No dia 3 de setembro, o Deputado Federal Luiz Couto proferiu um pronunciamento denunciando a situação dos 53 jovens bahá'ís que estão cumprindo pena em Shiraz/ Irã desde 2006, por terem se envolvido em atividades educacionais voluntárias para crianças carentes da religião.
"A recusa das autoridades iranianas em pôr um fim imediato ao cruel tratamento desses jovens desafia a razão. Será que programas educacionais para as crianças, os mesmos programas que jovens bahá'ís brasileiros oferecem no Brasil, representam um perigo para a sociedade?”, questionou Couto. Ele lembrou ainda a situação das sete lideranças bahá'ís que permanecem presas em Teerã, aguardando julgamento, e fez indagações sobre qual será a postura do governo brasileiro no tocante às violações de direitos humanos no Irã nos futuros acordos de cooperação a serem estabelecidos entre ambos países.
Em 7 de outubro, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento 328/09, do Deputado Dr. Rosinha (PR).
O Requerimento solicita a realização de uma audiência pública para "debater a perseguição a integrantes da Comunidade Bahá'í no Irã". O Deputado lembrou a responsabilidade do governo e da sociedade civil brasileira em “adquirirem uma compreensão apurada da realidade do Irã e analisarem as implicações das relações bilaterais entre os dois países em termos de seus impactos nos direitos humanos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário