Atividades com princípios de Bahá'u'lláh foram apresentadas no evento com foco nos direitos da Criança e do Adolescente
Com participação no “I Simpósio do Núcleo UPE do Observatório Nacional da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, a Comunidade Bahá'í de Recife apresentou no dia 7 de outubro o trabalho intitulado “Programa de educação moral e espiritual de crianças, pré-jovens e capacitação de adultos baseados nos livros do Instituto Ruhí¹”, em que os princípios bahá'ís utilizados nas aulas espirituais para crianças² e grupos de pré-jovens³, bem como nos círculos de estudo para adultos, foram apresentados como parte das atividades socioeconômicas realizadas pela comunidade bahá'í.
O evento da Universidade de Pernambuco (UPE) aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro, e contou com a participação de Dra. Emilia Rabbani, membro da comunidade bahá'í local e do corpo acadêmico da UPE, que colaborou para a preparação do material a ser apresentado. A ação na Universidade já foi discutida nas reuniões do Comitê de Ensino de Área e Coordenação de Instituto, e tinha sido uma das metas para este ciclo. “O convite veio como surpresa para nós e um sinal para mim de que deveríamos realmente começar a investir neste grupo de interesse”, afirmou Emília.
O Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida para reunir e acompanhar informações e indicadores sobre as políticas públicas focadas na redução da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Junto com as universidades estaduais de 12 estados, trabalharão para organizar e realizar um conjunto de atividades de mobilização local nas instituições de ensino e comunidades. Para isso, serão realizados simpósios nas universidades para estruturação de Comunidades de Prática entre pesquisadores, alunos e comunidades, com caráter interdisciplinar, para potencializar o alcance territorial, temático e social próprios do Observatório.
1 O Instituto Ruhí desenvolveu, ao longo dos anos, uma sequência de livros de aprofundamento espiritual, que são utilizados nos círculos de estudo promovidos pela comunidade bahá'í em todo o mundo. Os materiais focam no reconhecimento da essência espiritual do ser humano e estimulam os participantes dos círculos de estudo a colocarem seus talentos e capacidades a serviço da humanidade.
2 As aulas espirituais para crianças buscam atender às aspirações das crianças do mundo e sua necessidade de educação espiritual. São centros de atração para esta geração, ajudando a desenvolver suas faculdades espirituais e a estabelecer os alicerces de um caráter nobre e correto.
3 As atividades com os grupos de pré-jovens os ajudam a canalizar suas energias para atividades de serviço. Além disto, são realizadas visitas aos lares de vizinhos e amigos, durante as quais os laços de amizade e o sentido de comunidade são fortalecidos.
4 Círculos de estudo são reuniões ao mesmo tempo sérias e arrebatadoras, realizadas em pequenos grupos, em que os participantes estudam sistematicamente a Palavra Criativa e aprendem a desenvolver sua capacidade de servir a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário