeitá-los, tornando tudo infinitamente mais difícil.

Estou muito esperançoso que os líderes políticos e formadores de opinião do Egito levem em consideração esta poderosa prescrição. Eles não têm muita escolha quando se trata da ordem social, harmonia e respeito aos direitos das minorias...”

"Esta surpreendente declaração...é tanto sublime quanto prática. Que todos os egípcios sejam solicitados a ler e discuti-la minuciosamente antes de tomar qualquer decisão sobre o futuro de seu glorioso país.


Momento decisivo

A carta aberta é a primeira oportunidade que os bahá’ís do Egito – que têm enfrentado repressão por mais de 50 anos – tiveram para se comunicar diretamente com seus compatriotas.

Esta é uma chance pela qual temos ansiado”, escrevem os bahá’ís, regozijando-se que “num momento tão crítico da história do nosso país, somos capazes de dar uma humilde contribuição às conversações que ora começaram acerca de seu futuro e para compartilhar algumas perspectivas obtidas da nossa experiência, e dos bahá’ís ao redor do mundo, quanto aos prerrequisitos para caminhar em direção a uma prosperidade material e espiritual duradoura.”

Um decreto presidencial, emitido em 1960, e posteriormente reforçado pelos governos subsequentes, dissolveu as instituições administrativas bahá’ís e proibiu atividades organizadas. Seguiram-se detenções, investigações, fiscalizações policiais, buscas em casas e destruição de literatura bahá’í. Ademais, como os bahá’ís não podiam casar legalmente, não tinham qualquer recurso diante das cortes quanto a reconhecimentos familiares, pensões, herança, divórcio, meios de subsistência e guarda de filhos.

Nos últimos anos, os bahá’ís do Egito sofreram discriminação pelas leis nacionais, que nos documentos governamentais exigiam referência à religião do indivíduo – a qual limitou-se também a uma das três religiões oficiais. Após uma prolongada campanha na qual numerosos defensores de direitos humanos e pessoas de boa vontade apoiaram a comunidade Bahá’í, os tribunais decidiram a seu favor, uma decisão amplamente vista como uma vitória para a liberdade de pensamento e consciência.

A despeito desses e outros exemplos de opressão, os bahá’ís do Egito mantiveram sua perspectiva positiva e – como um princípio fundamental de sua fé – continuaram a empenhar sua energia à melhora de sua sociedade.

Tenho a esperança de que todos os esforços sejam combinados em prol de um Egito melhor para todos nós e não para o interesse de um grupo de pessoas às custas dos demais” observou um leitor online da carta aberta.


Para ter acesso ao texto da carta (em inglês), acesse http://www.bahai-egypt.org/2011/04/open-letter-to-people-of-egypt.html
.



Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisa por marcadores

Convenção Nacional  eleições Burundi Ridván Espanha  bahá'ís (1) 'Abdu'l-Bahá (8) ‘Abdu’l-Bahá (1) 10 bahá'ís presos (1) 12June (3) 2013 (2) 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (6) 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (2) 5ª edição da Caminhada Religiosa pela Liberdade Religiosa (1) 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (1) A Paz como Caminho (1) A Revelação de Bahá'u'lláh (3) Abdias Nascimento (2) Abraão (1) Academia Gurupiense de Letras (1) Acampamento de Verão (1) ação social (9) ação urgente (1) ADCAM (2) Adib Taherzadeh (1) Adib Taherzdeh (1) adolescentes (1) Adriana Trombim Geronimo (1) AEL Jardim Colorado (1) AEL SP (2) Africa do Sul (1) Afro XXI (1) afrodescendentes (1) agentes de transformação (5) Ahmadinejad (11) ajuda humanitária (1) Alagoas (2) aldir soriano (2) Aleksander Hernrik (1) Alexandre Beust (1) Alistair Burt (1) Alteza Real Duque de Edimburgo (1) América do Sul (1) américa latina (3) Americana (1) amnesty international (2) Anápolis (3) Andréa Santini Henriques (1) Anistia Internacional (3) aniversário de Bahá'u’lláh (1) Aniversário do Báb (3) ano novo (1) ano novo bahá'í (2) apoio internacional (2) apostasia (2) Aracaju (2) arco (2) arquitetura (1) arte (2) Arthur Lyon Dahl (1) artigo (8) As Palavras Ocultas (1) Ascensão (1) Ashura (4) Assembleia de Deus (1) Assembleia Espiritual Nacional (3) Assembleia Espiritual Nacional do Brasil (2) assembleia legislativa (1) Assembleia Legislativa do Estado (1) Assessoria de Comunicação (1) ATD Quarto Mundo (2) atividades centrais (6) ato de serviço (2) audiência pública (1) aulas de educação (1) aulas de educação espiritual para crianças (8) australia (1) Ayyám-i-Há (2) Báb (10) Badí (1) Baha'í (2) bahá'í (6) bahá'ís (61) bahá'ís presos (3) Bahá'u'lláh (13) Bahá'u’lláh (1) bahai (10) bahai RS (1) bahai SP (1) bahais (7) baháís (2) Bahia (1) Ban Ki-moon (2) bangkok (2) Bani Dugal (4) barcelona (1) Bauru (1) bbahá'ís (1) Behrokh Akhavan (1) Belarmino Lins (1) belo horizonte (4) benignidade (1) BIC (6) BIHE (3) bispo da Diocese de Acerra (1) blog (1) BPW (1) Brahma Kumaris (2) brasil (45) Brasília (12) Brasl (1) Brazil (1) Brendan McNamara (1) brinquedos ecológicos (1) Buda (1) budistas (1) BWNS (6) calendário (3) calendário maya (1) call for action (1) camara (3) câmara dos deputados (7) caminhada (4) caminhada da paz (2) caminho de serviço (2) Campanha Can You Solve This (1) Campanha Ficha Limpa (12) campanha Quem Financia Baixaria é Contra a Cidadania (1) Campinas (2) candomblecistas (1) Canoas (6) capacitação (2) Carlos José Limongi Sterse (1) Carlos Roberto Osório (1) carta aberta (4) Casa de Adoração Bahá’í (7) Casa Universal de Justiça (7) casamento bahá'í (1) Casas de Adoração Bahá'í (1) Catherine Ashton (1) católicos (1) CBDHPE (1) CCI (1) CCIR (9) CDHM (10) CDHMP (2) CEBRAPAZ (1) celebração (7) Celso Amorim (1) cemiterio (1) centenário (1) Centro Mundial Bahá'í (3) Centro Oeste (1) Charlotte Bunch (1) Chico Alencar (4) Chile (6) ciganos (1) Cinco anos - Basta (2) circo Dralion (1) círculos de estudo (5) cnn (1) código penal iraniano (2) Colégio Marista (1) coletiva de imprensa (1) Comissão da Organização das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher (1) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (9) comissão de direitos humanos (3) Comissão sobre o Status da Mulher (1) Comitê Brasileiro de DH e Política Externa (1) Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (1) Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (1) Comunidade Bahá'í do Brasil (56) Comunidade Baháí do Brasil (4) comunidade internacional bahá'í (22) Comunidade Luterana de Brasília (1) Conectas (2) CONER/DF (1) Conexão Repórter (1) conferência (13) Conferência de Ajudantes do Corpo Auxiliar (1) Conferência de Unidade (1) Conferência de Unidade do Sudeste (1) Conferência Indígena do Panamá (1) Conferência Mundial da Paz e Sustentabilidade (1) conferências de juventude (17) congresso nacional (12) CONIC (2) Consciência Negra (2) Conselho de Direitos Humanos da ONU (5) Conselho de Segurança da ONU (1) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (1) consulta bahá'í (2) Consumo (1) Convenção Nacional (3) Convenções Regionais (1) conversas significativas (1) convite (2) Coordenação Bahá'í de Internet do Brasil (1) Copacabana (6) copenhage (1) Coral da Arquidiocese (1) Cordilheira dos Andes (1) Corpo Auxiliar (2) Corpo Continental de Conselheiros (5) corrupção (1) corrupção eleitoral (5) corte (1) cotas (1) CRDHDR (2) CREDN (1) Credos e Crenças (9) crianças (9) cristãos (2) cristianismo (4) cristóvam buarque (1) Cruzada pela Dignidade (1) Cultura de Paz (2) Cultura e Fé (1) Cúpula dos Povos (16) Curitiba (3) Dalai Lama (1) Daniel Tavares (1) Daniella Hiche (12) DAW (1) debate (1) declaração (3) Declaração Nostra Aetate (1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1) Deise Benedito (1) demonstration (1) Deputada Manuela Dávila (1) desafios (1) desastres naturais (2) desenvolvimento social (6) Desenvolvimento Sustenável (3) desenvolvimento sustentável (15) desigualdade racial (1) Desk Nacional de Peregrinação (3) destruição (1) DHNet (1) Dia da Consciência Negra (1) Dia de Ação Global pela sustentabilidade (1) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional da Paz (1) Dia Internacional das Mulheres (1) Dia Internacional dos Direitos Humanos (2) Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial (1) Dia Mundial das RelIgiões (2) Dia Mundial do Meio Ambiente (1) Dia Mundial dos Povos Indígenas (1) Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (3) dia sagrado (4) diálogo inter-religioso (7) diálogos contra o racismo (1) Diane Ala'i (8) Diane Ala’i (2) Diário da Manhã (1) Dilma Roussef (3) diplomacia (1) Direitos Humanos (87) Direitos Humanos e Cidadania: Desafios à Prática Social (1) discriminação racial (8) discurso (1) diversidade religiosa (6) documentário (4) documentos de identificação (2) Dom Ricardo Lindemann (1) Dr. Rosinha (1) Dra. Emilia Rabbani (1) Dulce Magalhães (2) Durban (4) EBC (1) eca (1) Eco-92 (2) economia verde (1) Ecumenismo (2) Editora Bahá'í (2) editorial (1) eduardo azeredo (1) Eduardo Paes (1) Eduardo Santos (1) educação (4) educação espiritual (6) Edvaldo Andrade; Partícula de Deus; Física (1) EFTA (1) egito (6) eleições (5) eleições bahá'ís (2) Eliane Catanhêde (2) emana Mundial da Harmonia entre as Religiões (1) Embaixada de Israel (2) Embaixada do Canadá (1) Enayatollah Vahdat (1) Enchentes (2) encontro (1) Encontro Bahá'í de Homens (2) Encontro Bahá'í de Jovens em Petrópolis (1) Encontro da Nova Consciência (1) Encontro Regional da Juventude (1) Ensinando Aulas para Crianças (1) Ensino Religioso (1) Entre Dois Mundos (1) entrevista (3) equinócio (1) Ervin Laszlo (1) Escola das Nações (3) Escola de Primavera do Sudeste (2) Escola de Verão (1) Escola Olavo Novaes (1) Espírito Santo (1) espiritual para crianças (1) Estadão (2) Estados Unidos (1) estágio (1) Estatuto da Criança e do Adolescente (1) estudantes (1) Ética e Combate à Corrupção (1) EUA (2) evangélicos (1) evento (2) Evin (3) Excelência em todas as coisas (1) exposição (2) facebook (1) Faculdade Tahirih (1) família (4) famosos (1) Fé Bahá'í (52) Federeação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (1) FENDH (1) Ferial Sami (1) Fernando Neme (1) Festival Craques da Paz (1) Festival das Luzes (1) FIDH (2) fim do mundo (1) Flavio Azm Rassekh (5) florianopolis (1) FOAFRO (1) folha de londrina (1) Folha de São Paulo (4) Fórum Internacional de Meio Ambiente (1) Frank R. Wolf (1) frente parlamentar (1) Frente pela Liberdade no Iran (3) Gabriel Marques (3) Gajop (1) GEAR (2) Genebra (1) genero (4) gênero (1) geraldo mesquita (3) Geraldo Thadeu (1) GGCA (2) Global Media Monitoring Project (1) GloboNews (1) GNRC (4) Goiânia (5) Goiás (1) gotas de fé (1) Governador-Geral do Canadá (1) Goyazes (1) Grupo de Diálogo Inter-Religioso (1) Grupo de Trabalho da Paz (1) Grupo OBA (1) Guardião (1) Gurupi (3) Haifa (1) Haiti (1) hijab (2) Hillel (2) holocausto (3) homenagem (2) Human Rights Watch (2) hunduístas (1) Igreja da Família (1) igualdade de gênero (2) igualdade racial (5) II Encontro de Jovens do Sudeste (2) India (1) indian express (1) indígenas (4) inscrições (1) Instituto Aura Mater (1) Instituto Bahá'í para Educação Superior (1) Instituto Cairo para Estudos em Direitos Humanos (1) Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (1) Instituto para Estudos em Prosperidade Global (1) Instituto Pró-Livro (1) Instituto Ruhí (10) INSTRAW (1) internacional (27) International Campaign for Human Rights in Iran (2) Interprogramas (1) intolerância religiosa (40) irã (129) Iradj (7) Iradj Eghrari (14) Iran Human Rights (1) Iriny Lopes (1) Irlanda (1) Irrestritos como o Vento (1) islamismo (2) Israel (7) Israel e a Fé Bahá'í (2) itália (1) Itarmaraty (2) Ivanir dos Santos (3) jainistas (1) Jamshid Arjomandi (1) Janet Ruhe-Schoen (1) Janete Rocha Pietá (1) Jardim do Ridván (1) JB (1) jejum (3) Jesus Cristo (1) João Pessoa (1) Jonny Carlos (1) jornal (1) jornalismo (1) jovens (15) judaísmo (3) judeus (4) julgamento (25) Juliet Thompson (1) justiça (14) juventude (13) kardecistas (1) Kari-Oca (1) Kariri-Xocó (1) Keyvan Nikobin (1) Krishna (1) laranjeira do Báb (1) Laudemar Aguiar (1) Legião da Boa Vontade (1) legislação (9) leitura (1) Léo Soares (1) Leonora Armstrong (1) liberdade religiosa (21) liderança religiosa (1) lideranças presas (45) Língua Portuguesa (1) literatura (4) Literatura Bahá’í (2) Livro 3 (1) Livro 7 (1) local (2) Lua Getzinger (1) Luiz Campos (1) Luiz Castro (1) Luiz Couto (5) Lula (18) m Amor que Não Espera (1) Maceió (4) Mãe Liliana D´Oxum (1) Mahmood Amiry-MoghaddamAnia Cavalcante (1) mahmoud ahmadinejad (5) Maja Daruwala (1) Manaus (1) manifestação (2) Maomé (2) marcha pela paz mundial (1) marcha pela paz mundial e não violência (1) Marco Aurelio Garcia (1) Maria de Nazaré Farani (1) Martha Root (1) martírio (2) Mary Aune (11) Mary McAleese (1) May Akale (1) MCCE (11) meio ambiente (5) Membros do Corpo Auxiliar (1) Mercosul (2) Mestre Aramati (1) mídia (3) Ministro Paulo Vannuchi (2) minorias (3) Mobina Jaffer (1) Mohsen Shaterzadeh (2) Moisés (1) Monica Waldvogel (1) Monsenhor Salvatore Giovanni Rinaldi (1) Monte Carmelo (1) Monumento à Paz Mundial (2) Monumento da Paz (1) Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (5) Movimento de Mulheres Negras/DF (1) Movimento Diálogo Inter Religioso contra a Intolerância Religiosa Pela Paz (1) MRE (5) muçulmanos (4) mudanças climaticas (6) Muhammad (1) mulheres (8) mundo (2) Na’aamat Pioneiras São Paulo (1) Nações Unidas (7) Nahid Shams (1) não-envolvimento em política partidária (2) natal bahá'í (1) Naw-Rúz (5) Neda Najmi (1) Nelson Mandela (1) nota pública (1) Núr (1) O Convênio de Bahá’u’lláh (2) OAB (1) Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1) OEA (1) OICD (1) Olphir Cavalcante (1) onferência Mundial de Direitos Humanos (1) Onno Vinkhuyzen (1) ONU (43) ONU Mulheres (3) oração (7) Ordem Administrativa (5) Ordem Rosa Cruz (1) Oriente Médio (2) OSAGI (1) palestra (3) parlamento das religiões mundiais (1) Parlasul (1) Parque Ibirapuera (1) participação nos discursos da sociedade (4) Participando dos Discursos Prevalecentes da Sociedade (1) Paulo Delgado (2) Paulo Paim (1) Paulo Vannuchi (1) paz (4) paz mundial (5) Peace Globalnet (2) Pedro Wilson (3) Pejman Samoori (3) pena de morte (3) peregrinação (3) Perly Cipriano (1) Pernambuco (1) perseguição (19) perseguição religiosa (2) Pérsia (1) Peter Adriance (3) PIDCP (1) pioneirismo bahá'í (4) PNDH III (1) PNDH-3 (1) política (1) politica externa (2) política externa (1) Porto Alegre (1) Porto Feliz (1) pré-jovens (6) Prefeitura de Goiânia (1) Prêmio Baluarte (1) Presidência da República (1) princípios (1) prisão (1) prisões (1) proclamação (1) programa (1) Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens (12) PROINFO (1) Projeto de Lei (1) promotor geral (1) pronunciamento (2) propaganda (1) protagonismo (1) r (1) raça (4) racial (5) racismo (8) Rainha Elizabeth II (1) reciclagem (1) Rede Afrobrasileira Sociocultural (1) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (1) Rede Globo (1) Regra de Ouro (1) Reino Unido (1) relações internacionais (2) relatório (1) religião (30) Religião de Deus (1) religião de matriz africana (2) religious freedom (1) requerimento (1) resolução (3) responsabilidade coletiva (2) RETS (1) reunião de reflexão (1) reunião devocional (4) revelação progressiva (2) Ricardo Rubim (1) Ridván (4) rio de janeiro (29) Rio+20 (20) RN (1) Roberto Cabrini (1) Roberto Monte (1) Roxana Saberi (3) Said Akhavan (1) Salvador (5) Sam Cyrous (2) Santa Catarina (1) santuário (3) São Paulo (14) São Sebastião (2) Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (2) SEDH (2) Semana da Paz em Goiânia (1) seminário caminhos para liberdade religiosa pelo dia nacional de combate à intolerância religiosa (1) Seminário de Mídia (1) seminário do Instituto (1) Seminários ISGP (5) senado (8) Senado Federal (1) Senado. relações exteriores (1) senador (1) senadora fatima cleide (1) Seppir (1) Sergio Serber (1) serviço à humanidade (4) Shiraz (2) Shiráz (1) Shirin Ebadi (10) Shoghi Effendi (3) sikhs (1) Simpósio Nacional da Paz (1) Siron Franco (3) sistema de cotas (2) Site (1) sociedade (3) solidariedade (5) Soltani (2) Soltaniéh (2) Sônia Shafa (1) Stephen Harper (1) Superior Tribunal Federal (1) Supremo Tribunal Federal (1) Susanne Tamas (1) Sustentabilidade e Desenvolvimento (1) Tahereh (1) Tahirih (2) Tahirih Naylor (2) tecnologia nuclear (1) televisão (1) Templo (8) Terra Santa (4) terreiro (1) Titanic (1) Tocantins (2) tribunal (1) twitter (1) UE (1) UFSC (1) UMAPAZ (1) umbanda (2) umbandistas (2) UMEF Ricardina Stamato da Fonseca (1) UnB (1) UNEGRO/DF (1) Unesco (1) União Européia (4) unicidade de Deus (2) unidade da humanidade (6) unidade racial (1) UNIFEM (1) Unipaz (1) United4Iran (5) universidade (3) Universidade de Pernambuco (1) universitários (1) Univesidade de Oslo (1) UNODC (1) UPF (2) UPR (3) urânio (1) URI (3) USP (1) valor economico (1) véu (1) VI Conferência da Paz (1) viagens (3) video (2) viena (1) Vigília de Oração (2) Vila Velha (1) violência (1) violência contra as mulheres (3) Você Pode Resolver Isso (1) Você Pode Resolver Isso? (1) Washington Araújo (4) WICCA (1) wiccanos (1) Wilmette (1) Yarán (18) Zacarias Martins (1) zoroastrianos (1)