A Anistia Internacional lançou uma campanha para o Naw-Rúz (o ano novo no Irã e países do Oriente Médio e Ásia Central) solicitando às pessoas que enviem cartões de felicitações pelo ano novo a sete presos no Irã, entre estes, um grupo: as sete lideranças bahá'ís. As celebrações tradicionais de Naw-Rúz incluem a preparação de sete pratos que começam com a letra “s” e representam a primavera, que são dispostos à mesa para trazer sorte no novo ano que se inicia. Em consideração a esta tradição, a Anistia selecionou sete casos, todos eles presos de consciência, identificados como em situação de risco e portanto, alvo de uma campanha intensa. Muitos dos presos foram sentenciados a longos períodos de prisão por ativismo pacífico e estão com a saúde fraca.
A Anistia Internacional informa que as mensagens devem ser redigidas em inglês ou persa e pede para não mencioná-la. Pede também para não especificar o caso dos destinatários e não mencionar a situação política, direitos humanos ou a relação entre os Estados Unidos e o Irã. A sugestão é enviar cartões com fotos de paisagens, flores da primavera ou do gênero com uma mensagem de esperança e renovação, mantendo o espírito do ano novo.
Para saber mais a respeito e o endereço para envio de mensagens de Naw-Rúz, acesse o site da Anistia Internacional http://www.amnestyusa.org/all-countries/iran/nowruz-action/page.do?id=1221020 (em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário