A história do martírio de Mona Mahmudnizhad, a jovem corajosa professora Bahá’í que foi martirizada em 1983 com outras dez mulheres na cidade iraniana de Shiraz, vai ser contada num filme intitulado “O sonho de Mona,” e tem apoio financeiro de US$10 milhões de dólares do ator Mel Gibson, através de uma co-produção da sua empresa Mel Gibson's Icon Productions film company, com Jack Lenz Movie; um projeto que entrou em pré-produção no mês de maio deste ano.
Mel Gibson e os outros produtores do filme "A Paixão do Cristo" se encontraram com Jack Lenz em Los Angeles. Eles queriam saber como agradecer a Jack pelo duro trabalho que ele havia dado ao projeto daquele filme e de como poderiam devolver aquele favor. Ele respondeu que sempre tinha sido um sonho seu fazer um filme sobre o verdadeiro martirio de Mona; uma jovem Bahá'í iraniana de 17 anos de idade.
O relatório da Anistia Internacional confirma que a situação dos direitos humanos no Irã progrediu muito pouco, apesar de uma revolução que prometeu ao mundo tanto a liberdade de expressão como a democracia - e que até foi motivo de elogios - mas se transformou num reino de terror que já dura mais de 30 anos. É neste contexto que a verdadeira história de Mona vai ser contada.
Mais informações: Site Oficial do Filme
-- Atores:
Mona (Keisha Castle-Hughes - FOTO)
Mãe de Mona (Shohreh Aghdashloo - FOTO)
Tahirih (Nazanin Afshin-Jam - FOTO)
Khalid - Interrogador (Cas Anvar - FOTO)
Um comentário:
Isso então já é oficial?
Pq só nós bahá'ís é que temos notícias do filme... sites como o imdb (e outros) que já têm filmes anunciados para 2012 (ou qualquer outra data), sejam estes conhecidos ou desconhecidos do grande público, não fazem qualquer referência ao filme...
Postar um comentário