Milhares de pessoas se reuniram no último domingo, dia 20 de setembro, na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, em uma caminhada contra a intolerância e pela liberdade religiosa, que é uma demonstração anual de integração e reuniu seguidores de diferentes credos.
Seguidores de religiões de origem africana, como o candomblé e a umbanda, católicos, bahá'ís, evangélicos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas se juntaram na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que também contou com a participação de muitos ciganos, índios e seguidores do movimento Hare Krishna.
A mobilização percorreu a orla da praia de Copacabana ao som de tambores e cânticos africanos que deram um toque festivo à marcha. Capoeiristas também participaram do ato, junto com representantes de outros movimentos vindos da Bahia com o trios elétricos, como os Filhos de Gandhi e Oludum. Segundo a imprensa, delegações de países como Angola, Argentina, Congo, Nigéria, Paraguai e Uruguai também estiveram presentes na manifestação.
A caminhada foi convocada pelo Fórum e Comitê Intereligioso do Rio para defender a paz contra a intolerância religiosa, e em repúdio a demonstrações sofridas recentemente por praticantes de crenças como a umbanda e candomblé. Além disso, algumas organizações muçulmanas denunciaram o tratamento discriminatório que, segundo afirmam, sofrem em locais como postos de controle dos aeroportos, e os bahá'ís denunciaram a perseguição em países muçulmanos como o Irã. Na manifestação, o Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, estava presente e disse a um bahá'í que esta era ''uma manifestaçãoo que ia além de um movimento político'', era ''um ato de fé uiversal. Estamos criando o Programa Nacional de Proteção e Promoção das Religiões de Matriz Africana em nosso país'', disse o ministro.
A Imprensa de todo o Brasil e de diversos países noticiou no domingo este ato de liberdade e luta por direitos, em um país onde a população de origem negra é maioria. Pessoas de centenas de comunidades participaram deste evento maravilhoso que, segundo a imprensa, reuniu mais de 50 mil pessoas.
Os bahá'ís do Rio de Janeiro com a camiseta ''Eu tenho Fé Bahá'í'', participaram ativamente distribuindo flyers e levando uma grande e bonita faixa para a rua, com a frase de Bahá'u'lláh: ''A Paz não somente é possível, mas inevitável''. Muitas pessoas perguntavam o que é a Fé Bahá'í. Nos flyers, era informado os horários das atividades na sede de Copacabana e o endereço do site nacional da Fé Bahá'í (www.bahai.org.br).
No início da caminhada, várias pessoas de diferentes religiões estavam segurando a faixa bahá'í, o que atraiu a atenção de muitas pessoas e também da mídia.
Esta foi uma experiência de convívio, amor e muita fé. A faixa bahá'í foi divulgada em todo o Brasil pelo jornal O Globo e no Globo Online.
Informou Sergio Bonato, Rio de Janeiro.
Assista também a vídeos do evento clicando nos links abaixo:
(http://www.youtube.com/watch?
(http://www.youtube.com/watch?
(http://www.youtube.com/watch?
Nenhum comentário:
Postar um comentário